sábado, 23 de maio de 2009

A onipresença via internet




Neste texto irei falar um pouco sobre a onipresença. A onipresença significar o estar não estando, que é mais utilizada pela tecnologia mais famosa, a internet.


A internet, a grande tecnologia que o ser humano não consegue viver mais, esta presente em nossas vidas a todo momento, seja em casa, no trabalho , no parque ela está lá. E com ela podemos viajar para lugares que nem imaginamos, basta saber onde procurar e dar um click, você pode estar em um museu, em uma praia,..... Um exemplo que pode ser dado seria o google, o youtube e o orkut, as ferramentas mais usadas para que possamos ver e fugir desta dimensão e sermos narcotizardos pelas imagens sem sairmos do lugar, somente em nossa mente. Essa tecnologia pode ser considerada vinda do telegráfo, onde pode ser enviada mensagens a longa distância, assim como é feito hoje pelo computador.


Nós podemos ver outro tipo de utilização onipresente, na televisão, utilizando suas imagens, suas produções, entre outras apresentações, fazendo com que possamos ter atração pelos lugares e assim fazendo com que nos imaginamos neste local, também podemos citar as aulas dadas pela internet. São criadas salas virtuais, onde o aluno pode ver o professor ou somente ouvi-lo, assim aprendendo sem sair de sua casa.















São mais conhecidas por semi-presenciais, ou seja, você não necessita sair do lugar e pode assistir quando você quiser a única necessidade é fazer e entregar os exercícios, porém as discussões entre professor e aluno são feitas via e-mail, assim perdendo a troca de informações em discussões em sala.

Assim as mídias visuais fazem a onipresença mais frequente em nossas vidas e futuramente pode chegar mais além.

Fontes:

Aulas de Comunicação Comparada- profº Marcio Rodrigo.

2 comentários:

  1. Olá Radames!

    Realmente estamos num cenário em que não há mais a necessidade de estar num lugar específico quando se trata de comunicação com as novas ferramentas, pois elas surgiram com o propósito de facilitar nossas vidas.

    Sobre a educação à distância seria mais a questão de que não há o contato físico, o que engloba um contato visual professor e aluno, mas o que se perde em corpo, ganha-se em rapidez...

    ResponderExcluir
  2. A educação ocorre em todos os lugares...
    Mídias visuais, como assim?

    ResponderExcluir