sexta-feira, 22 de maio de 2009

A TV invadiu a realidade





HDTV - A tecnologia

A televisão de alta definição, ou HDTV (High Definition Television) é um sistema de transmissão digital baseado em resoluções superiores, e por ser digital, proporciona um ganho enorme na qualidade de imagem e som.

Canais do sistema digital HD podem ser assistidos nos aparelhos de TV convencionais com a ajuda de um equipamento conversor de sinais, porém a imagem fica limitada à resolução padrão da TV, que é de 480 linhas.

Os aparelhos HDTV, já disponíveis no mercado, permitem uma imagem formada a partir de mais linhas em sua composição, o que gera ganhos imensos em detalhes e nitidez mesmo nos aparelhos com telas gigantes.

Por que esse padrão é tão superior ao que existe hoje?

Uma das principais vantagens desse padrão é a interatividade. Apenas com o controle remoto, os usuários têm a oportunidade de participar de enquetes, acessar a programação dos canais, consultar informações adicionais sobre cada programa, sinopses de filmes, escalação dos times de futebol, além de participar de jogos ou mesmo efetuar compras.

Outro diferencial é a mobilidade de sinal. Com isso, televisores usados em veículos, desde que estejam preparados, poderão receber o sinal digital. Em relação à portabilidade, há a opção de transmissão digital para dispositivos pessoais, como o aparelho de telefone celular.

As emissoras de televisão também passaram por mudanças, adotando a multiprogramação, recurso que admite a transmissão de mais de um programa simultaneamente. Essa opção existe porque no modelo analógico as redes de TV usam toda a frequência de 6 MHz para transmitir sua programação. Com o sinal digital comprimido em bits, sobra espaço para enviar mais dados. Provavelmente esse espaço será ocupado por tráfego de dados ligados à interatividade, deixando a multiprogramação em segundo plano, como forma das próprias emissoras evitarem gastos com produção.

Emissoras, operadoras de TV por assinatura, produtoras e telespectadores terão que passar por algumas modificações para se adaptarem a essa nova realidade. Isso significa investimentos em aparelhos, câmeras, cenários, antenas, iluminação e softwares.

Som

A qualidade do som é infinitamente maior com o advento da televisão digital em alta definição. Isso porque usa sistemas de som que podem ser o AAC ou Dolby AC3. Como é distribuído por 5 canais, o telespectador tem a impressão de estar em uma sala de cinema. Na TV analógica o som é estéreo e transmitido por apenas dois canais.

Imagem


A TV convencional tem definição de 780 x 480 pontos. Já a TV digital de alta definição tem até 1920 x 1080 pontos.

Hoje em dia, os televisores convencionais possuem um formato de tela retangular de 4:3 e não estão livres de perda de imagem nas laterais na exibição de filmes de cinema. O formato de tela nos modelos digitais é de 16:9 (widescreen), exatamente como no cinema, com toda a riqueza de imagens.

Da mesma forma que sistemas analógicos sofrem com fenômenos de propagação, interferências, ruídos etc, os sistemas digitais também estão sujeitos aos mesmos efeitos. A diferença está na maneira como o espectador percebe estes fenômenos em seu vídeo.

Em sistemas de TV digital, o efeito dos problemas relacionados ao transporte (equalização, reflexões, etc.) se manifesta em forma de uma taxa de erro de bit um pouco maior, não tendo impacto direto sobre a qualidade da imagem apresentada na TV.

http://www.bernabauer.com/sky-hdtv/http://www.tvmagazine.com.br/blogs/post.asp?ID=120

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1011

http://www.engadget.com/category/hdtv/

Um comentário: