sábado, 23 de maio de 2009

GOOGLE E YOUTUBE: IDÉIAS QUE DERAM CERTO

Larry Page e Sergey Brin foram os fundadores do que viria a se chamar “o deus da internet”, estou falando do grande site de busca da internet que surgiu em meio a frustrações da insatisfação com os sites de busca existentes, o seu nome: GOOGLE.

Seus dois fundadores receberam muitos “nãos” e conselhos para que desistissem da idéia de prosseguir com a realização do projeto de um site de busca mais avançado, rápido e com maior qualidade. Em 1998 conseguiram o apoio financeiro que tanto necessitavam, e no início do século XXI, GOOGLE já era o maior site de busca da web ao atingir o surpreendente número de 1 bilhão de sites em seu índice. Uma idéia que surgira para facilitar a vida de seus fundadores, Page e Brin, hoje é um império de muita força e muitas perspectivas de crescimento. Siga o link:
A estrela desse post começou sua fama em uma garagem de San Francisco - Califórnia, EUA -, em fevereiro de 2005, mas quero deixar claro que não estou falando de um cantor, e sim do maior site de vídeos que existe: YOUTUBE.











(criadores do youtube Hurley e Chen)


Chad Hurley e Steve Chen, os funcionários de uma empresa de tecnologia, iniciaram a criação de um programa de computador para dividir vídeos com os amigos:


“Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley (Revista Fortune)


Depois de mais ou menos 20 meses, a invenção foi comprada por cerca de US$ 1,65 bilhão pelo Google. Mas, melhor do que falar é ver...

Fica notório que o YouTube, esse site que faz fama em cima de vídeos, sendo a maioria amadores, tornou-se muito popular e atualmente exibe cerca de 100 milhões de arquivos por dia, no qual os internautas, em apenas um dia, também conseguem fazer postagens de vídeo, cerca de 65 mil.

Vimos que tanto o GOOGLE quanto o YOUTUBE surgiram de forma amadora, ou seja, num cenário em que tínhamos o advento da internet, no qual essas duas ferramentas de comunicação ganharam um espaço, tendo de ultrapassar muitos obstáculos, pois eram ferramentas vistas como “sem futuro”. Seria agora uma ironia do destino tanto sucesso?

O YOUTUBE proporciona ao usuário a publicação de diversos vídeos. Hoje encontramos muitos aparelhos como máquinas digitais, celulares, mp5 com câmeras de captura de vídeo de boa qualidade acopladas neles, ou seja, uma série de máquinas que facilitam a produção de uma película - algo empolgante para os estudantes de audiovisual -, pois tendo esse recurso e o apoio do YOUTUBE, os vídeos produzidos ganham um enorme ambiente que é o ciberespaço e que resulta num aumento de chances de acesso do público.

O mais sensato é embarcar nessa onda virtual, uma oportunidade de mostrar idéias, opiniões e pensamentos, mas sabe-se que é necessário dar o primeiro passo, pois não adianta termos tantos recursos se não aproveitarmos eles.


VAMOS COM A CORDA TODA GALERA RÁDIO E TV!

4 comentários:

  1. Bem interessante e concordo com voce, Claudinete, ambos, respectivamente, são os maiores exemplos de interatividade, sejá positiva, facilitando a vida, quanto negativa, pela armadilhas, que o mundo virtual nos traz...

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Clau, eu adoro estes sites, principalmente o You Tube. Quando tenho tempo livre, fico pesquisando as aberturas dos desenhos que curti na minha infância... rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. O Google e o Youtube revolucionaram a forma como se usa a internet. Sem exageros! Viraram referência em site de busca e hospedagem de vídeos, respectivamente.

    ResponderExcluir
  4. O Google é a Enciclopédia dos sonhos. Os positivistas teriam adorado conhecer.. rs
    Srta: máquinas digitais não produzem películas que é uma herança da era mecânica....máquina sensória do século XIX....

    ResponderExcluir