domingo, 26 de abril de 2009

Máquina de Narciso

A mídia Narcisista
No livro “A Máquina de Narciso “ de Muniz Sodré , o ,autor estuda a televisãorelacionada à idéia de sistema ou código,em ligação a outros dispositivos interdependentes.É um complexo institucionalizado de meios de informação tecnocultural regido pelo capital transnacional, polarizando a relação entre emissor e receptor.O autor não concebe a televisão como um dispositivo de manipulação, através do qual agiria um Big Brother.A televisão não exerce poder, mas é parte de uma teleorganização e, relacionada a isto, é chamada de macrotelevisão. Para fundamentar seu conceito de televisão, o autor faz um diálogo com Marshall. McLuhan,em O monopólio da fala. Sodré discorda dele quando afirma que a televisão não é um sistema, mas um medium independente, cujo poder ou influência se explicaria por sua natureza eletromagnética (efeito tecnológico), o que significaria colocar-se no interior de seu código. O mérito de McLuhan é afirmar que “o meio é a mensagem”, um caminho fértil para a análise teórica e uma fórmula profética quando “a informação colocada na esfera pública da comunicação, por um gigantesco processo tecnológico e industrial, absorve e neutraliza conteúdos, dissolvendo a sociabilidade tradicional”.Com a televisão, temos um monólogo controlável e uma representação do real (ângulo da câmera, seleção das imagens etc) que nos é imposta. Em A comunicação do grotesco, Sodré afirma que “O veículo impõe ao receptor a sua maneira especialíssima de ver o real” . O código televisivo nos limitaria a uma experiência de consumidor-dominado, aspecto este que Edgar Morin,autor com certa influência na obra de Sodré, já destacara quando analisara a cultura de massa. Para Sodré, ao ligarmos a televisão, já estaríamos fazendo parte de uma teleorganização, cujo uso do código compete ao emissor. A tv, aí,é forma social, e o meio técnico serve para manter essa relação imagem/receptor.A imagem, porém, não denuncia o social e nem responde que significação cultural há nesta relação social entre sistema televisivo e receptor. É nessa combinação do meio natural com o meio técnico onde aflora a problemática do poder do sistema televisivo, através de uma mídia que, para Sodré, processa“uma retórica tecnoburocrática de inspiração gerencial” .A televisão no Brasil, sem dúvida, representa modernização aparente,pois com ela acentua-se, cada vez mais, a miséria das populações. O sistema de televisão se consolida a partir da capitalização das escassas poupanças nacionais. Miséria e modernização tecnoburocrática fazem parte de uma convivência que, para Sodré, “é estruturalmente violenta” .
Em “A Máquina de Narciso ", afirma-se o seguinte: “Pode-se “ver” até mesmo
a lógica da dominação, mas cada vez menos se pode efetivamente trilhar caminhos de libertação, pois o poder consiste precisamente nessa visibilidade difusa, nessa excessiva clareza controladora, nesse liberacionismo simulador”.



A letra da Música “A Máquina de Narciso” da banda “Pétala Mecânica”



Homofônicos e perfeitos
Arrastando-se como um reganho na ilusão
Como pétalas mecânicas
No enterro desse manequim de depressão.

Depressão
Ilusão
Solidão na sua depressão.

Pega e foda o narciso
Foda o narciso
Como um verme.

Faça-o feliz, já!
Como desejar
Dê-lhe o que pedir
No final não irá resistir.

Belo, feliz e mecânico
Beijando o dedo dessa puta esconde a solidão
Com um sorriso arranhado
Na Sodoma que tomou de vez seu coração.







Fontes:

www.petala-mecanica.musicas.mus.br/letras/441369/


A máquina de Narciso.- Muniz Sodré


Edgard Morin-Cultura de massas do séc.XX- Neurose


O monopólio da fala- Muniz Sodré


www.continentemulticultural.com.br


www.web.upla.cl/revistafaraó


www.youtube.com




Postado por Rita Basile

2 comentários:

  1. muito bom.

    a televisão como todos os meios de comunicação, não passa só informação, mas pontos de vista.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a TV e sua importância na história da humanidade. Nessa caixa de sistema eletrônico imagem e som, onde o Belo e a "grandeza" pelo fato de serem mostrados ali, se tornam parâmetro e modelos acima de tudo . . .

    ResponderExcluir