terça-feira, 12 de maio de 2009

Teatro Mágico - a internet e arte independente

“Os opostos se distraem e os dispostos se atraem”
Depois do ultimo post meio conturbado, hoje vou falar de algo mais leve, mas não menos importante, ou seja, a mudança brusca na área de comunicação seguindo o raciocínio do ultimo post do Luis sobre a kodak e as ultimas aulas .

Começo essa texto com a frase tema da trupe não à toa, explicarei:
Se antigamente o publico era só receptor hoje em dia não ele interfere diretamente na arte, antes se comprava um disco (pagando os olhos da cara) por causa só de uma musica de sucesso, já em nossa época pode-se baixar da Internet só as musicas de interesse e de graça e até fazer conteúdos.



Entramos em um contexto diferente, nos anos 80 o sonho de toda banda era se fixar em uma gravadora, vender muitos discos e ficar rica e famosa, discutíamos esses dias na sala de aula, por que a Madona voltou a fazer shows no Brasil e diz que voltará a fazer outros em breve depois de quase duas décadas, creio que com o computador entrando no cotidiano das pessoas realmente “os opostos se distraem e os dispostos se atraem”, já que as bandas passam a ter como sua principal fonte de renda o show e não a venda de CDs, sendo as musicas baixadas da internet, alem de tirar um pouco a força das gravadoras sendo que elas trabalhavam com um distanciamento muito grande do publico, tanto que em CDs internacionais em grande maioria a musica de trabalho é a mesma para todos os paises, ou seja, não se leva em conta à cultura de cada um.

Cantores como Malú Magalhães saíram da Internet e alavancou sua carreira, com o TM acontece à mesma coisa, mas há algo a mais, enquanto Malú usou um meio e passou a fazer sucesso sem levantar nem uma bandeira, o TM levanta a bandeira da arte independente visando à qualidade e alem disso eles fazem uma hibridização no ramo das artes, o que acaba fazendo uma união maior com o publico, explicando melhor, o que acontece é que por eles não entrarem em gravadoras e não pagam jabá, por conta disso musica deles raramente passa nas rádios e na tv e os meios de se ter contato com o trabalho deles é mais a Internet e o próprio show, a hibridização acontece, pois há no grupo a junção de circo, de representação de crônicas no palco (que depois vão parar na TM tv), musicas como cidadão de papelão em que entra um monstro gigante no palco e há toda uma interpretação na musica, alem de poesias, malabarismo, entre outras coisas.

Eles trabalham com uma aproximação semelhante a do circo e do teatro, não que os shows normais não tem aproximação, mas os shows deles tem muito mais referencias, lugares para se olhar e se sente melhor o corpo a corpo do artista com o publico.

Depois da ditadura militar do golpe de 64 (pois me nego a chamar de revolução) por algum tempo se deu espaço para as artes, principalmente a musica, mas por muito pouco tempo sendo só os anos 80 se muito, pois as gravadoras começaram a pagar fortes jabás (tanto que havia rádios que a maior fonte de renda era o jabá) e com isso a arte saio das mãos dos militares, mas sentou no colo sórdido da burguesia e pessoas poderosas.

Na época da ditadura militar foi diminuído o salário do da população com uma tática que usaram para baixar a inflação (dava-se aumentos salariais inferiores a inflação) alem de colocar militares vistoriando professores em escolas e faculdades, foram tiradas do currículo escolar matérias como filosofia e musica (matérias essas que grandes culturas como a Grega tinha como fundamentais), ou seja, arrasaram a cultura brasileira e antes dessa cultura poder se levantar entregaram-na nas mãos da burguesia (a quem não interessa uma população inteligente que possa bater de frente com ela, é melhor pessoas que saibam somente o próprio trabalho como as do livro “o admirável novo mundo” de Aldous Huxley e publicado em 1932), Adorno diz que a arte é essencialmente terrorista, mas não é o que acontece com a nossa, onde nos teatros o que impera é a comédia leve, no cinema os filmes de Hollywood e na musica há praticamente só canções falando de amores que não deram certo (na mídia).

Com o advento da Internet grandes empresas de comunicação estão caindo ou tendo que se adaptar bruscamente a nova era para não falirem, (a velha lei da natureza, adapta-se ou morre) o que acabou acontecendo é que o avanço tecnológico que décadas atrás encheram o bolso dessas empresas, hoje em dia está tão grande que as pessoas podem fazer conteúdos e escolherem o que querem assistir, tirando muito do poder de manipulação sobre o conteúdo das empresas de comunicação, o que cai na teoria de Long Tail (se antes haviam poucos produtos de informação para muitas pessoas, hoje se toem vários meios de comunicação, alem de nos próprios meios ter aumentado a concorrência, acabando acontecendo que fica muito difícil se ter à dominação do mercado de comunicação como a tv Globo tinha nos anos 70, 80 e até 90).

O que acontece é que a cultura tem tudo para voltar as mão de onde ela nunca deveria ter saído, as dos artistas e do publico e os meios de comunicação vão ter que arranjar outra forma de ganhar dinheiro, podendo se for do gosto do publico se priorizar a qualidade, fazendo nossa cultura voltar a crescer.

E as gravadoras que tanto dinheiro já arrancaram de nós já não dão mais sentido a sua existência já que a era dos CDs, DVDs, entre outros está no fim, os filmes e as musicas vão continuar vivos, mas os suportes não e com a Internet pode se haver o acesso de todo mundo a informação, o TM já dispensou contrato com uma grande gravadora muito provavelmente tendo percepção dessa nova era da comunicação que estamos começando a entrar.

Espero que parem de usar dessa arte fraca de reflexão no futuro e a população possa ter uma critica dessa sociedade e não engula tudo que lhe aparece pela frente, pois por falta de informação há muitas pessoas que passaram pela ditadura militar e não se deram conta quanto que ela nos destroçou como civilização e da mesma maneira que usaram a jovem guarda para a arte não dar poder de reflexão ao publico estão usando hoje outros estilos de musica com o mesmo intuito.

Pois evoluíram muito nossos meios, mas não tanto nossa cultura, tanto que logo a população terá a tv digital, (por que hoje quem tem são poucos), mas o mais difícil é saber o conteúdo que irá se passar com ela, a qualidade da imagem e do som há muito tempo vem melhorando, mas o conteúdo continua o mesmo.

Pesquisa:

Livros:

Dias de luta - Alexandre Ricardo
O admirável novo mundo - Aldous Huxley

Site:

http://www.oteatromagico.mus.br/novo/
http://www.culturabrasil.pro.br/ditadura.htm

3 comentários:

  1. Muito bom Goes, principalmente por ter lembrado,desse livro fantástico escrito em 1932 pelo inglês Aldous Huxley. E sem duvida amigo, em 1964 sofremos um maldito golpe!
    "Uma máquina de Música Sintética trinava um solo de supertrobone de pistão". (frase do livro Admirável Mundo Novo, autor Aldous Hulex).

    Luis Leite

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Henrique,
    Eu mesmo sou um que apesar de gostar muito de música, dificilmente compro um cd, mas sou especialista em baixar da net. Pra que comprar se podemos ter de graça?

    H. Elifas

    ResponderExcluir
  3. Gois seu piqueteiro. Vou mandar o SNI atrás de vc... rs
    Que venha o admrável mundo novo que vocês já entenderam...vão nadar nele de braçada!

    ResponderExcluir