sexta-feira, 22 de maio de 2009

Leitores de textos

Quem mora em cidade grande com certeza tem uma vida muito corrida. Muitos conciliam faculdade, trabalho outras atividades.
Para poucos sobra tempo até para ler um bom livro, porem este problema esta com os dias contados.
Estava navegando pela Internet quando achei um comentário em um site de relacionamento sobre um leitor de texto, assim decidi investigar a informação.
Acessando o site indicado conheci uma ferramenta chamada TextAloud que consegue fazer a leitura de qualquer arquivo em .txt ou .PDF transformando em som.
Veja como estava escrito:

"Faça seu computador falar qualquer texto, como E-Mails, web pages e documentos."


Conversão de texto para MP3 pode poupar sua leitura diária, basta baixar em seu MP3 player portátil. Escute email, notícia online, ou documentos importantes enquanto exercita-se ou trabalha. Suporta um total de 27 vozes e 7 linguagens.

Nesse momento me fez recordar do texto da Escritora Lucia Santaella que explica que existem 3 tipos de maquinas, mecânicas, sensórias, celebral. E assim fiz uma breve comparação do texto com o programa leitor de textos.
Quando utilizamos um programa como esse estamos estendendo um dos “sensores humanos” tornando possível armazenar informações em um tempo rápido ( Maquina celebral), pois ao invés de ler você só vai ter que ouvir.
Na frase de mcluhan “O Meio è a Mensagem” podemos comparar novamente com programa citado, não importa qual será o veiculo no qual a informação será transmitida o que importa é que o meio é sempre a mensagem. Não importa de qual forma será recebida a mensagem, pode ser em um arquivo de texto ou através de áudio a mensagem sempre será a mesma.

Fontes: O homem e as maquinas de Lucia Santaella

http://www.baixaki.com.br/download/textaloud.htm

2 comentários:

  1. Isso é um avança tecnológico bom e ruim.
    Ao mesmo tempo em que ouve a informação, você perde o habito da leitura.
    Na minha opinião para armazena a informação e compreendermos melhor, temos quer Ler

    Bruno Cesar

    ResponderExcluir
  2. Acha que exagerei nas aulas.. rs
    Vcs estão deliciosamente "surtados".. hahahah

    ResponderExcluir