quarta-feira, 20 de maio de 2009

Os espetáculos da mídia e a sociedade!



Todos nós temos um lado Voyeurista, não temos como negar, sempre queremos saber algo sobre uma determinada pessoa, sendo ela famosa ou não!

O que é ser Voyeur?

Basicamente é o ato de observar outras pessoas e seus hábitos. O ser humano em si é curioso, e por instinto acaba “bisbilhotando” a vida alheia, ou então a do seu ídolo.

Mas quando falamos em ídolo é impossível não citar a mídia do espetáculo, ela insere esse ídolo como uma pessoa perfeita, o que é uma grande ilusão.

O que nós pessoas comuns temos de diferente em relação aos famosos?

O que realmente interessa a todos, o que o famoso faz na vida profissional ou pessoal?

Dúvidas cuja resposta é muito óbvia. Somos iguais aos famosos, com todas as qualidades e defeitos de um ser humano.

Para alguns a vida pessoal do famoso é tão importante quanto à vida profissional,o que na verdade pode se tornar até uma obsessão doentia.

Um bom exemplo do que realmente interessa a sociedade é este no site do Terra, onde a entrevistada é a apresentadora Adriane Galisteu, na entrevista ela contou um pouco de sua vida pessoal e é claro de sua vida profissional, adivinha qual parte da entrevista foi mais vista?



As pessoas adoram saber da vida dos famosos, mas muitos famosos expõem sua vida pessoal em revistas, jornais até na TV, é o “manjado” marketing pessoal, ou melhor Escopofilia pura.

O que é Escopofilia?

A escopofilia está muito presente na sociedade do espetáculo em que vivemos, considerada uma variante do Voyeurismo, ela expressa o desejo de se exibir ou o desejo de ser observado, e é justamente isso que acontece com muitos artistas, eles abrem suas casas e contam detalhes de sua vida particular com uma naturalidade incomum e com isso cria uma “intimidade” com seu fã, “intimidade” essa que pode não ser tão saudável para sua carreira profissional.

Vocês já ouviram falar em Ronaldo Luis Nazário de Lima ou então, do Adriano Leite Ribeiro.

A mídia os rotulou, tranformando-os em personagens perfeitos, hoje são mais conhecidos por nomes fictícios como Ronaldo, o Fenômeno e Adriano, o Imperador.




O que vemos a respeito de ambos na mídia não diz nada a respeito à carreira profissional, mas sim o que fazem em suas noitadas. Mas realmente nos interessa saber o que ambos fazem em suas noitadas? Com quem saem?

Creio que não! Estas informações não os tornam melhores e nem piores dentro do campo de futebol.

A mídia diz que devem ser exemplo para os mais jovens, mas até onde isso tem fundamento? Se realmente fossem exemplo suas camisas teriam outro nome nas costas, não acham? Que tal este aí que está embaixo?




Diariamente somos bombardeados com espetáculos em todas as mídias, TV, rádio, jornal impresso e mais ainda na internet, onde aparecem novos espetáculos minuto a minuto.

São tantos espetáculos que Incluem até notícias inúteis como esta sobre

3 comentários:

  1. legal, acho também que o a mídia passa o que o publico quer ver, mas acho também que o problema está na educação, por exemplo, a pessoa para ver um programa como café filosofico da tv coltura tem que ter um certo repertorio ou não entenderá muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Salve Daniel Santos...
    Muito bom seu texto, disse tudo em poucas palavras! E em minha opinião o que faz as pessoas comuns sentirem tanta curiosidade pela vida dos famosos é essa masacrante idéia que á midia insere em nossas cabeças que, o ser famoso é o ser perfeito, isso desperta o nosso interesse pelas suas vidas pessoais para que possamos provar para nós mesmos que eles também têm seus defeitos assim como nós, simples mortais.

    Parabéns brother e parabéns a Kátia pela montagem!

    Abraço!

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  3. ○○ Amigo,
    a Juliana Paes roe unha??? Que babado!! hehehehe
    este é um dos grandes defeitos da digitalização da informação, ansiando por atualizações estes sites (conceituados diga-se de passagem),acabam publicando as notas mais esdruchulas (é assim que se escreve?).

    Ponto negativo para a era digital

    abç ○○

    ResponderExcluir