terça-feira, 5 de maio de 2009

Blu-Ray: A nova aposta da Indústria



Seguindo uma linha em que o homem moderno sempre está ligado ás novas tecnologias, ou seja, ele quer sempre mais, qualidade de som e imagem cada vez melhor, pois ele se seduz com a imagem, que causa uma espécie de narcotização. Quem nunca reparou a roupa, maquiagem, até as linhas de expressões de um artista de televisão? Quem não quer assirtir seus filmes e videos prefiridos com a mais alta qualidade, que se aproxime cada vez mais da realidade? A imagem de vídeo nos manipula, as imagens reais ou computadorizadas são desafiadoras. E é claro que a Indústria Cultural se aproveita disso para despejar produtos cada vez mais tecnológicos e também mais caros.
Queridos e queridas, chegou uma novidade para revolucionar a questão da imagem e som é o Blu-Ray, que promete ser o sucessor do Dvd. Após anos de pesquisa, e uma briga da Sony com a Toshiba, a Sony se saiu melhor e venceu e criou a marca Blu Ray. A diferença entre os dois não era muita, porém há algumas coisas que são mais evidentes como a capacidade de armazenamento, entre outros, essas diferenças podem ser verificados nesses links: http://pcworld.uol.com.br/estaticas/comparativos/blue_ray/blue-ray_DHDVD.gif
http://pcworld.uol.com.br/estaticas/comparativos/blue_ray/blue-ray_HDDVD2.gif
O Blu Ray é um disco do mesmo diâmetro de um disco de Dvd, que ao invés da leitura a laser vermelho, agora é azul, que permite melhor leitura das informações, tornando a imagem em alta definição.
Porém, a indústria cultural vai mais além, pois o tocador de Blu-Ray, para ter qualidade total de som e imagem, depende de que o aparelho de televisão também seja de alta definição, e não pára por ai, ainda conta o tamanho da tela e a quantidade de caixas de reprodução do som, assim como mostra a declaração do jornalista Ethevaldo Siqueira: "Se ele não tiver os seis auto-falantes, ele não vai ter o efeito que nós temos em uma sala como essa. Ele vai ter no máximo o estéreo, esquerda e direita", entrevista dada ao Globo Repórter, em sua sala com os últimos lançados de tecnologia dessa área.
O Blu-Ray realmente é um avanço da tecnologia, porém esse mesmo já entra no mercado ameaçado, por ninguém menos que a Internet. Através de sites especializados em disponibilização de filmes para download com qualidade HD. Assim, para muitos é mais fácil e prático assistir os vídeos pela internet, ao invés de baixá-los e colocá-los em um disco. Porém o Blu-Ray não se dá por vencido, a Sony aposta o que é muito presente nos lares que é vídeo-game, que reproduz discos em Blu-Ray, que dá muito mais realismo ao jogo.
E assim a indústria lança mais uma tecnologia usada para fazer os olhos dos consumidores brilharem, pois muitos deles querem sempre ter o que há de mais novo no mercado, porém no caso Blu-Ray ainda pesa muito no bolso, seu custo pode chegar até R$ 2.200,00 para os tocadores de discos e de R$ 90,00 para o disco, porém muitas pessoas investem na nova tecnologia sem se importar com o preço, como um caso de realização própria. O comercial da Sony para o Blu-Ray realmente é de dar água na boca. Confiram.


Será que o Blu-Ray consegue desbancar o tão usado Dvd? E consegue fazer com que a internet não o coloque em outra opção?



Referencias:
http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,MUL1105241-16021,00-BLURAY+E+CANDIDATO+A+SUCESSOR+DO+DVD.htm

http://pcworld.uol.com.br/reportagens/2007/05/04/idgnoticia.2007-05-04.4051917177/

foto: http://filadomeio.blogspot.com/2008_02_01_archive.html

Vídeo: www.youtube.com/watch?v=0JegFyijvMA

Assim como aulas de Comunicação Comparada com o Profº Marcio Rodrigo.


Postado por: Kátia Leal

3 comentários:

  1. ☼☼ Gata....

    O blu- ray é uma novidade que na minha opinião já tem destino certo. Acho que no futuro ele será sucesso nas barraquinhas "leve quatro e pague dez", afinal, sempre vai haver um mercado negro para as produções audivisuais... principalmente àqueles que resistem à internet!!

    Parabéns pelo texto....

    BJ BJ ☼☼

    ResponderExcluir
  2. eu também não vejo algo tão fantastico nessa nova tecnologia, acho que a mudança do video casete para o dvd foi mais brusca, por o fato de não precisar rebobinar, poder escolher cenas, programar idioma, etc.

    acho que o Blu-Ray vai ser que nem a HDTV, só vai começar a vender mesmo quando tiver a preço de banana.

    concordo com o Jacques

    ResponderExcluir
  3. Jacques, vc está muito sarcástico... hahahahah
    Vou mandar vc fazer estágio com os vendedores do largo 13

    ResponderExcluir