sexta-feira, 1 de maio de 2009

Ressurreição Tecnológica
“... e todos viveram felizes para sempre.”

Não é possível garantir a “felicidade” eterna, mas, “viver para sempre” é algo que está cada vez mais próximo graças à tecnologia e a ciência. É o que afirma Ray Kurzweil, um dos maiores inventores e cientistas do mundo. Tido como fantástico por uns e fanático por outros, recentemente o cientista fez previsões que abalaram a comunidade científica. Kurzweil prevê que em um futuro não tão distante alcançaremos a era da Singularidade (referência ao termo usado na astrofísica que designa o ponto do buraco negro no qual não se aplicam as leis gerais da física): As máquinas superarão o ser humano em inteligência, nanorrobôs poderão eliminar doenças de nossa corrente sanguínea, eliminar partículas de poluição do ar e também poderão se reproduzir independente do comando do homem. E mais: O homem viverá para sempre e será possível “ressuscitar” os que já se foram, graças à possibilidade de se fazer uma espécie de back up em nosos cérebros. “Hoje em dia, achamos irresponsável não fazermos back up de nossos PCs. Mas aos poucos, começaremos a fazer back up de nossos cérebros. As pessoas ficarão surpresas ao saber que não podíamos fazer isso em 2010”, afirma Kurzweil.


Incentivado pelo pai, o compositor Fredric, Kurzweil gostava de programar computadores e criar foguetes ao invés de brincar como as outras crianças. Pai e filho sempre conversavam sobre a semelhança estrutural entre música e computadores e foi com base em algumas dessas conversas que Kurzweil, na ocasião com 16 anos, participou do programa de TV “I’ve got a secret” (Eu tenho um segredo) demonstrando uma música tocada por um programa desenvolvido por ele. A invenção rendeu o primeiro lugar na International Science Fair (Feira Internacional de Ciência). Entre suas invenções mais conhecidas estão o primeiro programa capaz de ler, o primeiro que transformava texto em fala e, mais recentemente, está o Mobile Reader (a versão para celulares do dispositivo de leitura para deficientes visuais).

Atualmente, além de dar palestras sobre a Singularidade, Kurzweil é conselheiro do exército americano trabalhando no projeto de decodificação de DNA para desenvolver antídotos para os mais diversos vírus. Com 61 anos, se prepara para assistir à era da Singularidade (que, segundo ele, deverá acontecer em 2045): Com o intuito de reprogramar a química de seu organismo, o cientista toma diariamente 150 pílulas desenvolvidas por ele mesmo em parceria com um especialista na área de retardar o envelhecimento. “Em 15 anos estarei dom 75 anos, mas espero que minha idade biológica seja 40”, diz.

Para o cientista, já em 2030, máquinas microscópicas chamadas nanorrobôs entrarão em nossos corpos para eliminar células doentes e vírus, além de reorganizar nosso organismo de maneira a nos tornarmos mais saudáveis e para que possamos viver mais. Da mesma forma, essas máquinas feitas por componentes moleculares, poderão escanear todo o nosso conhecimento e experiências vividas e transmití-los a um dispositivo fora do corpo (robô ou programa de computador) fazendo com que, em essência, todos nós possamos viver eternamente. À partir do ano de 2045, estes mesmos nanorrobôs irão se reproduzir sem a interferência humana e se utilizarão de um tipo de “matéria inteligente” chamada por ele de “computronium” para transformar qualquer tipo de coisa em objeto computadorizado, seja uma pedra, uma cadeira, etc. O universo se tornará consciente.
Nem todos são otimistas em relação à Era da Singularidade. Há os que digam que ela não acontecerá. Peter Norvig (Google) pondera: "No que diz respeito à suas (Kurzweil) idéias futuristas, prefiro aguardar. Não acho que exista alguma ligação direta entre o poder de processamento das CPUs e a habilidade de simular cérebros humanos. Não tenho idéia se será possível fazer upload da consciência de alguém para dentro de uma máquina ou outro corpo, ou se o que quer que resulte disso será capaz de experimentar as sensações do modo como fazemos ou de maneira semelhante".

Ao ser questionado se, após a Singularidade, o homem se tornará obsoleto, Kurzweil afirma que toda a humanidade, um dia, irá se fundir aos celulares, páginas pessoais, menssegers e decreta: “Se falharmos em estender nossa própria capacidade física e mental através de nossa tecnologia, nos tornaremos obsoletos, sim. Mas, na verdade, isso é o que já fizemos com nossas máquinas. Estamos o tempo todo executando tarefas mentais que não seriam possíveis sem esses dispositivos” e prossegue “Somos uma civilização composta de homens e máquinas. Não seremos capazes de distinguir e separar os homens das máquinas. Não estamos nos tornando obsoletos – estamos nos expandindo”
DICAS DE VÍDEO:
Trecho de “Terminator 3” (O Exterminador do Futuro – Rebelião das Máquinas)
http://www.youtube.com/watch?v=j_WXHTgr5XQ&feature=related

Trecho de “A.I.” (Inteligência Artificial)
http://www.youtube.com/watch?v=hSejJbemm0o&feature=related
Fonte:
KUSHNER, DAVID. A Era dos Homens-Máquina. Revista Rolling Stone. n 31,p.75-79, 2009

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lindo post.

    Esses tempos eu estava vendo café filosófico e havia um filosofo (não lembro o nome) que dizia também que um dos caminhos do homem é se fundir com a maquina, pois já não conseguimos processar as coisas de hoje em dia na velocidade que chegam a nós e ele dizia também que outro caminho é regredirmos tecnologicamente, mas será que agente consegue isso?

    O que acho interessante é que vivemos em uma época em que a natureza não suporta mais o desenvolvimento criado pelo homem e o homem logo logo não conseguirá mais acompanhar o desenvolvimento tecnológico feito por ele mesmo
    Sendo um pouco catastrófico acho que está perto do tempo em que deveremos escolher entre retroceder tecnologicamente e seguirmos o ciclo natural da vida ou virarmos maquinas de vez.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Henrique!

    Eu acho que o criador será sendo devorado pela criatura. Dá um certo medo de que tudo, um dia, vire um livro do Aldous Huxley... =P

    ResponderExcluir
  4. Talvez possamos prescindir da Natureza...
    Somos seres artificiais desde que descemos das árvores...nossa história pode ser resumida em "criar incessantemente novas extensões" de nossos próprios corpos...
    Por favor, façam back ups de vcs!!!

    ResponderExcluir