quinta-feira, 21 de maio de 2009

Orkut é Cultura


O site surgiu como uma brincadeira entre amigo, hoje tem milhões de usuários no mundo sendo 62% só no Brasil.
A comunicação mediadora por computador trouxe as mais variadas modificações para o meio, com isso alguns conceitos da sociologia também.
Assim que surgiu o Orkut e suas comunidades muitos sociólogos se perguntaram: esse tal de Orkut é cultura?
Antes do Orkut para ser considerado cultura tinha que ter um ambiente físico (Haver muitas pessoas) hoje esse conceito mudou, no site há várias pessoas. Para muitos é uma afronta unir Orkut e cultura na mesma palavra. Se cultura é tudo o que nos cerca por que não? Se ele nos cerca tanto por que por que não?
Uma das denominações da cultura é estar na maneira de pensar, sentir e agir da humanidade. Quando há interação e construção de símbolos, padrões de comportamento e outros valores que consolidam as ações de um grupo, ele não poderia estar inserindo no que se chama de cultura? Não da mais para negar que o Orkut faz parte da cultura digital e que ele influencia o comportamento doa usuários, dentro e fora da Internet.
O Orkut está inserindo ao nosso espaço simbólico, social e cultural. As relações estabelecidas nos grupos vão formando nossa identidade cultural no mundo on-line.
Outra polêmica são as comunidades infelizmente muitos não sabem usar deste recurso como uma forma sadia, usam para o mal, para os ciberscrimes fazendo apologia ao crime, pedofilia, gangs marcando confrontos, etc...
Por outro lado existem inúmeras comunidades bacanas , onde pessoas que gostam das “mesmas coisas” se reúnem, trocam idéias, fazem amizades.etc..
Dizem por aí que o Orkut é destruidor de relacionamentos amorosos, pois com as vidas tão expostas outras pessoas não muito desejáveis acessam e fazem um verdadeiro inferno na vida de um casal por exemplo. Ele também ajuda encontra pessoas que você não ver desde mil novecentos e bolinha, quantos relatos de pessoas que se conheceram e até mesmo se casaram através do Orkut. Basta cada um ter a consciência de que forma usá-lo.
Bom galera com o tempo tudo muda, Weber já dizia que o ser humano não vive sozinho, isso já sabemos, basta acostumarmos com essa nova cultura que veio de uma certa maneira para revolucionar o meio de comunicação, e que apesar de estarmos sozinhos fisicamente temos muitas pessoas para nos comunicar.

Por: Fernanda Gama

Fontes:
www.mcmagazine.uol.com.br
Baseado na aula de Pesquisa da Comunicação (Fernando Moraes)

2 comentários:

  1. legal.
    acho que o orkut é uma ferramenta legal, essa história que ela acaba com relacionamentos para mim é piada, se um relacionamento for rompido por causa do orkut, quer dizer que já não ia bem das pernas.

    ResponderExcluir
  2. Vc provou que Orkut É CULTURA. Parabéns.

    ResponderExcluir