quinta-feira, 21 de maio de 2009

A Verdade...

Estava eu pensando depois de ler o post do "Senhor Diego Leite" sobre Clint Estwood, sobre o que seria a verdade. (Post do Diego -> http://radioetvunisa.blogspot.com/2009/05/clint-eastwood-uma-lenda-viva.html )

E fui pesquisar sobre a verdade filosófica e fui vendo que a verdade é uma coisa muito relativa, já que o que é verdade para algumas pessoas para outras pode ser apenas mais uma mentira. Tanto é que para Nietzshe, a verdade e a mentira dependem principalmente do ponto de vista de quem recebe a informação.

Cito minha antiga professora Gecimar, que sempre dizia que a história é contada sempre pelos ganhadores de uma guerra.

A verdade, já que é formada por pontos de vista analiso a mesma como uma "releitura". Tome como exemplo a história do livro "Charlie e a Fábrica de Chocolate" de 1961, o filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de 1971 e por fim, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" de 2005. As leituras dos diretores sobre o livro são totalmente diferentes, dando importâncias diferentes a certos detalhes do livro. A verdade por sua vez tem um aspecto importante que se familiariza com o exemplo citado: "Quem conta a história?"

Para poder acreditar em uma história que um meio de comunicação informa é necessário que exista o minimo de credibilidade no meio, não acreditando que isso seria um "espetáculo" afim de ganhar audiência e consequentemente dinheiro com patrocinadores.

O que considero importante é que as vezes uma mensagem pode ser distorcida apenas para atrair clientes e vender histórias não importando-se com qualquer consequencia que possam trazer para a humanidade e não preocupando-se em produzir informação com qualidade.


Bibliografia:
Aulas de Comunicação Comparada - Márcio Rodrigo
Aulas de História - Gecimar

3 comentários:

  1. Kant provou que não existe a verdade, mas sim VerdadeS...

    Belo post.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post João, outra coisa que acho importantíssima de falar, quando se trata da verdade filosófica, é sobre a retórica e sobre os sofistas, mesmo a verdade sendo relativa, ou seja, de certa forma a verdade é uma ilusão, há maneiras de fazer com que essa ilusão tenha aspecto de verdade através da retórica. Para o nosso curso e para o caminho audiovisual que imagino que iremos seguir, uma das coisas com que mais iremos lidar é com a noção de realidade e com a relatividade da verdade.
    Por isso é imprescindível que saibamos ser convincentes.

    ResponderExcluir
  3. Sobre o comentário do Márcio Rodrigo sobre Kant:

    "Kant 'PROVOU' que não existe verdade e sim VerdadeS"...

    Será que ele provou mesmo?
    Não seria contraditório provar que tudo é improvável?

    ResponderExcluir