domingo, 10 de maio de 2009

AMORES VIRTUAIS





É cada vez mais comum ouvirmos histórias de pessoas que mantém relacionamentos afetivos pela Internet. De que toda sua rotina é baseada em função deste relacionamento como se fosse uma relação real como qualquer outra. Escutamos histórias do tipo: “chego em casa vou tomar banho me perfumar e me arrumar para encontrar meu namorado (a), sento em minha cama e fico na frente do computador das 18:00 ás 3:00 da manhã. Marcamos de nos encontrar em tal lugar, dia tal". O carinho é feito por uma webcam, o beijo em um "smack" teclado, a zona erógena mais atiçada de seu corpo são seus dedos estão calejados nas pontas.
Não existe problema algum em encontrar alguém distante, até porque grandes amores não escolhem hora ou local adequado para acontecer. O que realmente se tornou um problema foi o simples fato de haver uma substituição da vida real por uma vida ilegítima. Como marcar um encontro com uma pessoa que você diz estar “namorando” há 1 ano. Sem jamais ter visto, ou se quer sentido o cheiro, tocado, abraçado?
Todos da “vida real” dizem ser tão difícil encontrar alguém com que ocorra uma química. E os relacionamentos virtuais além de não ter esta química quebram a etapa mais importante do começo de namoro, o conhecimento básico a questão da pele. Isso porque o Internet costuma camuflar muito as pessoas elas fantasiam tudo, seu modo de vida, sua forma de se vestir, de agir, etc. Assim é impossível conhecer a fundo uma pessoa, pois na Internet você se torna o que quer ser e não o que realmente é. Não existe um convívio.
Psicólogos destacam que pessoas com dificuldades para se relacionar deixam de viver suas vidas para viver na fantasia, na fuga, o que na prática tem dificuldade. Sendo assim, o companheiro (a) passa a ser o real o ser perfeito, não pega no pé, sempre disponível a um toque de teclado, sem odores, quase sem nada. Mas se algum dia chegarem a conviver a máscara vai cair à realidade virá à tona querendo ou não. Como se fosse uma criança brincando de faz de conta, pena que uma hora ela irá crescer e ver que tudo não passou de uma fantasia.
“Os relacionamentos amorosos iniciados via internet geralmente não duram porque as pessoas escolhem parceiros inapropriados e criam laços afetivos antes mesmo de se conhecerem pessoalmente”, diz um psicólogo australiano Matthew Bambling .
Estamos querendo fugir da realidade vivendo em cavernas criadas por nós mesmos. Vivendo no mundo imaginário, das sobras.




Fonte: http://www.cuidardoser.com.br/
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL534090-6174,00-CONTATO+REAL+EVITA+DECEPCOES+COM+NAMORO+VIRTUAL+DIZ+PSICOLOGO.html

7 comentários:

  1. concordo bruna, eu falo um pouco disso também no meu post "o homem", acho que as pessoas tem medo da vida e procuram facilitar, se esconder atraz de seus meios e com isso acabam por desvalidar suas vidas, por medo das mesmas.

    ResponderExcluir
  2. Isso é fuga do mundo "real". Muitas pessoas acabam se deixando envolver por pessoas que conhecem através da internet por não conseguirem manter relacionamentos na vida "real" aí, acabam ficando vulneráveis a todo o tipo de gente (assassinos, estelionatários, depravados, etc.).

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma "evolução" que nunca entrou na minha cabeça. Nada substitui um bom vinho com os amigos,acompanhado de uma música ao vivo / show. E Perfumar pra encontrar namorado através do PC rs, prefiro ficar quieto.

    E pelo menos uns três filmes mostram o que a Cris disse, pessoas que se envolve através do mundo virtual e depois passam por apuros. Mas no momento só me vem na cabeça o MENINA MÁ.COM

    http://www.adorocinema.com/filmes/menina-ma-com/menina-ma-com.asp

    ResponderExcluir
  4. Boooooooom... Eu acho que nada substitui o bom vinho com os amigos, como disse o Leandro.
    Porém contradigo tudo que foi debatido perguntado:

    "Por que essa pessoa não vive no mundo real?"

    Ao meu ver, por uma pessoa se relacionar "de forma digital", não significa exatamente que ela tem seus sentimentos e sensações envolvidas com o "mundo irreal". O que ela sente ainda sim é real.

    Para mim, ela apenas perde as "vantagens do mundo material e do contato fisico" ao utilizar apenas meios frios para transmitir suas emoções.

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanta polêmica!! rssrs concordo no que diz respeito ao bom vinho com amigos, porém não podemos fechar os olhos para o que realmente acontece na conjuntura da sociedade atual. O contato pessoal deixou de ser importante para se transmitir mensagens ou afetividade. Estamos caminhando para um mundo cada vez mais frio, insensível,(capitalista)em minha percepção.

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá Bruna!!!

    Por que esse aumento de relacionamentos virtuais? Para mim, isso tem a ver com a aventura de se falar o que quiser, sem constragimentos e exposição de si, pois muitos entram em comunidades de ralacionamentos passando-se por outra pessoa, a fim de realizar fantasias... e é aí que mora o perigo para aqueles que realmente buscam relacionamentos sério no ciberespaço.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Afinal, o que é o "mundo real"?
    Uma experiência midiatizada ainda é uma experiência. O contato físico mede de fato a proxinidade afetiva das pessoas.. Conheço pessoas que dormem na mesma cama e não se encontram há anos...
    E quando o amor é platônico? Que dizer? Mesmo quando a gente vê todos os dias e não consegue dizer ou concretizar o que pensa...
    O que é amar a distância?

    ResponderExcluir