quinta-feira, 7 de maio de 2009

HOMEM - MÁQUINA



A tecnologia está cada vez mais avançada! Foi construída no Japão uma professora robô. É isso mesmo! A escola Kudan, em Tóquio, realizou nesta quinta – feira (07/05/2009), uma aula com a professora Saya (nome dado ao robô).
Desenvolvida pela universidade de Tóquio, o robô tem várias expressões, como raiva, surpresa, medo, nojo, felicidade e tristeza, pele de borracha movimentada por motores e fios, posicionados em volta dos olhos e da boca, fala frases programadas e é controlada por um humano.


<http://www.youtube.com/watch?v=VmvCdZJz-As>


http://www.youtube.com/watch?v=MY8-sJS0W1I>

Essa história de criar robôs para subistituir humanos já vem sendo realizado no mundo a muito tempo, porém nem todas tiveram tanto êxito como esta. Vejamos outros exemplos...




Recentemente os cientistas japoneses da Universidade de Waseda (Tóquio), inventaram um robô que simula emoções. Pretendem coloca-lo nas ruas da cidade para interagir com as pessoas: " Nós queremos ajudar os robôs no mundo”, afirmou Masaru Akira Fujie, um dos líderes do projeto, que foi feito em colaboração com a universidade italiana St. Anna."




Veja algumas fotos do Robô:

TRISTEZA








ALEGRIA








SURPRESA




O que nos faz pensar é qual seria a verdadeira intenção em criar robô com emoções? Como seria o nosso mundo tomado de robôs com características humanas? Devemos nos lembrar do filme que assistimos em sala e refletirmos sobre tudo isso.


Por: Juliana Mrques
Fonte: http://www.glogo.com/

7 comentários:

  1. estão criando varios robos, espero que não criem inteligencia e senso critico neles também,por que a natureza deu isso ao homem e está parando muito caro.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi ju, você não acha que essa história de professora robô é assustadora? Pois eu fiquei com a impressão de cada vez mais tudo está se tornando muito artificial, porque é dificil, de se imaginar uma profissão tão importante quanto essa, sendo exercida por uma máquina fria e sem nem um tipo de emoção. Você já parou para pensar como seria, se todos os nossos professores fossem substituidos por máquinas? Acho que da para se ter uma idéia de como seria,se comparamos com as aulas da web. Não é mesmo? Então minha amiga, isso me faz lembrar, de um filme chamado " Blade Runner" que conta a história dos "replicantes", andróides idênticos aos seres humanos que foram projetados para realizar todas as tarefas, atribuidas aos mesmos e o mais curioso nisso tudo, é que o filme se passa em 2019, ou seja, daqui à dez anos.
    Muito bom o seu texto, bjs!
    Luis Leite

    ResponderExcluir
  5. Podemos acresentar ainda outros nomes de filmes... diversos... o Exterminador do Futuro, um exemplo, uma máquina programada para proteger algumas vidas e destruir outras. Assim também, nos deparamos com os filmes em que algum tipo de epidemia se alastra por todo o planeta e a vida humana fica ameaçada de extinção (Eu sou a Lenda). O homem ainda tenta provar a própria existência, que para si é uma incógnita, ao mesmo tempo que deseja ser eterno, criando máquinas para satisfazer seu ego? É complicado entender, suas explicações quanto a existência são tão confusas quanto as questões que indaga sobre "o fim do mundo"... ???

    Analina Arouche.

    ResponderExcluir
  6. O que difere o ser humano das outras vidas (Robô pelo menos até ontem não é uma vida) é a sua capacidade de pensar raciocinar. Professor Robô ??? é algo que não vejo com bons olhos. Pois, se for uma opção até tudo bem. Agora se isso virar "moda" o ser humano perde muito o seu sentido.

    Leandro S.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que eu deveria ter mandado um robô dar aula para vcs.. seria menos perigoso... hahahh

    ResponderExcluir