sábado, 30 de maio de 2009

O que vem por ai...

O que vem por ai...



Wolfram Alpha


Você conhece a maior biblioteca do Mundo?
A maior Biblioteca do Mundo é a do Congresso Americano e existem muitas outras com acervo para satisfazer o interesse e ampliar o conhecimento sobre qualquer tema, basta ir à uma biblioteca perto de você, mas o que isso tem a ver com você que lê nesse momento esse artigo ?
Metade desse acervo norte americano, está a um clique, basta acessar a mais nova ferramenta de buscas na internet, lançada na semana passada e com certeza vai agradar com recursos diferenciados dos tradicionais, por exemplo, Google e Yahoo, que buscam e indicam a página para que você continue a sua procura da informação.
Trata-se do site Wolfram Alpha, que abastecido por 200 especialistas ao longo de 4 anos, colheram dados o suficiente para que o interessado tenha a informação, porém com uma eficiência maior, disponibilizada em forma de gráficos e tabelas, que além da rapidez, é a principal característica desse novo site.
Após solicitada, rapidamente o site, seleciona os dados ao assunto e calcula usando 50000 modelos matemáticos para que você tenha a resposta, com capacidade até de informar com precisão, por exemplo, todos os valores nutricionais de um prato de comida ou mesmo a possibilidade de alguém sofrer um infarto tendo seus dados médicos e hábitos de vida calculados. Tudo isso com a precisão dos dados armazenados.
No âmbito cientifico, o inventor desse site, o físico inglês Stephen Wolfram, é conhecido como o inventor do Mathemática, sistema utilizado nos meios acadêmicos e tecnológicos de empresas, cujo processamento de cálculo é bastante popular.
O banco de dados do site, será alimentado com muito mais informações, inclusive factuais, para que possa responder perguntas que não precisem de cálculos matemáticos, visando uma eficiência maior, como a pergunta feita, a um agente secreto, ¨O que faz a noite, virar dia ? ¨, por exemplo, por um computador que não entendeu a resposta e disse, ¨ Eu só cálculo e analiso ¨ respondeu o computador, no filme Alphaville, de Jean Luc Godart, cineasta famoso da década de 60, voltando a atualidade, quem sabe, com os novos dados armazenados, teremos respostas para outras perguntas, assim, a inteligência humana e das máquinas, agradece.
Ahh, não podia esquecer e tenho que dizer, o site é em inglês.


Bing

Apresentado na Conferência All Things Digital , pela Microsoft, que lançou na última quinta-feira, uma nova ferramenta de buscas, o Bing , apesar do nome incomum, que tem como objetivo, ajudar nas tarefas mais complexas, para fazer frente ao sucesso do Google, que tem crescido bastante ultimamente.
O buscador, é designado como sendo ferramenta de decisão pela forma como vai disponibilizar a forma de busca, por exemplo, uma cantora, o resultado mostrará, vídeo, letras e outros tags referente ao que procura.



http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI101419-EI4795,00.html



Feito especialmente para facilitar a vida e a forma de procura mais rápida do item que a pessoa procura, não apenas o link, mas se for um produto de compra, terá como informações adicionais, o valor comparado a outros lugares, facilitando dessa forma a escolha do usuário, como por exemplo, o melhor restaurante, decisões de negócios, planejar uma viagem, conforme serviços oferecidos, on line ou ranqueados.
È uma investida com pretensão de marcar presença na lista de buscadores com destaque Google com 64,2% em primeiro, seguido do Yahoo com 20,4% em segundo e a Microsoft em terceiro com 8,2%.
http://www.bing.com
A ferramenta estará no ar, a partir de 03 de junho de 2009, é esperar para ver.



Revista Veja pagina 148 Internet Maio de 2009
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3791716-EI4802,00-Microsoft+anuncia+sua+nova+ferramenta+de+busca+Bing.html
http://tecnologia.terra.com.br
http://tecnologia.terra.com.br/galerias/0,,OI101419-EI4795,00.html
http://www98.wolframalpha.com/input/?i=caffeine+vs+aspirin

2 comentários:

  1. Legal o tema, porém acho que dá pra fazer uma reflexão maior sobre Inteligência Artificial, fazendo intertextualidade com vários filmes sobre o assunto.

    Abraços !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Johnny, pelo comentário...inclusive estou lendo e comentando todos os posts ( ainda não li o seu ) mas já li um sobre diversos filmes que acabei de comentar...

    ResponderExcluir