quarta-feira, 20 de maio de 2009

Clint Eastwood uma lenda viva





Clint Eastwood é conhecido pelos seus inteligentes filmes e pelo seu espantoso desempenho como ator, seu trabalho é cuidadoso e desconcertante, não é qualquer um que consegue enxergar o que ele transparece em seus trabalhos, os filmes de Eastwood são um excelente teste para saber se o telespectador entende mesmo sobre filmes. Suas interpretações são simplesmente legitimas, assim como Al Pacino, Clint realmente se transforma no personagem, faz você chorar, rir, tremer de medo, faz você entrar na dança dele e quando você menos perceber, esta com o mesmo ódio que ele, a mesma felicidade que ele, a mesma sensação que ele e torcendo por ele, ele não só se senti como o personagem, como também faz você se sentir como o personagem. Como ator Eastwood se enquadra ao meio de grandes nomes, como Robert De Niro, Marlon Brando, Robert Redford, Dustin Hoffman, Antony Hopkins e Al Pacino anteriormente citado. Como diretor Eastwood é um sinal claro de sucesso, um homem a quem o cinema deve muito, seus trabalhos enriqueceram bastante o cinema, e além disso, ele nos trouxe à 7ª arte uma mensagem que nos faz acreditar, que o homem ainda não perdeu a fé em si mesmo. Eastwood dedica sua vida a por brilho no cinema, e enquanto ele continuar com seus trabalhos esse brilho só vai aumentar.
Ao longo de sua carreira ele recebeu os seguintes prêmios:

- Recebeu 4 indicações ao Oscar de Melhor Filme, por "Os Imperdoáveis" (1992), "Sobre Meninos e Lobos" (2003), "Menina de Ouro" (2004) e "Cartas de Iwo Jima" (2006). Venceu por "Os Imperdoáveis" e "Menina de Ouro".

- Recebeu 4 indicações ao Oscar de Melhor Diretor, por "Os Imperdoáveis" (1992), "Sobre Meninos e Lobos" (2003), "Menina de Ouro" (2004) e "Cartas de Iwo Jima" (2006). Venceu por "Os Imperdoáveis" e "Menina de Ouro".

- Recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, por "Os Imperdoáveis" (1992).

- Ganhou o Prêmio Irving G. Thalberg, concedido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 1995.

- Recebeu 6 indicações ao Globo de Ouro de Melhor Diretor, por "Bird" (1988), "Os Imperdoáveis" (1992), "Sobre Meninos e Lobos" (2003), "Menina de Ouro" (2004), "A Conquista da Honra" (2006) e "Cartas de Iwo Jima" (2006). Venceu por "Bird", "Os Imperdoáveis" e "Menina de Ouro".

- Ganhou o Prêmio Cecil B. DeMille em 1988, concedido pela Associação de Jornalistas Estrangeiros de Hollywood.

- Recebeu uma indicação ao BAFTA de Melhor Filme, por "Os Imperdoáveis" (1992).

- Recebeu 2 indicações ao BAFTA de Melhor Diretor, por "Os Imperdoáveis" (1992) e "A Troca" (2008).

- Recebeu 3 indicações ao Cesar de Melhor Filme Estrangeiro, por "Bird" (1988), "As Pontes de Madison" (1995) e "Sobre Meninos e Lobos" (2003). Venceu em 2003.

- Ganhou um Cesar honorário, em 1998.

- Recebeu uma indicação ao Prêmio Bodil de Melhor Filme Americano, por "Sobre Meninos e Lobos" (2003).

- Ganhou uma Palma de Ouro em homenagem à carreira em 2008, no Festival de Cannes.

- Ganhou um Leão de Ouro em homenagem à carreira em 2000, no Festival de Veneza.
4 Oscars 64 nomeações e 101 vitórias.

Visão Eastwood
Clint nos deu uma ótima e bem realista visão sobre a guerra que ocorreu entre Japão e os EUA nos anos 40.No filme conquista da honra, os EUA quebrado financeiramente aparenta uma conquista fajuta sobre o Japão com apenas uma imagem, e leva todos a imaginar que os EUA estão com a guerra ganha, isso é feito a fim de angariar fundos para conseguir manter o exército do país no Japão, continuando o conflito mundial.
Segue abaixo a imagem da suposta vitória dos EUA sobre o Japão.



Clint Eastwood nos mostra as duas partes da moeda nessa história da guerra, foi rodado simultaneamente com conquista da honra outro filme de Eastwood chamado cartas de iwo jima, nesse filme é retratado a mesma batalha na ilha de iwo jima porem, ele nos mostra o lado dos japoneses que resolveram nomear como comandante chefe das tropas da ilha considerada a ultima linha de frente do Japão, um homem chamado Kuribayashi, que estudou nos EUA fez amizades e sabia a capacidade tecnológico do pais. Ele ao contrario dos outros comandantes, mudou sua tática deu a idéia da construção de uma fortaleza subterrânea, uma idéia que atingiu as tropas americanas de jeito, porem, a chance de algum japonês sair dali vivo era mínima, cartas foram escritas por comandantes relatando sobre meses antes da guerra, descrevendo os que ali estavam, e falando sobre a visão dos japoneses naquele combate. Depois de perceber que a batalha estava acabada, e as tropas japonesas devastadas pelos americanos, muitos orientais sobreviventes pegam uma granada e se explodem a fim de não morrer pelas mãos dos americanos.



Essas cartas descrevem muito sobre o inimigo, falam sobre seus avanços e alguns dos horrores da guerra, os americanos não são retratados como heróis nesse filme, da mesma forma que os japoneses também não são vistos como heróis em a conquista da honra, toda guerra há heróis e vilões, bons e maus, mas como é visto em um dos filmes geralmente o vilão é quem você menos espera, não é só porque você esta na briga que você sabe o que realmente se passa, Eastwood em cada filme mostra uma mesma situação porem, em nenhum dos dois filmes ele mostra um pais como herói, deixando totalmente a escolha do espectador escolher seus heróis e vilões.O que ele retrata com certeza em seus filmes é, a realidade de uma guerra,muitos lutam sem saber se são os bons ou os maus por isso nem todo soldado se considera um herói, e fala muito sobre a manipulação de países com o seu próprio povo durante uma guerra e mostra claramente que a maior preocupação de ambos os países no período de guerra foi, a situação financeira de cada um ou seja poder.


Um pouco sobre outros atores que seguem a linha de direção




Sylvester Stallone: Ressucitou filmes que ja tinham mais de 20 anos, como os da série Rocky ou Rambo, e fez eles ganharem mais bilheteria do que muitos filmes novos, o que despertou interesse em outros diretores que resolveram seguir essa idéia e dar continuidade a antigas séries, como por exemplo, Len Wiseman que resolveu dar continuidade a série Duro de matar, Stallone, o Roteirista, Diretor e ator mais subestimados de todos os tempos. O primeiro senão único ator de ação preocupado com aspectos dramáticos em seus roteiros simples, no entanto brilhantes. Como não se emocionar com ele em seus inesquecíveis papéis de bom moço injustiçado e humilde? Protagonista de clássicos memoráveis do drama e da ação. Com 9 indicações ao Oscar de 1976 incluindo Melhor Ator, Melhor Roteirista pelo filme Rocky um lutador ganhou 3 estatuetas: Melhor Filme, Direção e Montagem. Além do prêmio de melhor roteirista pela associação de críticos de NY. Sempre alvo de "críticos" de argumentos pífios desesperados por 15 minutos de sua fama e, no entanto detentor de 30 anos de exposição maciça nessa mesma mídia que insiste em falar mal dele. O que dizer de alguém cujos filmes e modo de vida fascinam inúmeras pessoas dentro e fora das telas por tanto tempo e até hoje
Stallone foi o 3º a ser indicado como ator e roteirista em um mesmo ano do Oscar. Apenas Charles Chaplin, por "O Grande Ditador", e Orson Welles, por "Cidadão Kane", haviam conseguido este feito.




Mel Gibson: Excelente ator, quem não lembra de willian walace?, Ou do policial suicida de maquina mortífera? Sem contar as inúmeras emoções que ele nos trouxe em Mad Max, entre outros, Gibson sempre coloca um pouco de comédia e ironia na maioria de seus personagens assim como Bruce Willis, isso sem contar que sempre da um show em interpretação, é também ótimo diretor e roteirista, conseguiu fazer o seu grande trabalho chamado Paixão de Cristo, ficar entre os 10 filmes mais assistidos da história, tornou se um fenômeno de bilheteria. Gibson dirigiu apenas três filmes ao longo de sua carreira, e o seu segundo trabalho chamado Coração valente, ganhou 5 oscars dentre outras inúmeras indicações,também foi vencedor do globo de ouro de melhor diretor em 1995, ano de lançamento do filme, sem duvida Mel Gibson é um dos bons.



Um estouro em 2008




Batman e o cavaleiro das trevas sem duvida foi o melhor filme do ano e com certeza o melhor da série Batman,o diretor Christopher Nolan caprichou nesse filme que teve roteiro e direção impecáveis, a grande obra teve o orçamento de US$ 150 milhões. O diretor Christopher Nolan declarou que sua maior influência para este filme foi:fogo contra fogo (1995). Batman e o cavaleiro das trevas recebeu os seguintes prêmios: Ganhou 2 Oscars, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger) e Melhor Edição de Som. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.

- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger).

- Ganhou o BAFTA de Melhor Ator Coadjuvante (Heath Ledger), além de ser indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora, Melhor Desenho de Produção, Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.
Esse filme sem duvida surpreendeu porque foi melhor do que o esperado.


A contribuição de heath ledger para este filme



Heath Ledger teve suas atuações comparadas as de marlon brando em sua juventude, e não é qualquer um que consegue isso, Ledger foi um ator formidável, ele impressionava com suas atuações,seu trabalho era tão bem feito que ele conseguiu fazer o publico preferir o Coringa que o Batman, isso sem contar que conseguiu ganhar o premio de melhor beijo em um filme que relatava a historia de dois homossexuais(o segredo de brokebrakemontain) ele sem duvida colocava a alma no que fazia é uma pena que se foi antes do tempo. Grande parte dos prêmios do filme Batman e o cavaleiro das trevas foram conquistados pelo trabalho de Ledger, que viveu sozinho em um hotel por um mês,para se preparar para interpretar o coringa, desenvolvendo o lado psicológico, a postura e a voz do personagem. Ledger iniciou um diário, onde escrevia os pensamentos do Coringa e os sentimentos que o guiavam durante sua performance.Sem duvida ele foi o melhor para este papel e o trabalho que ele fez será insubstituível.




Postado por:Diego Leite
Unisa - Rtv 3°Semestre
Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/cartaz.asp

6 comentários:

  1. Eaí Diego Leite...
    Sobre Heath Ledger acho que mesmo que sua passagem por esse plano tenha cido rápida ele conseguiu brilhar tanto que nunca será esquecido, está aí o seu post para comprovar isso. Mel Gibson eu sou suspeito em falar, pois não sei se sou mais fã dele como diretor ou se como ator ele é (o cara). E Stallone provou já no seu primeiro filme que não era só músculo, e abocanhou 3 oscars. Quanto a Clint eastwood, eu acho que ele como ator é um diretor fantástico, é tanto que assim como os americanos que ganharam uma guerra usando uma imagem, Eastwood usando essa mesma imagem e as cartas escritas pelos comandantes japoneses filmou duas obras primas do cinema atual.

    Abraço Brother!

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  2. Ae rapaziada para os fãs do heath eu recomendo que deixem o preconceito de lado e assistam o segredo de brokebrakemontain,a interpretação dele naquele filme é espantosa,o cara da um show.E vejam tambem um filme dele chamado Casanova, muito bom.
    Para os fãs de Stallone como eu,recomendo que veja os 6 filmes da série Rocky se ainda não tiver visto, sem duvida os filmes do Balboa são uma lição de vida, menos o Rocky 5 que foge um pouco do foco e não segue direito aquela linha que os anteriores e o ultimo seguiram.O próprio Stallone em um entrevista, diz que acha que o quinto filme é o pior da série.Ótimos filmes tambem o FIST,e Copland onde stallone atua ao lado de Robert De Niro.
    Segue ai algumas curiosidades: Heath Ledger mesmo depois de terminar as filmagens de Batman, pessoas afirmam que ele ficava vestido de coringa em casa,Mel Gibson frequenta o alcoólicos anônimos a mais de 15 anos e Sylvester Stallone tem um filme porno chamado Italion Stalion(garanhão italiano)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Diego, acho que alem desses filmes, atores e diretores maravilhosos também há a influencia que se causa nas pessoas através de seus filmes, não cheguei a ver "cartas de iwo jima", mas em "conquista da honra" há algo genial, por não ser um filme de guerra como os outros onde o EUA se vangloria por seu exercito, mas pelo o que eu senti no filme não há heróis em uma guerra, tanto que a guerra foi ganha em uma jogada de marketing, ou seja traz uma visão diferente para o EUA e para os americanos fica a reflexão que se não fosse por uma foto hoje ao invés desse orgulho americano eles poderiam estar na lama pois toda guerra é ridícula.

    ResponderExcluir
  4. ◙◙ Legal seu texto
    Você fala muito bem dos intertextos dos intertextos meu caro Diego...
    abç ◙◙

    ResponderExcluir
  5. Eu tinha uma professora, a dona Gecimar,que sempre dizia que a "história" é contada e formada pelos vencedores de uma guerra.

    E lembro também de uma aula do professor Mota, que ele dizia para mim que a verdade não é uma coisa única, existem várias verdades dependendo dos pontos de vista.

    Gostei bastante do Post... \o/

    ResponderExcluir
  6. Quero conhecer a dona Gecimar...hahahahhahahah

    Diego, isto é um post de cinema, mas o Jacques te salvou com o intertexto....haja intertextualidade.

    ResponderExcluir