sábado, 9 de maio de 2009

O QUE É IPTV?

IPTV é um serviço de entrega de vídeos sob demanda na Televisão por assinatura via internet. Assim como nos computadores, nesta nova tecnologia a televisão do usuário recebe um IP de internet. Então podemos defini-la como a junção de um serviço de televisão com o de internet banda larga, ou seja agora estamos invertendo os suportes. Os conteúdos que eram transmitidos pela TV e que podíamos assistir no PC, agora poderemos ver na nossa TV conteúdos que eram de uso exclusivo dos computadores, em uma tela bem maior e com todo o conforto do sofá da sala de nossos lares.

É importante que se entenda que este novo modelo de TV, não é propriamente TV Digital. Apesar de a tecnologia de IPTV se utilizar da alta definição (HD) e por sua vez da TV Digital, cada uma possui características muito distintas. Na TV digital por exemplo a conexão com a internet é bem restrita. Já na IPTV, utiliza-se conexão com cabos de fibra óptica, e a conexão com a internet é extremamente rápida, justamente porque os conteúdos chegam via internet.

O serviço de IPTV exige uma conexão com a internet de pelo menos 4 MBPS, então se a pessoa utilizar a TV e o PC ao mesmo tempo isto não comprometerá o restante de banda porque há uma parte destinada exclusivamente à TV. Por exemplo, se você assina um pacote de banda larga de 2 MBPS juntamente com um de IPTV, o serviço deverá contar com pelo menos 6 MBPS, sendo 4 MBPS do TV. Assim como a TV Digital, neste serviço o usuário poderá realizar compras pela internet interagir acessando noticias bem como verificar o transito e a previsão do tempo.

Em São Paulo, a Telefônica disponibilizou, um serviço de vídeo sob demanda desenvolvido em parceira com a TVA, que permite aos usuários alimentar a TV com vídeos que chegam pela rede de fibra óptica. Chamado de Trio Xtreme, o produto reúne telefone fixo com franquia de minutos e ligações locais grátis na rede da Telefônica, TV digital da TVA e banda larga com velocidades entre 8 MBPS e 30 MBPS. No entanto, não são todas as regiões que possuem infra-estrutura de fibras ópticas, então o usuário interessado deve checar se o local de sua residência está dentro da área de cobertura do serviço. A TVA também conta com uma espécie de locadora virtual para IPTV, nela o usuário poderá escolher filmes, programas e series e montar a sua própria “Long Tail”. Uma parte do conteúdo pode ser baixada gratuitamente, outra tem preços entre R$ 3,90 R$ 6,90.




Imaginemos numa conexão de internet de 1 MBPS “compartilhada”, que trocando em miúdos é a internet normal que temos em casa, que nos finais de semana fica uma “carroça” porque tem um monte de gente fazendo downloads. Numa conexão como esta para baixar um filme de 2 GB em dias normais demora cerca de 4horas. Agora imagine uma conexão em fibra ótica, onde a conexão possui o conceito de “link dedicado”, ou seja, não existe ninguém brigando com você pelo mesmo sinal. Se este tal “link dedicado” tiver 30 MBPS, o mesmo filme levaria cerca de 8min para ser baixado. Não há dúvidas que é algo pra lá de “chapado”. Nela será possível também assistir os vídeos do YouTube, Joost, ou vídeos de qualquer outro site de broadcast.

Numa televisão IPTV, poderemos também por exemplo realizar chat com uma webcam. Imagino que com esta tecnologia, futuramente não iremos mais visitar os nossos familiares, pois poderemos vê-los em alta definição em nossas televisões, porque elas normalmente ficam na sala de nossas casas, então toda a família poderá se reunir e realizar visitas virtuais. Com elas não precisaremos pegar transito, e nem nos colocar a mercê da violência urbana, e chegaremos nas casas de nossos entes queridos a salvo, e por sua vez eles também chegarão a nossa casa. Está ai mais uma solução para os medos atuais que consomem a sociedade. É claro que fui irônico ao escrever isto. O problema fica por conta do contato físico. É lógico que em situações onde a distância é muito grande, realmente esta tecnologia vem para encurtar distancias e aproximar as pessoas. Porém num mundo cada vez mais individualista e corrido em que vivemos, logo estaremos fazendo visitas virtuais via IPTV nas casas de parentes e amigos que moram a poucos metros de nós, assim como já acontece com o MSN, Orkut e outros meios de comunicação, ou seja, a internet tem esta coisa de ao mesmo tempo aproximar e distanciar as pessoas.

É só questão de tempo para que seja concluída de vez a “fusão” entre TV e internet, e neste emaranhado de mudanças de suporte, extensões e híbridos, nos aproximamos de um futuro onde as máquinas sensoriais cada vez mais se associarão e convergirão com as cerebrais.

Fontes:
http://www.jeitospeedy.com.br/Xtreme/Xtreme-tv.aspx
http://www.baixaki.com.br/info/1529-o-que-e-iptv-.htm
http://info.abril.com.br/aberto/infonews/022009/17022009-23.shl
Aulas de Comunicação Comparada - Prof. Márcio Rodrigo

Um comentário:

  1. muito bom, tem que ser um henrique. hahaaha(brincadeira)

    eu acho muito legal, há uma coisa que eu até já tinha falado na sala da tv abrigar conteudos da internet para competir com a mesma.
    ainda acho que isso é um contra ataque da tv para não morrer da mesma forma que o rádio teve que mudar também, mas isso é uma opnião particular, penso eu também que a area de rádio e tv vai ser afetada em muito por isso de dois modos, primeiro que qualquer um pode fazer conteudo e passar na tv (o que para nós de rtv é ruim), mas de outro lado com a tecnôlogia digital na tv as pessoas não vão querer ver direto filmes em baixa definição (o que é bom para nós)

    ResponderExcluir