sábado, 23 de maio de 2009

COMUNICAÇÃO EM MOVIMENTO


.

Todos os dias sempre a mesma rotina de acorda cedo, tomar o onibus cheio para ir ao trabalho ou estudo, um personagem muito importante nessa rotina é o companheiro que nos leva e traz de um lugar ao outro, o ônibus.



Para melhor aproveitamento dentro do ônibus, seja ele curto ou como na maioria das vezes longo , devido ao transito comum na grande cidade, algumas pessoas dormem, ouvem musicas, lêem ou apenas pensam na vida, mas hoje temos uma nova opção para se distrair, relaxar e informar.


Esse tipo de mídia se caracteriza pela utilização de monitores de alta tecnologia para transmitir informação relevante para pessoas que estão fora de casa, no ônibus, trem, metro, taxi, supermercados, bares, elevadores entre outros. Alem de acelera sua presença no mercado brasileiro de propaganda com conquistas de novos anunciantes.

Para Luciana diretor-geral de mídia da Y&R, o objetivo da publicidade é estar cada vez mais próximo do consumidor . Devido a utilização diária dos coletivos e o contato direto com a informação, os índices quantitativos de pessoas impactadas são altíssimas.
Monitores LCD são instalados em locais estratégicos para chamar atenção dos passageiros. Com media de 60 segundos entre um vídeo ou imagem, são transmitindos informações de interesse publico , cinema, agenda cultural, horóscopo, musica, humor entre outros. Cada noticia é feita pela própria empresa e especifico de cada região e o publico alvo são todas as pessoas utilizadores do transporte publico. Entretenimento durante o percurso do transporte , torna a viagem agradável causando a sensação de menor tempo gasto.


A BUS TV Brasil é uma iniciativa da BUS TV Portugal associada à UNO aqui no Brasil. Com a intenção de beneficiar a população usuária de coletivos urbanos, com informações durante a viagem. Claro, envolvendo entretenimento mais ao mesmo tempo a favor do serviço publico. Ainda existe um trabalho e um estudo a respeito do som, tecnologicamente equipado para manter seu som em uma altura que não seja atrapalhada por ruídos externos e internos, por isso o volume correto da TV é um grande desafio. A televisão presente em quase 100% dos lares brasileiros começa a ganhar espaço também dentro dos ônibus brasileiros segundo o diretor de comunicação da BUS TV , João coragem.TVO possui as mesmas características que a BUS TV, o seu diferencial é não ter som.

TV Out Tem como objetivo ser uma TV fora de casa, possui uma programação que vem da Band Newns e Band Sports , o nome TV out (TV out of home), segundo Keyla Teodósio gerente do conteúdo, constata que as pessoas não tem tempo para ver televisão em casa. Alem de alerta e manter os passageiros sobre as principais noticias do pais e do mundo.



Referencias:
Sheila Horvath (Gazeta Mercantil)
http://vitrinepublicitaria.com/noticiasdomercado-todos.asp?menucodigo=2557
http://www.scribd.com/doc/7153355/Projeto-Bus-TV-Brasil-Transport-Ad-or-As-Alterado-Para-EMTU
http://www.bustv.com.br/

Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=B9hWjW34dWg
http://www.youtube.com/watch?v=YJGTqrqsJQU
http://www.youtube.com/watch?v=-5Akj8jRmio
http://www.youtube.com/watch?v=ivhxLdS1vuQ

Postagem por:
Bruno Cesar O. da Silva,
Aluno da Universidade de Santo Amaro,
3ºSemestre de Rádio e Tv.

2 comentários:

  1. Bruno, eu adoro quando passa os programas "Agenda Cultural" e principalmente o "Quiz", pois fico tentando adivinhar as respostas. rsrsrs...

    ResponderExcluir
  2. João, faltou reflexão sobre estas "novas mídias" e sua relação com as máquinas cedrebrais e a mobilidade trazida pelo wireless, era digital etc...

    ResponderExcluir