sexta-feira, 22 de maio de 2009

TV INTERATIVA

A hibridização é o cruzamento ou inter-relação que existe entre os meios ou extenções e toda extenção é uma técnica e/ ou tecnologia.
As tecnologias de informação e comunicação (TIC), especificamente,envolve a aquisição, o armazenamento, o processamento e a distribuição da informação por meios eletrônicos e digitais, como rádio, televisão, telefone e computadores, entre outros. Essa terminologia resultou da fusão( pois os meios de comunicação não são puros, todos são híbridos) das tecnologias de informação, antes referenciadas como informática, e as tecnologias de comunicação, relativas às telecomunicações e mídia eletrônica.
Falamos de tudo isso para chegar em nosso alvo, as mídias.
Mídia é o termo usado para referenciar um vasto e complexo sistema de expressão e de comunicação. Literalmente “mídia” é o plural da palavra “meio”.Segundo Lucia Santaella as eras culturais foram divididas em seis: oral, escrita, imprensa,massas, mídias e por fim a era digital que é a covergência de todas as formas de produção de informação e de entretenimento: som,vídeo, mapas e impressos.
Para exemplificar a última era, falaremos da allTV.
Criada no Brasil pelo Jornalista Alberto Luchetti Neto, a allTV é a primeira emissora de televisão no formato "crossmedia" do Brasil. Começou sua transmissões experimentais em 26 de abril de 2002, no dia 6 de maio do mesmo ano se tornou 24h ao vivo, então, esta data se tornou a de fundação da emissora.
A proposta da AllTV é ser uma síntese dos meios de comunicação, promovendo a convergência interativa de todas as mídias. Estarão presentes, ao mesmo tempo, a linguagem instantânea, direta e objetiva das rádios AM/FM e o jornalismo de imagens, factual e interpretativo dos veículos impressos e audiovisuais, além de entretenimento, espetáculo e imagem digital, reunidas em um único e revolucionário instrumento de comunicação, que é a Internet. Começou suas transmissões experimentais em 26 de abril de 2002, no dia 6 de maio do mesmo ano se tornou 24h ao vivo, então, esta data se tornou a de fundação da emissora.Assim como no passado a mídia impressa alimentou o rádio e este, logo depois, a televisão, hoje a convergência tecnológica permite que todos eles - rádio, televisão e mídia impressa - alimentem o áudio, texto e imagem da AllTV.
Segundo seus criadores, a emissora usa como base para as suas operações as referências mais avançadas de engenharia eletrônica e tecnologias encontradas em uma estação de televisão convencional. Conta com equipamentos digitais de última geração e modernos estúdios que adotam arquiteturas desenhadas especialmente para atender as peculiaridades deste novo conceito.
A principal característica da allTV é a interatividade dos seus "internautas/expectadores" com os apresentadores da emissora através de uma sala de bate-papo (chat) em toda a programação ao vivo 24 horas por dia, sete dias por semana. Através da sala de bate-papo (chat), o internauta interfere na programação com perguntas aos entrevistados fazendo parte do programa integralmente, basta fazer um simples cadastro. Além do chat, a allTV inova na interatividade com o Linha Direta, uma forma de interagir com o programa mandando uma mensagem instantânea sem a necessidade de entrar na sala de bate-papo.
Sua grade de programação tem programas segmentados para todos os gostos e gêneros.
Em 2005, a allTV inova no gênero da "teledramaturgia" lançando a primeira novela interativa, escrita por Leandro Barbieri e dirigida pelo mesmo juntamente com Silvia Cabezaolias, "Umas & Outras" tem a participação ativa do internauta/espectador, dando rumo aos personagens e para a trama também, a novela é exibida sempre num programa especial o capítulo inédito e num outro programa a reprise sempre com a interatividade.
Na allTV, sua forma de difusão de áudio e vídeo é através de live streaming, onde som e imagem são transformados, codificados em formato de dados para trafegar na internet e pode ser assistido no computador do usuário final pelo seu player de mídia.
O que observamos nessa TV e na era digital é a queda do paradigma de Jackobson, ora somos emissor, ora receptor. Contudo, as consequências culturais e sociais provocadas por uma nova tecnologia emergente não podem ser compreendidas isoladamente. É importante analisar cada mídia integrada às demais mídias disponíveis em seu contexto espaço-temporal sempre considerando que as mídias coexistem, assim como os meios de comunicação ora se integram e complementam, ora competem entre si.


Fontes: Mídias na Educação

Autor: Ana Lúcia Lemos da Silva e Lima

Site:yutube




Um comentário: