terça-feira, 5 de maio de 2009

Telepresença no auxilio a medicina Brasileira

A tecnologia tem avançado rapidamente cada vez e as novas mídias tem favorecido para tal crescimento.
Lucia Santaella no texto Culturas das Mídias diz que a natureza híbrida, biocibermetica e realidade virtual acentua-se amplia-se para o nível planetário nos eventos telecomunicativos chamado de telepresença.
Seguindo a mesma linha de raciocínio vou mostrar um invento que alinha a Internet para a melhoria da medicina brasileira.
Agora é possível fazer diagnostico pela Internet e ainda utilizar robôs para fazer cirurgias com muito mais precisão.
“ Do Ponto de vista tecnológico vamos evoluir muito, a ponto que, provavelmente em uma década no Maximo, teremos um chip em que, colocando uma gota de sangue, você consegue fazer 150 exames laboratoriais e transfere via telemedicina” afirma o presidente do Conselho Brasileiro de Telemedicina, Chão Lung Wen.

Alguns médicos também tem utilizado a Internet para ajudar os seus pacientes com um diagnostico mais eficaz, consultando um especialista durante as consultas.
Desta forma um especialista que esta em uma cidade grande, poderá ajudar a pacientes em outra cidade, onde não é possível esse tipo de atendimento com tanta rapidez .
Assim o homem utiliza a Telemedicina como sua extensão ampliando os seus poderes de telepresença.

Quando utilizado em cirurgias, os computadores possui ainda mais a função de extensão do homem, pois alem de causar menos dor aos pacientes possibilita uma cicatrização mais rápida e permite ao profissional de medicina fazer cortes mais precisos e muito mais profundos sem causar muita dor.



Fontes: Livro Cultura das mídias Lucia Santaella

www.youtube.com ( para a busca do video)

www.g1.com.br/jg

2 comentários:

  1. ×× Chão Lung Wen... hehehe
    quem disse que a China só serve para produzir réplicas?

    Abc ××

    ResponderExcluir
  2. acho que esse sim tem que ser o motivo de se ter tecnologia, ajudar a humanidade, mas há muitos que preferem investir em bombas do que em remedios.

    ResponderExcluir