domingo, 24 de maio de 2009

Internet Brasileira

A Internet no Brasil teve inicio no ano de 1987 quando na USP pesquisadores de todo o pais discutiam a implantação de uma rede para fins acadêmicos.
Em 1988 consegue o acesso à BITNET, através de uma conexão de 9,600 bps (Bits por seg) estabelecida com a universidade de Maryland.
Já em 2001 a unicamp inicia sua preparação para acessar a Internet 2 em alta velocidade atingindo a velocidade mínima de 155 Mbps, podendo chegar até 2,5Gbps.
Deste passo até então a Internet tem crescido cada vez mais, tanto na questão da acessibilidade quanto ao números de usuários.
Em uma pesquisa divulgada no ultimo dia 24/03 pelo Ibope diz que o Brasil e a 59º economia mais conectada, com São Paulo possuindo 21,5 Milhões de internautas ativos utilizando conexão de banda larga (87%).
O que a Internet traz de beneficio com esses números é a quantidade de serviços que podemos encontrar na rede, como por exemplo o acesso a conta bancaria sem a necessidade de ter que enfrentar as filas das agencias, compras on line entre outros.
Também é registrado um grande números de acesso aos sites de relacionamento como Orkut, que um tempo atrás teve que disponibilizar o acesso ao idioma português devido o numero de internautas brasileiros registrados.
Com todos esses benefícios os brasileiros atingem a média de 22 horas e 10 minutos mensais de navegação.
Com esses dados podemos ver como cada vez mais temos uma certa dependência tecnologia.
Algumas semanas atrás alguns servidores pararam de funcionar e muitas empresas deixaram de faturar devido a falta de conexão. Aqui ponto vamos chegar?
Será que em algum momento vamos ser totalmente dependentes? Será que isso poderá afetar a nossa economia?
Será que devemos acreditar no futuro da Internet, ou criamos uma caos? Quem viver verá.


Fontes: http://www.museudocomputador.com.br
http://idgnow.uol.com.br/internet/2009/03/24/internautas-ativos-no-brasil-chegam-a-24-8-milhoes-em-fevereiro-diz-ibope/

http://computerworld.uol.com.br/negocios/2009/03/26/brasil-e-59a-economia-mais-conectada-do-mundo/

2 comentários:

  1. Gostei do seu texto. Essa pergunta sobre a INTERNET quem souber por favor nos responda .. rs

    abç.

    ResponderExcluir
  2. Fernando,

    São Paulo tem 12 milhões de habitantes e a Grande São Paulo no total 19 milhões. Logo, este número de 21,5 deve estar errado, não?
    A internet não vai afetar, já afeta a economia diretamente a economia e isto só tende a crescer. A sociedade toda se organiza na rede...

    ResponderExcluir