sábado, 23 de maio de 2009

Mundialização










Chegou um momento em que o homem percebeu que para obter o alimento necessário para continuar vivendo e alimentar suas futuras gerações precisaria criar extensões de seus braços e mãos, foi então que surgiram as primeiras armas. No inicio usadas especificamente para caça. Muito tempo se passou e chegou o momento em que eles precisaram (mais uma vez por uma questão de sobrevivência) aperfeiçoar essas extensões agora para atacarem e se defenderem, esse é o momento em que aqueles homens que antes eram simples caçadores, transformam-se em guerreiros e vão à procura de novos territórios para conquistar, e escravizar os derrotados. Temos como exemplo, os egípcios que por já possuírem a engenharia necessária para construir um barco a vela (que é uma extensão dos nossos braços e pernas e que permite a locomoção por sobre a água), essa incrível civilização também já dominava algumas técnicas de navegação e sua cultura já usava o cavalo para uma locomoção mais rápida e eficiente em terra, (nesse caso a cultura de usar o cavalo é uma extensão), assim por onde passavam deixavam marcas dessa cultura imponente. E aqueles que eram capturados pelo seu poderoso exército serviriam de escravos na construção de suas obras faraônicas e que conseqüentemente disseminavam sua cultura pelo Egito e como ali havia homens e mulheres, escravizados em varias regiões diferentes a mescla de culturas era grande. Um exemplo claro disso é o fato de que, alguns povos que só conheciam a cultura da caça aprenderam uma nova e muito importante para a sobrevivência de qualquer nação até hoje, a agricultura. Então podemos considerar todo esse processo como sendo um das primeiras formas de mundialização.

Mudando de civilização e avançando centenas de anos à frente, nos deparamos com o império romano que além de absorver a cultura grega, que foi e é uma das principais culturas da humanidade, os romanos também levaram para dentro das suas muralhas diversas outras. E derrubaram muralhas para impor a sua. Usando muito bem a técnica mais a ciência, que é igual à tecnologia, para desenvolver novas e poderosas extensões principalmente para o uso militar como a biga (antigo carro romano de duas ou quatro rodas, puxado por dois cavalos) uma extensão dos pés. Foi com essa e com outras importantes extensões que os Romanos chegaram á Península Ibérica no século III a.C. onde permaneceram por 600 anos e os povos peninsulares por ficar em contato com essa nova cultura por tanto tempo acabaram por mudar seus hábitos passando a viver da maneira romana, a esse fenômeno os historiadores dão o nome de romanização que foi responsável por uma revolução na agricultura, na pesca, na arquitetura, no comercio e principalmente na língua desses povos. Pois a língua dos romanos, o latim, passou a ser falada em toda a Península Ibérica e a partir dessa nova língua formaram-se as chamadas línguas latinas: português, espanhol, romeno, francês e italiano.

Damos mais um salto na História e chegamos a 1385, quando em Portugal há uma associação entre sua nascente burguesia mercantil e o novo Estado Nacional ali consolidado por Dom João I. Nessa época as especiarias orientais eram muito valorizadas no mercado Europeu e a procura por esses produtos era grande. Desde o século XII, a entrada dos produtos orientais se dava pelo monopólio exercido pelos comerciantes Italianos e Árabes. Então no ano de 1435, um grupo de 2500 portugueses em busca de uma nova rota para o oriente desembarca nas ilhas Canárias dando início à formação das primeiras colônias portuguesas. Tinha início à conquista lusitana sobre o litoral africano. Em 1492 uma expedição comanda por um genovês chamado Cristóvão Colombo e financiada pela coroa espanhola chega ao continente americano. E em 1500 com receio que a Espanha dominasse todo o continente Portugal anuncia a descoberta do Brasil, e o resto todos já sabem.

Desembarcamos das caravelas (extensões criadas para a locomoção sobre a água) e embarcamos em uma locomotiva (extensão desenvolvida no século XVIII durante a Primeira Revolução Industrial para podermos nos locomover por terra). Veremos que a locomotiva e a máquina a vapor foram extensões determinantes para dinamizar o transporte de matéria-prima, pessoas e para a distribuição de mercadorias. Com isso a produtividade se tornou extremamente dinâmica, e a indústria se transformou em ótima alternativa de trabalho, nesse momento milhares de pessoas deixaram o campo em direção às cidades.

A segunda revolução indústria tem como ponto forte o uso da energia elétrica que proporcionou um acelerado crescimento industrial. Motores e máquinas menores e toda a parafernália eletrônica subseqüente permitiram o desenvolvimento de um grande número de utilidades domésticas, que seriam os bens de consumo duráveis que, juntamente com o automóvel, (extensão dos nossos pés), constituem os maiores símbolos da sociedade moderna.

E finalmente chegamos ao século XX, o século das duas grandes guerras e da guerra fria que trouxeram muita destruição e morte. Mas que também trouxe grandes avanços tecnológicos, como por exemplo, o computador (extensão do nosso cérebro), o automóvel (como já foi citado anteriormente), o avião, o cinema, o rádio, a TV, o telefone, a máquina de lavar, o ar condicionado, a TV de plasma a TV digital. E no campo científico os vôos espaciais, com a chegada do homem à Lua e com satélites artificiais visando vários corpos celestes, inclusive alguns fora do nosso sistema solar e também a sistematização do uso dos computadores. Na medicina (avanços médicos), destacam-se a descoberta dos antibióticos, os contraceptivos orais e grande progresso alcançado com as novas técnicas de tratamento para várias enfermidades até então irreversíveis, como vários tipos de câncer e o Mal de Parkinson. E é também no século XX que se começa a usar o termo Globalização.

Então caros amigos, estamos chegando ao fim dessa breve viagem através da História da humanidade e nesses oito anos e meio de século XXI vemos a internet “bombando”, o telefone celular que se tornou uma extensão prioritária para as pessoas, banda larga substituindo gradativamente a conexão discada e o DVD substituindo as antigas fitas VHS, além do que os disquetes caíram em desuso e foram substituídos progressivamente pelos CD-ROM e pelos pendrives. E um dos grandes avanços do século vinte é também a conclusão do Projeto Genoma.

A mundialização começou sua viagem lentamente, na velocidade das caravelas e no decorrer da História humana foi aumentando essa velocidade até chegar ao ponto que está hoje, viajando na velocidade da luz.

Postado: Luis Leite

Fonte: mini dicionário Aurélio editora positivo WWW.prof2000.pt/users/forma.tic/constinternet/cfpvnp/2003/grupo07/romanos.htm

www.brasilescola.com/historiab/grandes-navegações.htm Por Rainer Sousa Graduado em História Equipe Brasil Escola

WWW.brasilescola.com/geografia/primeira-revolução industrial por Eduardo de Freitas Graduado em Geografia Equipe Brasil Escola

WWW.uftv.br/DEE/evonir/46104.htm

www.webartigos .com por Marcelo Cardoso médico e escritor


2 comentários:

  1. Creio que a nossa de escravidão é a extensão (cruel) de nosso próprio corpo. Colocamos o outro para fazer aquilo que nós deveríamos fazer.
    A História é a extensão de nossa memória...
    E os novos aparelhos hoje "extendem" nosso futuro.
    Será belo, será feio...será tempo...e mais história e, de certa maneira, mais escravidão...

    ResponderExcluir
  2. Olá Marcio...

    Então o outro também pode ser uma estensão nossa?

    Abraço!

    ResponderExcluir