sexta-feira, 22 de maio de 2009

Tecnologia a serviço do homem?


Essa é quentinha. A Sony Ericsson patenteou uma tecnologia que faz uma análise do humor do usuário e logo em seguida toca uma música corresponde a este. Isso mesmo uma playlist baseada nas expressões faciais.
“O método inclui tocar a primeira música em um dispositivo, capturar uma imagem de um usuário e selecionar a segunda canção baseada no reconhecimento da expressão facial da pessoa”, diz a descrição da patente publicada no US Patente & Trademark Office.
A empresa deseja identificar o humor de seus usuário, disponibilizando uma lista de opções musicais que o mantenham de bom humor. Visa uma qualidade de vida para os mesmos. É como se acordássemos numa segunda- feira chuvosa e tivéssemos que ir trabalhar sem vontade alguma e ao identificar o seu péssimo humor tocando um death metal, ao tirar uma foto. O celular já troca de música para tentar te agradar. (não é o máximo).
Esta tecnologia ainda não estará nos aparelhos do fabricante. Até porque segundo um porta-voz da empresa, nem todas as patentes vão para o mercado.
Ao me deparar com está notícia me veio à cabeça a seguinte indagação: O homem domina a máquina ou a máquina que domina o homem? Pois existe um medo de parte da humanidade referente a esta questão. Há aqueles que preferem ficar longe de tanta tecnologia, quanto há outros que fazem parte da construção da mesma.

Ah!! Achei uma entrevista com a professora Lúcia Santaella.
Interessante.
mas eu não consegui incluí-la aqui então tem que entrar na página abaixo e ir até o áudio da entrevista.

http://usabilidoido.com.br/o_novo_homem_e_meio_maquina.htm




Fonte: http://info.abril.uol.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/sony-ericsson-cria-playlist-baseada-na-face-23052009-3.sh
http://usabilidoido.com.br/o_novo_homem_e_meio_maquina.html


Um comentário: