sexta-feira, 22 de maio de 2009

¨ quarto poder ¨ enfraquece

Nos últimos tempos, cada vez mais a mídia impressa, ou mídia jornalística, tem perdido espaço, e não foi pouco, há alguns pontos a ressaltar, primeiro perderam a principal função, a noticiosa, depois que o público descobriu que não precisa mais comprar jornal, para saber o que se passa vê na internet, além de ter perdido a função mediadora, por se afastarem da sociedade, também no ano passado, a dramática queda na receita publicitária para muitos dos mais famosos jornais do Mundo..
Jornais impressos perdem e não é de hoje muitos leitores, seja Ocidente ou Japão.
No Japão, os cinco maiores perderam um quarto de seus compradores nos últimos dois anos, aproximadamente 13 milhões, já nos Estados Unidos, 2 milhões, alguns abaixo;
Tiragem diária em queda:
Japoneses: Yominu Shimbum 14 milhões para 10 milhões
Chinuichi Shimbum 4,5 milhões para 2,7 milhões
Americanos: Los Angeles Times 902 mil para 739 mil
The New York Times 1,1 milhão para 1 milhão
Acima o que tem a maior e a menor tiragem no Japão entre 2005 e 2008, respectivamente, já nos Estados Unidos, os 02 mais conhecidos, no mesmo período.
Na França, apesar da queda não ser forte, jornalistas pediram e o governo atendeu ajudando com E 600 milhões na forma de isenções fiscais.
Na Inglaterra, os diários, que são referência mundial em jornalismo, perderam 2,5% e 14 de leitores no último ano;
The Independent 14%, The Guardian 6%, Financial Times com 3% entre outros.
O Financial Times, mesmo com preço de capa mais caro e cobrando também o acesso online, se equilibra, The New York Times e The Washington Post, operam no vermelho. O Lê Monde, criado em 1944, vende hoje, apenas 320mil exemplares.
Só 03 jornais permanecem firmes; Al Ahram ( Egito ), Corriere de La Sierra ( Itália ) que recebe 88 milhões de visitas por mês ( na versão online ) e The Wall Street Journal, todos os outros entraram em crise.O L`Humanité de 1904, no ano passado, vendeu sua sede e procurou por doações.
Outros jornais americanos estão próximo da concordata, além da diminuição de cadernos, suplementos literários e extinguindo até 02 edições por semana.
Tudo isso, aliado ao principal motivo e fonte regular de notícias, ou seja, a internet, sem dúvida nenhuma, é o meio mais utilizado, para toda e qualquer informação.
A internet já supera todos os meios de comunicação e exemplos disso temos a quase todo instante, como alguns desses exemplos:
A mobilização ocorrida no atentado em Madri, na Espanha onde 100 mil espanhóis, --convocados por torpedos, mudando assim a eleição presidencial local;
Também na campanha de Obama, onde milhares de pessoas, doaram U$$10 atraves das redes de relacionamento, para que o primeiro presidente negro, fosse eleito.
O torpedo, o maior meio de mobilização social, funciona até hoje, depois de uma campanha do Hospital das Clínicas que estava com 325 bolsas de sangue, assim io Pró –Sangue, assim pediu a operadora Claro, que enviasse um torpedo a respeito, sucesso absoluto, até hoje pessoas mantém essa contribuição á saúde.
Apesar de não ser motivador para o setor, não significa o fim dos jornais, um universo com mais de 11000 em todo o mundo, assim, há locais em que ele também ganha adeptos da leitura impressa. Na China, com uma revolução industrial e urbana, cada vez mais crescente, os jornais, também ganham espaço com 12 diários; o Japão, tem 15 diários com um 1 milhão de tiragem, na Índia tem 11 e acredite a Coréia tem 2.
Só o Asahi Shimbum, mesmo com as perdas já mencionadas, tem 2,5 vezes, mais leitores do que os 80 maiores diários brasileiros somados, acredite, parece negocio da China, mas é do Japão, nem tudo está perdido para as máquinas impressas que resistem.

Revista do Brasil / n 35 maio/2009

2 comentários:

  1. A desvantagem disso é que: Ao ler a noticia na Internet, as pessoas só pegam a Noticia Principal (O titulo), e pensam estar por dentro do assunto, e na verdade nem saber ao certo do que se passa.

    Bruno Cesar

    ResponderExcluir
  2. E vc acha que a pessoa lê a notícia toda no jornal em papel?
    O quarto poder agora vai se transferir para a internet... e que bom que vai ter um pouco de sua influência diluída...

    ResponderExcluir