sexta-feira, 1 de maio de 2009

O tempo não para

A chegada da televisão em 18 setembro de 1950, trouxe um costume: a família reunir-se na sala diante da telinha para contemplar o novo meio, assistir as novelas, o Jornal Nacional dando boa noite para o Cid Moreira. A Rede Globo assumiu a liderança e por anos jogou poeira na cara das concorrentes, registrando números altamente expressivos de audiência, principalmente nas novelas, para ter uma idéia, o último capítulo de Vale Tudo registrou 86 pontos de média com picos de 94. Bons tempos aqueles em que as novelas eram sinônimo de audiência,o que se vê hoje é uma série de maus resultados, em todos os horários. Ciranda de Pedra e Negócio da China foram os maiores fracassos da Globo, para ter uma idéia, Negócio da China ficou com 21 pontos de média na Grande São Paulo em suas duas primeiras duas semanas. As duas saíram do ar antes do previsto, mas qual a explicação para tal fato?O tempo. Ele passou, a sociedade mudou, valores mudaram e a emissora carioca simplesmente fechou os olhos para isso justo ela tão visionária fixou-se em bem sucedidas fórmulas que deram-lhe fama nos anos 70,80 e 90, pensou que a fonte não secaria nunca, mas ela secou sim e mesmo com os fiascos não se dá por vencida e não assume uma queda na audiência, segundo Luis Erlanger, diretor da Globo o que está acontecendo é apenas uma fase, assim como aconteceu no início dos anos 90 quando Pantanal tirou o sono da emissora da família Marinho, ele ainda diz que “ a tv entende e antecipa os desejos do telespectador e por isso é o veículo com maior possibilidade de liderar a convergência das mídias”.Como assim?O que a televisão trouxe de novo nos últimos tempos?Será que ele pensa que a interatividade barata na votação do Big Brother, o pay-per-view, disponibilizar parte de seu acervo em seu site, programas antigos bastam?Definitivamente não. A Globo deve ter a mesma linha de pensamento da Escola de Frankfurt, a qual dizia que o público tem uma postura passiva,que iria continuar assistindo a este verdadeiro mais do mesmo.Estamos na era da informação, rápida e abundante, todos têm pressa e cada vez menos tempo para ficar diante da televisão e ver uma história se arrastando por meses, cheias de lugares comuns, o que se quer é objetividade, uma trama que não traga a sensação de “eu já vi isso antes”,e a Record até tentou inovar com “Os mutantes:caminho do coração”, mas a novela-seriado, cheia de exageros, uma ficção-científica duvidosa recheada com jovens e bonitos atores fez barulho,mas não é nenhum fenômeno. Como diz o ditado: “os incomodados que se mudem”,é e isso que os telespectadores estão fazendo, mudando para a tv a cabo e principalmente para a internet,o Y ouTube que o diga,o site que em sua abriga em sua maioria vídeos de grupos de amigas dançando funk e outras bizarrices faz enorme sucesso, porém a qualidade é mínima.
Enquanto no Brasil a convergência ainda caminha a passos lentos, nos Estados Unidos, as redes perceberam que o tempo não para e trazendo novidades. A aposta são os webisodes, minisséries produzidas pela web. A série “Ulgy Betty”, exibido pela NBC ganhou um intitulado “Mode after hours” e ainda disponibiliza 10 episódios em seu site. Os conteúdos das séries da NBC podem ser acessados do exterior.Outra nova maneira de assistir tv é o Boxee, uma rede social que tem em sua tela inicial símbolos de tv aberta e a cabo,além de sites como YouTube e MySpace tv.Só que o destaque é do site americano Hulu que oferece 250 seriados, novos e antigos.Ele é gratuito e o espectador pode assistir os intervalos comerciais de uma vez só(não tem jeito, o famoso merchan existe na web!).
Não dá mais para ignorar: a convergência é um fato, as emissoras brasileiras precisam se convencer e rápido que não basta apenas jogar conteúdos antigos em seus sites, nem achar que gente jovem e bonita substituem uma boa história,vivemos sim em um mundo onde o visual é super valorizado, mas será que não é possível unir a tecnologia e bons enredos?
Muito se fala sobre convergência de mídias, em todas as discussões o único ponto
abordado é o da tecnologia, porém no Brasil ainda ela ainda não é associada a mídia.E por que não? Voltemos à Escola de Frankfurt, esta bobagem que tachou o espectador como uma massa de robôs programados a dizer sim para tudo sem contestar. O público está sim de saco cheio da mesmice, das histórias das novelas, dos mesmos cenários, dos mesmos atores e para se livrar dessa repetição, cada um se vira como pode, uns vão para os canais da tv paga, outros para a internet assistir filmes, séries,ouvir música,quem não tem acesso à rede mundial de computadores vai ler ou dormir, mas uma coisa é certa, a falta de opção faz um número cada dia maior desligar a televisão.
Postado por Sumaia Santana

Referências bibliográficas:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI66582-15220,00.html – acesso dia 01/04/2009

Redação TeleSéries http://teleseries.uol.com.br/heroes-the-office-e-rescue-me-ganham-episodios-na-web/ , Heroes, The Office e Rescue Me ganham episódios na web, matéria do dia 14/07/2008, 23;59 – acesso em 29/04/2009

http://www.cineseries.com.br/noticias-series/ugly-betty/abc-anuncia-seis-episodios-de-ugly-betty-para-internet matéria do dia 30/03/2009 - Seg, 30 de Março de 2009 17:48 – acesso em 29/04/2009

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos/asp301220034.htm - acesso em 01/05/2009

Um comentário:

  1. Bom post.

    Não acho que a Globo caia na teoria da escola de Frankfurt, tanto que por causa dela o controle remoto demorou mais tempo para chegar no Brasil, pois eles tinham o entendimento que ele poderia trazer queda de audiência.

    Não sei se na verdade o povo quer novidade, pois Malhação está no ar a mais de 10 anos e não apresenta muitas novidades de uma temporada para a outra, também penso que a internet traz novas possibilidades e do mesmo modo que o rádio teve que se adaptar a tv também terá, mas vejo uma luz no fim do túnel, da mesma forma que o rádio quando entrou a Fm teve um fôlego novo, penso que será o caso da tv com a tv digital e lendo o post do Elifas creio que a tv digital será um concorrente a altura para a internet, mas isso só o tempo pode nos responder.

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