sexta-feira, 22 de maio de 2009

O Grande irmão!

Quando você assiste o programa Big Brother, provavelmente você se pergunta de onde surgiu esse nome.
E quando ouve os participantes se chamando de Brothers e sisters então, nínguem entende nada! Do ponto de vista de origem do termo isto é um engano.

Você que fica na poltrona assistindo o programa está mais para brother do que os fortões e as gostosas na tela.

Criado pela empresa holandesa Endemol, o nome Big Brother foi inspirado no livro “1984”, escrito em 1948 pelo inglês George Orwell. O autor tinha a intenção de imaginar e alertar gerações futuras de como seria a sociedade nos próximos anos. O Romance retrata uma sociedade totalitária e dominada pelas ferramentas tecnológicas, comandada por um ditador anônimo, chamado Big Brother (Grande Irmão). Em todos os cantos possíveis lá estava ele, observando e ouvindo.

A obra de Orwell deu origem ao reality show mais assistido nos mais de 30 países onde é veiculado.

Mas falei de Big Brother e da Obra de George Orwell para falar de algo mais recente, já que não temos nenhuma edição do BBB no ar, atualmente um outro meio de comunicação poderia se enquadrar na visão de Orwell sobre o futuro da humanidade e sua relação com as novas tecnologias e a falta de privacidade.

No livro O Big Brother tudo vê e tudo sabe sobre cada habitante através de dispositivos chamados teletelas e através dos cidadãos, incentivados a observar e denunciar atos e idéias que pudessem ser contrários ao regime. hoje podemos considerar a internet, a representação do Grande irmão de Orwell, o que tudo vê e tudo sabe.

Quer descobrir alguma coisa? Joga no GOOGLE!
Com certeza você já ouviu isso de alguém.

Provavelmente é ele que mais te conhece, sabe os sites que você mais acessa, as pessoas com quem conversa pelo seu email, o que você gosta de ouvir, de fazer, de ler, se namora pela sua conta no orkut, o que você gosta de falar pelo que você escreve no blog que criou. enfim o Google pode ser considerado o grande irmão da atualidade! mas ele não é o unico.

Mas quem quer privacidade não é? a internet não é o lugar para quem procura isso, como diria andy warhol “chegará o dia em que todas as pessoas vão ter seus quinze minutos de fama”, quer os seus quinze minutos? basta ingressar no mundo da internet.


Richard Stallman, criador do conceito de softwre livre, escolheu jamais colocar um telefone celular no bolso, "Porque são localizadores", afirma. Stallman é um purista quando se trata de liberdades pessoais e privacidade.

A privacidade é uma invenção da história recente: surgiu da Revolução Industrial. Grande parte da privacidade é perdida por escolha: pela conveniência da vida urbana e conectada. Por outro lado, nem sempre se sabe aonde vai parar cada informação.

Para Charles Fried, jurista nascido na antiga Tchecoslováquia, privacidade é o controle que alguém tem da informação sobre si. Alguma informação, não mais a cortina que impede que os vizinhos saibam o que acontece na sua casa,para Charles, estamos sempre equilibrando a gerência de cada informação pessoal.

Enfim, privacidade é uma questão de escolha, mas cada vez mais as empresas especializadas arrumam um jeito de saber o que estamos fazendo e utilizando isso para ganhar dinheiro.

Até!
Fabíola Mamedes

fontes de pesquisa:
edição 228 julho de 2006 Privacidade em público
http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_453010.shtml

imagens:

www.google.com.br

Um comentário:

  1. Quando nso lançamos no Orkut estamos abrindo as cortinas de nossa vidã, não? E por que fazemos isso? O que nos obriga?

    ResponderExcluir