quinta-feira, 21 de maio de 2009

Privilégio para poucos

Privilégio para poucos


Imagine só você sentar em frente a sua televisão, ligar a TV com a possibilidade de assistir o que você quer e na hora que quiser. Não estou falando do velho recurso de assistir o que foi gravado com uma fita, por alguém, enquanto você estava ocupado,
Devido a rotina maluca e necessária de todos, trabalho e estudo, o tempo tem sido mais curto e saber o que acontece e lazer pela TV, tudo isso com alta qualidade digital.

Veja essa programação em um mesmo canal ( chamada também de catch-up / exibir um programa mesmo depois da exibição original em outro canal ) como exemplo:
20hs ( 2 ) Metrôpolis / 21hs ( 9 ) TV News , 21:45 ( 32 ) 15 Minutos /
22hs ( 5 ) Casseta e Planeta Urgente! / 23hs ( 7 ) O Aprendiz / 00:00 ( 5) Jô Soares /
Considerando esse exemplo, supondo 4 horas de programação, onde informação, cultura e entretenimento são alguns dos temas que você poderá ou não assistir, além de uma transmissão com uma maior qualidade, mas ainda não depende de você.

Falo de uma das características principais do sistema brasileiro de TV digital, a Multiprogramação que permite a transmissão de programas simultaneamente no mesmo espectro ( definição ¨standart¨ ) , porém não são todas emissoras a fazer parte do bolo. Em norma ( 01/2009 ) estabelecida pelo Ministério das Comunicações em Março, causou esse impasse entre a Minicom e a Abra ( associação de radiodifusores, que é liderada pela Band e Rede TV ) .
O resultado desse impasse, no começo não só gerou protesto, como também prejudicou, os interesses da TV Cultura, que na época tinha em teste 02 canais ( Univesp TV e Multicultura ) chegando a ser ameaçada de ter o seu transmissor lacrado.
Outra emissora que já realizava testes, mas em poucas horas do dia, era a Abril, mas em UHF canal 31, cuja estratégia futura, é de segmentar sua programação.
Essas transmissões, já existentes, chegou a receber o nome de ¨piratas¨.



Hélio Costa, autorizou a multiprogramação na TV Cultura em ¨ caráter experimental ¨

Contudo, após toda a polêmica criada com a ameaça a TV Cultura, no último dia 06/05/2009, o Ministério das Comunicações, através do Ministro Hélio Costa, autorizou em ¨ caráter científico e experimental ¨ a TV Cultura a transmitir até 03 programações simultâneas, cuja permissão máxima é de 04 programações simultaneamente pelo mesmo espectro.
Além dos canais integrantes dos poderes da União, também podem transmitir a multiprogramação por completo as TVS Brasil, Justiça, Câmara e TV Senado.
A TV Cultura, com essa possibilidade, mesmo em caráter experimental, poderá enfim,
Pela TV Univesp, iniciar o curso de Neurociência, sobre epilepsia.
Pode não ser muito, mas não é uma boa?...agora sim depende de nós.


Tela viva – março 2009-05-21
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u561569.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário