sexta-feira, 1 de maio de 2009

TV feita em Casa


Como o próprio site diz "Just in"
tudo em "Tempo Real"
É uma rede de diversos canais, que exibem imagens de lifecasting e diversos vídeos, inclusive programas de televisão ao vivo, foi criada pelo americano Justin Kan e lançada em março de 2007. Com o slogan "perca tempo vendo outra pessoa perder tempo", o site Justin.TV divulga ao vivo, durante 24 horas do dia, as peripécias de um jovem de 23 anos em um experimento que para alguns é o futuro da televisão pela internet e, para outros, pura bobagem. Nada fica escondido nem mesmo as atividades no banheiro ou na cama, na vida de Justin Kan, um jovem de San Francisco,Califórnia.

A rede era divulgada inicialmente nos Estados Unidos e se expandiu para diversos países, como Brasil, Holanda, Reino Unido entre outros, como o portal possibilita que as pessoas transmitam em tempo real as imagens. No site já foram registradas diversas ocorrências de trotes ao serviço público e casos de grande polêmica, como o adolescente americano que cometeu suicídio ao vivo através do site. O sistema também pode ser personalizado com cores e motivos de quem criou sua conta, colocando inclusive um topo personalizado com imagens, gif, etc, deixando o visual muito parecido com um blog. Para a TV paga é realmente um caos pois basta ter um assinante esperto para retransmitir o conteúdo pela internet a centenas de milhares de pessoas que não têm condições para assinar os pay-per-view e porque também tem assinantes que estão cancelando os serviços e correndo para frente do computador. E ate para a TV aberta isto impacta em tudo, sabe aquelas jogadas comerciais dos campeonatos em não transmitir para as cidades onde é o jogo? Acabou. Sabe aquela parte mais “picante” de um talk show que você só pode ver se pagar? Já era. Aquele jornal regional que você não poderia assistir? Agora pode! Não se pode controlar mais nada, pois a qualquer momento o conteúdo vaza para o Justin tv. Igualmente, as TVs têm o chamado de direito “exclusivo de reprodução”, por radiodifusão. Eis que na transmissão via IP, a TV não tem como apurar sua audiência e com isso terá impacto financeiro em decorrência de uma utilização indevida de seu conteúdo (haverá diminuição no número de aparelhos ligados). Além disso, a transmissão de conteúdos de TVs “ao vivo” na internet, embora polêmico, já é considerando execução pública pelo ECAD, sendo que sem prévia e expressa autorização do autor ou titular, não poderão ser utilizadas obras teatrais, composições musicais ou lítero-musicais e fonogramas, em representações e execuções públicas.
Também, segundo o velho Código Brasileiro de Telecomunicações, Lei 4117/62, que define radiodifusão como serviço destinado a ser recebido direta e livremente pelo público em geral, compreendendo radiodifusão sonora e televisão, a interceptação de sinais “fechados” seria crime. Vejamos: Art. 56. Pratica crime de violação de telecomunicação quem, transgredindo lei ou regulamento, exiba autógrafo ou qualquer documento do arquivo, divulgue ou comunique, informe ou capte, transmita a outrem ou utilize o conteúdo, resumo, significado, interpretação, indicação ou efeito de qualquer comunicação dirigida a terceiro. Assim, a questão do Justin.tv ainda continua afetando ao Direito Autoral e ao crime previsto no artigo 184 do Código Penal, a violação do direito do autor: Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos:Pena - detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. Se a violação consistir no oferecimento ao público, mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda, com intuito de lucro, direto ou indireto, sem autorização expressa, conforme o caso, do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor de fonograma, ou de quem os represente: Pena - reclusão, de 2 dois a 4 quatro anos, e multa.
Deixando de lado as leis que são infringidas, o Justin TV se tornou um fenômeno, onde qualquer pessoa de graça pode fazer seu canal, com a programação que lhe convém, transmitindo em tempo real o que der na telha. Trazendo variedades para todos os gostos e todas as nacionalidades.

Site Justin TV: www.justin.tv
Canais do Justin TV
Postado por Amanda Araújo

Um comentário:

  1. Alguns meses atrás exatamente no feriado de carnaval a rede globo transmitiria a premiação do Oscar mas por causa dos desfiles das escolas de samba, a emissora decidiu por não transmitir a premiação e sim os desfiles. Como a emissora é a unica autorizada a exibir o Oscar, pessoas como eu que assistem a premiação todos os anos pela TV aberta e não possuem a opção da TV por assinatura, se viram em um dilema: “e agora como é que eu vou assistir isso? “ sem pensar muito sentei no computador e pela internet começei a ver os flash dos premiados pelo G1, ai então eu lembrei do justin TV (e salvei meu Domingo), havia mais de 20 canais transmitindo a premiação entre eles canais em portugues, como o canal Multishow afiliado da rede globo, alguns canais estavam até em HD.
    Um fator intereçante no justin TV, é você pode fazer sua programação, tendo uma variedade de canais, canais de todos os lugares do mundo, tudo isso de graça...

    ResponderExcluir