sexta-feira, 22 de maio de 2009

O poder do positivismo



A intertextualidade está completamente presente em nossa área de estudos que é a comunicação. Pelo simples fato dos milhares de anos passados e das milhões de obras realizadas, sejam elas pinturas, livros, filmes, fotos, etc., praticamente tudo o que se cria atualmente possui referências a algo anterior. Isso é chamado de intertextualidade, que com base em outras obras, é possível se criar algo novo, porém com idéias que talvez já tenham sido utilizadas de alguma forma.
Em um sábado chuvoso, tive a idéia de alugar alguns filmes (caso raro, já que com os avanços tecnológicos é possível assistir aos mesmos filmes sem sequer sair de casa, porém, por motivo de nostalgia, o fiz da mesma forma), entre eles pude assistir ao filme “Sim Senhor” e na seqüência me veio à idéia de um post.
O filme conta a história de um homem que não estava disposto a mudanças, e para toda oportunidade que surgia, ele dizia Não. E no decorrer da história ele conhece uma espécie de irmandade na qual ensinam as pessoas que elas atraem o que pensam e assim era preciso dizer sempre sim a oportunidades que a ele surgissem. No entanto, após muitos acontecimentos, o personagem percebe que é necessário que haja um equilíbrio entre o Sim e o Não.
Logo de cara, percebemos muito do documentário The Secret (O Segredo) que mostra-nos a lei da atração e o quão é importante que tenhamos pensamentos positivos. Isso é uma evidência clara de intertextualidade do filme Sim Senhor. Apesar de se tratar de uma comédia, o filme Sim Senhor baseia seu conflito principal na teoria apresentada no documentário O Segredo.
Saindo um pouco das entrelinhas do intertexto, vamos pensar melhor a respeito da influência que o documentário produzido em 2006 causou às pessoas. Mesmo se tratando de um tema já “batido” em livros de alto-ajuda, o documentário causou polêmica e levou a cabeça de muitos de que é possível traçar seu próprio destino através de pensamentos positivos. Meu objetivo não é entrar em questão se é ou não verdade o conteúdo do filme e sim destacar o poder da mídia mais uma vez na descentralização da informação. Foi tanto o sucesso do filme, que na seqüência gerou um livro, que acabou por virar Best-seller.
Dessa forma, podemos notar a velocidade com qual se espalha uma informação com elementos bem elaborados, que foi o caso de O Segredo, que por si só já possui intertextos de outras obras, porém soube diferenciar e transformar isso em sucesso.

Referências:


- Filme “Sim Senhor”, dirigido por Peyton Reed.
- Documentário “The Secret”, dirigido por Drew Heriot.
- Aulas de comunicação comparada

Um comentário:

  1. Bem observado Felipe...

    O positivismo nos leva longe, já o negativismo nos leva a crise mundial.

    Daniel Dias de Almeida Santos.

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