segunda-feira, 18 de maio de 2009

Novelas

Oi galera, não tive tempo para postar meus trabalhos, e esse é o motivo de tantas postagens seguidas, espero que entendam. Venho falar um pouco das telenovelas que são herdeiras das novelas do rádio,que são herdeiras dos folhetins dos jornais, que vieram dos romances franceses do século 19, sucessos dos romances da cavalaria da Idade Média. Desde 1963 quando estreou 2-5499 Ocupado, primeira novela diária da Televisão, a teledramaturgia vem evoluindo ao longo dos anos.

Com “Irmãos coragem” transformou em mito a idéia de novela ser só para donas de casa, inspirada em filmes de bangue-bangue, essa historia com um faroeste em cena, não poderia ser mais masculino, conseguiu a façanha de ter mais audiência que a final da copa do mundo um dia antes entre Brasil e Itália. A partir daí as novelas passam a ser feitas para todos, já que o autor tem a obrigação de respeitar o publico criando historias que certamente serão aceitas por todos.



O sucesso de sair dos estúdios para fazer as gravações em ruas, veio com Beto Rockfeller, um realismo que causa muita intimidade com o espectador.


Curiosidade: Após quatro anos de guerra e 200 mil mortes, sérvios e muçulmanos fizeram uma trégua no meio de uma guerra para assistir os últimos episódios de “A Escrava Isaura” .
Visam problemas sociais, como divorcio, drogas, bebidas, brigas de famílias, ou até mesmo a doenças como a leucemia, que muitas pessoas desconheciam de seu significado até a novela “Mulheres Apaixonadas “Onde a atriz Carolina Dieckmann, raspa seu cabelo por causa do tratamento contra leucemia.Cerca de 79% dos televisores do pais, estavam sintonizados na novela no momento. Mas hoje vivemos uma fase de adaptação, os telespectadores são mais seletivos e a televisão já não é a novidade do momento.














Vou usar uma emissora que merece atenção especial em suas teledramaturgias, a “Rede Globo” , para retratar melhor esse assunto. As telenovelas vem caindo a dez anos, mas seu declínio se acentuou neste ano.A Globo vem enfrentando uma fase ruim em suas novelas já não atingem mais aquela grande audiência. Umas pessoas alegam que são os temas das novelas que estão levando a globo para baixo, a formula que funcionava nos anos 70 e 80 , hoje em dia não tem a mesma eficácia de antes, não chamam mais atenção, que o folhetim está perdendo audiência. A situação está tão critica que a Universidade de São Paulo pretende lançar seu primeiro curso de especialização em novelas para reformular e renovar o gênero e chamar a atenção de quem está na frente da telinha novamente.



Alem disso os autores não conseguem fazer algo de atraente, como nas velhas novelas que encantavam o publico.O elenco recheado de ótimos atores envelheceu, e a globo não encontra ninguém a altura para substituir.




Outro vilão dessa historia é o avanço tecnológico, a sociedade brasileira mudou, vivemos um período onde a informação circula rapidamente, enfrentado obstáculos como a TV paga e a Internet. Novo formato que em dois anos, cresceu estimadamente 78% segundo Ibope. A novela tem todo tipo de publico, principalmente das classes mais pobres, mais ainda peca com os jovens, com historias e atores fracos , acabam trocando a novela por um seriado na TV paga. Aparente, um em cada cinco espectadores mudou de canal, de passatempo ou deixou a sala. Apesar disso o folhetim brasileiro faz muito sucesso pelo mundo e está presente em 130 países. O Brasil procura forma s de buscar essa audiência novamente para a teledramaturgia.

No Japão a tecnologia proporciona a ver novelas em celulares. Cerca de 57% dos adolescentes tem celulares, e o Japão já proporcionou e popularizou o poder de ver novelas em celulares. Diferente do Brasil, o Japão só necessita de um celular para assistir novelas. O fácil acesso a Internet por meio do celular, torpedos baratos de até 10 mil caracteres, favorecem esse novo formato. O primeiro Romance para celular foi Yoshi, que narra a luta de prostitutas adolescentes em Tóquio.


Referencias:
veja online - http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/audiencia-novelas-globo/tv-televisao-ibop-indices-queda-emissora.shtml
http://www.teledramaturgia.com.br/historia.htm
http://www.sampaonline.com.br/colunas/elmo/coluna2001ago31.htm

Videos:
http://www.youtube.com/watch?v=aO1NsJy5e6A
http://www.youtube.com/watch?v=z_b61pTXfFs
http://www.youtube.com/watch?v=-d3WdZ7ygs0

Postagem por:
Bruno Cesar O. da Silva,
Aluno da Universidade de Santo Amaro,
3ºSemestre de Rádio e Tv.

Um comentário:

  1. As novelas têm sua origem nos contos de Sherazade nas "Mil e uma Noites" segundo tese da profa. Cristina Costa da USP. Faltou falar da Long tail, não?

    ResponderExcluir