quarta-feira, 20 de maio de 2009



Amigos, resolvi postar aqui exatamente sobre a ferramentas que estamos usando pra nos comunicar através dessa matéria de Comunicação Comparada. Falaremos à seguir sobre o BLOG.

INTIMIDADE NO SÉCULO XXI


Foi no final dos anos 90, que surgia uma ferramenta que parecia ter vida curta na Internet o nosso amigo Blog. E Coincidentemente nessa época é quando crescia o interesse pela vida privada das outras pessoas, e isso não é algo recente( já discutimos em outros momentos neste Blog) .Curiosidade que alimenta alguns programas e revistas que circulam pelo mundo afora. Nada escapa desses olhares "predadores": os politicos , casamento das celebridades e o cotidiano dos vizinhos são seus alvos. Citarei um exemplo, o caso do Bill Clinton e da Mônica Lewinski. O mundo assisitia ao vivo essa pôlemica história, que tomou conta dos meios. Mas todos queriam algo a mais que os meios poderiam dar. O Blog era a ponta do Iceberg ou se preferir a Cereja do bolo. Somente uma página pessoal na Internet, e ela fazia com que o escritor desse sua opnião sem mostrar a sua cara. E do lado de lá aparecia um público cedento querendo ler e acompanhar essas opniões. Era uma intimidade absurda. Voltando um pouco no tempo, imaginem alguém lendo suas cartas, mais ou menos como o Blog intimidade que passa por uma tela opaca de uma máquina. O Blogueiro coloca seu texto numa rede crescente e infinita como a Internet e era observado por vários leitores. Claro que isso cresce a medida que os leitores acompanham deixão sua opnião. Um Blog sem leitura , sem comentários é algo morto. E para ser "receptivo" para o público é preciso ter um público alvo. Ao longo desses 10 anos apareceram Blogues dos assuntos mais variados, desde a garota Bruna Surfistinha (na qual mantinha contato e marcava os encontros com seus clientes) como jornalistas, fãs de grupos musicais, politicos, atores e anônimos com o tema que preferirem. Aos poucos, esse grupo foi conquinstando seu espaçoe chegando em um lugar antes impensado. Há 4 anos atrás Garret Graff foi o primeiro repórter a obter uma credenciamento para participar das coletivas de imprensa da Casa Branca. No fatidico atentado do dia 11 de Setembro os principais sites de noticia (CNN , FOX NEWS) estavam tão lentos devido ao grande número de acesso, que os blogueiros fizeram o trabalho e complementaram as noticias sobre o que acontecia. Esses repórters anônimos estavam em toda a parte, escrevendo textos impressionistas sobre o que viram as reações. Os leitores se envolviam, participavam , comentavam de seus blogs e também de suas vidas. Por mais que os blogueiros preferissem associar a escrita jornalistica, o discurso do Blog é Hibrido, isso mesmo, como vimo com Mc Luhan. Hibrido: jornalistico, mas é um tanto íntimo, emocional, chegando até a ser literário. Especialistas dizem que essa força existe exatamente por conta da tensão entre o público e o privado. A tenativa de trasmitir a informação imparcial é súplida por um desejo de opnião. E o que é opnião se não falar de si mesmo não é ?? e ai o Blog cria a escrita peculiar íntima. Assim como o e-mail é o novo tipo de troca de correspondência, possa ser que eu esteja enganado, mas em alguns casos o email é mais usado que a própria invenção do Graham Bell (telefone). O Chat seria os "novos lugares" pra bater papo e o Blog um diário. Porém, o Blog não é algo fechado como o diário, ele está disponivel na rede e não fechado sob chaves. E a resposta disso é clara a Internet tem nova forma de intimidade.
E Essa ferramenta é algo privado, feito para um público desconhecido. Sem o aval de um editor para ser publicado, conta com a avaliação direta do leitor, ou seja , uma verdadeira liberdade de expressão. Vejo o Blog como um canal promissor de comunicação direta e mais informal com os públicos.

Referências.:

Blog: Comunicação E Escrita Íntima Na Internet (Civilicação Brasileira 2004) livro de Denise Schittine
www.sescsp.org.br/empauta

INICIO DO BLOG PODE SER VISTO UM POUCO MAIS NESTE LINK ABAIXO.:

9 comentários:

  1. muito legal sheik

    Acho que no blog não somos nós mesmos como em cartas já que sabemos que muitas pessoas vão ler, mas concordo com você que é muitomais intimo que o jornalismo pois há a posibilidade de se dar opinião.

    parabéns, post muito bem escrito

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sheik? Poderia revelar seu nome?..rs...

    Gostei muito do texto! E acredito também que o blog seja uma ferramenta que possa auxiliar no jornalismo on-line. Mas discordo com nosso amigo Henrique Góis quando diz que é mais íntimo que o jornalimo. Pois dentro deste, também encontramos o gênero opinativo e alguns leitores tem seus articulistas favoritos, tornando 'íntimo' o relacionamento entre leitor e escritor através do e-mail. Já no blog, não há intimidade plena como você mesmo citou: "já que sabemos que muitas pessoas vão ler". Ainda sim, esse contato mais próximo é feito através dos comentários. Fora que o texto jornalístico possui uma estrutura 'padrão' para contar uma boa história e nas entrelinhas encontramos índices de subjetividade. Uma opinião camuflada, mas que existe. Acredito que a intimidade ficou exposta e creio que a opinião está mais democratizada migrando para Internet.

    Bjks a todos!

    3º semestre de jornalismo

    ResponderExcluir
  4. Salve Sheik...
    E vida longa ao BLOG! Pois minha vida mudou depois que eu conheci essa ferramenta de comunicação.

    Òtima idéia e muito bom texto!

    Abraço my brother!

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  5. Nossa Luís você também faz propaganda para shop tour? rsrs Minha vida mundo depois....
    Mas realmente ficou bom.
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Então Bruna...
    Minha vida mudou mas, minhas extensões continuam as mesmas. rsrs


    Bjs!

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  7. Olá Leo Sheik!

    Adorei seu post! Penso que os escritores que possuem suas publicações em diversas editoras podem saber o reconhecimento do público, sendo positivo ou negativo a partir dos índices apontados por pequisas, mas não conseguem saber realmente o que os seus leitores tem a dizer... com o blog e derivados existe realmente um contato íntimo que para mim faz diferença...

    ResponderExcluir
  8. Luis, sua vida mudou foi ótima rsrs.

    A real possibilidade de sucesso financeiro por meio de blogs, faz com que alguns se dediquem exclusivamente a esse negócio, ou seja ,
    BLOG = PROFISSÃO e porque não Diversão.

    ResponderExcluir
  9. Creio que o blog é uma ferramenta que democratizou o direito de opinarmos e ajudou a romper com o velho paradigma emissor-mensagem-receptor, pondo em cheque o poderio das grandes empresas de comunicação criadas na indústria cultural do século XX...

    ResponderExcluir