quinta-feira, 21 de maio de 2009

O Homem de Extensões

O post sobre o homem de extensões faz analogia ao personagem de HQs (Histórias em quadrinhos), filme, e desenhos: “O Homem de Ferro”.

- Primeiramente, quem ou o que seria esse "Homem de Ferro”?

Homem de ferro é um personagem da Marvel Comics, criado por Stan Lee.

Nas histórias, o “Homem de Ferro” é um homem muito inteligente, rico e dono de Indústrias que criam armamento para a força armadas americana, chamado Anthony "Tony" Stark, porém apesar destas qualidades, ele continua sendo um homem normal. Sua história começa durante a guerra do Vietnã, ele estava presente no local com a principal intenção de melhorar o armamento americano durante a guerra.

Nesta viagem Tony Stark acaba sendo vitima de um acidente e acabou sendo capturado pelo exército inimigo, sendo forçado a criar uma arma de destruição contra seu país. Preso, ele acaba inventando um traje especial, que ajuda na sua fuga e vitória contra o exército inimigo, e a partir daí, Tony Stark torna-se um herói na luta contra injustiças e crimes, criando novas versões melhoradas de sua armadura.

- Mas o que isso tem de significativo com as aulas?


Bem, diferente da maioria dos super-heróis, podemos até dizer que o poder secreto de Tony Stark (homem de ferro) é a inteligência, já que quando não está vestindo seu traje especial, não pode voar ou usar de força e velocidade sobre-humana, proteção e entre outras artimanhas que diversos super-heróis poderiam fazer por conta própria e sem ajuda de máquinas. Este herói depende exclusivamente das extensões que ele cria para poder combater o crime, sem seu traje especial ele é um homem normal que não pode utilizar de super-poderes.

Com as evoluções tecnológicas, as pessoas procuram criar esse tipo de recurso, como trajes de proteção e força para trabalhos, no Japão em 2006 foi criado um traje biônico que ligado ao cérebro pode dobrar a força da pessoa que a veste. Este traje Japonês é como extensões dos músculos humanos, e sua principal finalidade seria no auxilio à pessoas idosas, que possuem alguma dificuldade de locomoção.

Segundo muitos cientistas, esse tipo de tecnologia a base de exoesqueletos tem tudo para se tornar realidade. Atualmente, elas não podem se comparar com a armadura criada por Tony Stark, que possui computador de navegação, emissores de pulso eletromagnético, disruptor supersônico, sonar e tudo que é indispensável para lutar contra o crime, mas futuramente a possibilidade de “incrementar” essas tecnologias é enorme, criando grandes variáveis.

O uso desse tipo de tecnologia requer ao menos cuidados e responsabilidades das pessoas que estão usando. Na história em quadrinhos, o personagem sofre problemas com o alcoolismo, e curiosamente nessa fase complicada de sua vida ele não utiliza a tecnologia do traje, deixando o traje para que seu melhor amigo viesse a se tornar o homem de ferro. Na vida real, é comum o medo das pessoas com quem pode utilizar esse tipo de tecnologia com propósitos maléficos. O Avião mesmo foi criado com o propósito de facilitar o transporte e viagens de pessoas, mas também acabou sendo utilizado para o mal, quando homens utilizaram do avião para jogar bombas contra seus semelhantes.

Os trajes (extensões) do Iron Man, não são sempre os mesmos, já que conforme o tempo o próprio Tony Stark foi adaptando o traje para ter mais eficiência contra certos vilões e dificuldades que ele poderia ter em combates ou até mesmo por problemas de saúde. Sua armadura passou por varias mudanças, adaptando diversos recursos.
Em certos aspectos, a criação das histórias do Iron Man por Stan Lee transcende seu tempo, já que o mesmo já imaginava melhoras diversas em tecnologias, a partir da simples idéia de transformar um homem comum em um super herói a partir de um traje biônico que possibilita a ele fazer coisas possíveis apenas para um “ser olimpianos”. ( <- Post de Diego Leite : http://radioetvunisa.blogspot.com/2009/04/ser-olimpiano.html)

A história que foi criada para vender revistas na década de 60, em um mundo futuro pode tomar proporções maiores e reais além do que podem ser pensadas pelos leitores das revistas, pois com a criação de um traje biônico, as dificuldades do mundo físico serão vencidas. Da mesma forma que alguns homens utilizaram os trajes para ter sua vida e condição física facilitada para exercer trabalhos, outros homens poderão utilizar esse tipo de traje como armamento, causando destruição e problemas.

Com todas estas evoluções tecnológicas, existe a possibilidade da vida imitar a arte utilizando futuramente a tecnologia de um traje biônico da mesma forma que o herói de histórias em quadrinhos.



Vídeos Selecionados para apoio visual:
http://www.youtube.com/watch?v=vhgzIM-9lfA
http://www.youtube.com/watch?v=fsswS9kcFHo
http://www.youtube.com/watch?v=A2X9lvZtaWQ
http://www.youtube.com/watch?v=n0X1vyWU6bw

Bibliografia:
http://www.marvel.com/universe/Iron_Man_(Anthony_Stark)
http://www.omelete.com.br/quad/100012303/As_muitas_armaduras_do_Homem_de_Ferro_.aspxhttp://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI597527-EI4799,00.html








Nome: João Victor Marques
RA: 1658743

3 comentários:

  1. Eaí João...
    Eu lhe pergunto meu querido...Quem não gostaria de ser um homem de ferro? Acho que é essa a maior obsessão humana ser a qualquer preço um olimpiano, como não conseguimos ainda uma armadura igual a do Iron Man. Usamos outras extensões como, por exemplo, a economia para saciarmos o nosso ego.

    Bom Post, my friend!

    Abraço!

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  2. bom post
    creio eu que um trage desse iria proporcionar mais maleficios que beneficios já que em pleno sec. XXI ainda tem gente fazendo guerras pelo mundo, mas se um dia inventarem mesmo um trage assim, que esteja nas mãos das pessoas certas ao menos.

    ResponderExcluir
  3. Nunca mais vou asssitir ao Home de Ferro em paz. Meu Deus. Eis a Síndrome de Frankstein. As "criaturas" desbancaram o "criador"..hahahah
    Belo post João!
    Mas concordo com Laurentino: Quem não quer ser o Homem de Ferro?

    ResponderExcluir