terça-feira, 7 de abril de 2009


Propaganda click a click

A música "É o Amor", da dupla Zezé di Camargo & Luciano chegou ao topo das paradas no início dos anos 90 devido a uma estratégia de marketing no mínimo curiosa. Seu Francisco, pai dos cantores comprou centenas de fichas telefônicas, distribuiu aos colegas de trabalho e pediu que estes ligassem para as rádios de Goiás pedindo a canção.Ambientando a história para os dias atuais, os "2 filhos de Francisco" poderiam criar um perfil no MySpace,fazer vídeos com a câmera do celular e postá-los no YouTube,com certeza seria mais prático.Usar a internet para divulgação é um fenômeno que ganhou força com o sucesso metéorico de Mallu Magalhães.A cantora e multiinstrumentista de apenas 16anos possui um perfil no MySpace, uma rede de relacionamentos, onde além de fotos e vídeos é possivel hospedar MP3.A página da cantora registrou 200 mil acessos e em janeiro de 2008, ela se apresentou em um clube de rock em São Paulo, o público foi modesto, 200 pessoas,mas depois de nove meses nascia o primeiro cd de Mallu, produzido por Mário Caldato Jr. que já trabalhou com os Beastie Boys.Se engana que pensa que o perfil da jovem cantora ficou "as moscas" com o lançamento.O número de views saltou de 200 mil para UM MILHÃO e seu site oficial(hospedado no site da Vivo!)também é muito acessado, devido ao fato de que as 14 faixas do álbum de estréia estar disponível para downloads.
Muito antes desse fenômeno, duas bandas obtiveram êxito ao divulgar seus trabalhos via web.O Autoramas,por exemplo conseguiu realizar uma mini-trunê pela Europa,depois de um fã ouvir o som e deixar um recado na página do MySpace.O Cansei de Ser Sexy,o mais conhecido caso desse tipo de marketing ainda tem o MySpace como aliado e , segundo sua assessora, os ingressos são vendidos em questão de horas.
Trajetórias como essas são possíveis não apenas pela falência das gravadoras, mas também pela curiosidade,ou você acha que um milhão de pessoas visitando o mesmo perfil é algo corriqueiro?Esse entorpecimento que as novas mídias causam ajudaram e muito a transformar estes desconehcidos em estrelas, e a velha televisão se deixou seduzir e quis conhecer Mallu mais de perto.Ela já foi entrevistada por Jô Soares e Fausto Silva(a fama tem preço!) e ainda inspirou a produção do Domingão do Faustão a criar o quadro "Garagem do Faustão",onde artistas de todo o país enviam vídeos para o site do programa.Os mais vistos, se apresentam ao vivo na "atração dominical".A narcotização afetou as gravadoras cientes de que o mundo mudou, correm atrás do prejuízo e se tornaram "garimpeiros",elas ficam de olho em quem está se destacando no cenário virtual.A necessidade é mesmo a mãe de todas as invenções.
Em um mundo cada vez menor, a internet amplia nossas capacidades aditivas e visuais,fez do rádio uma opção na hora de ouvir música e ainda por cima satisfaz a nossa velha necessidade de olhar pela fechadura.

Postado por Sumaia Santana

Referências Bibliográficas:
www.vivo.com.br/mallu - acesso em 01/04/2009
(http://pcworld.uol.com.br/noticias/2008/06/10/artistas-independentes-usam-a-internet-para-divulgar-seu-trabalho)Lygia de Luca, repórter do IDG Now!
09/06/2008-acesso em 01/04/2009

5 comentários:

  1. Um dos grupos que soube muito bem usar a internet também foi o Teatro Mágico, mas ao contrario da Malu eles recusaram propostas de grandes gravadoras, as gravadoras ganharam muito dinheiro até hoje e estão tentando arranjar um modo de poder sobreviver, o interesante é que estamos em uma das piores épocas para se ouvir musicas de qualidade na rádio, já que só toca quem paga, a história irá dizer se as gravadoras iram dar a volta por cima ou vão sofrer por ter até pouco tempo atrás feito nós pagarmos os olhos da cara por cd´s que muitas vezes tem só uma ou duas musicas boas

    ResponderExcluir
  2. As gravadoras vivem um momento de risco e a boa cultura também.Porque a partir do momento que pago e estou tocando onde eu quero, na minha opnião mostra o quanto é "venenoso" o capitalismo.
    São vários os exemplos de grupos / bandas que através da INTERNET alternativa vem se destacando na cena. Exemplo já foram citados e lembro tbém da banda TIHUANA que graças a este meio, teve oportunidade de tocar na Terra Do Sol Nascente e detalhe tinha as músicas conhecias pelo povo japonês.Ou até mesmo a banda clássica de Rock Led Zeppelin
    Assim que foi anunciada a sua volta, com um show para 20 mil pessoas, o site do evento foi invadido por uma multidão de fãs que provocou um colapso no sistema. Sociedade Do Espetáculo ? Na sociedade atual o entretenimento, o espetáculo entraram nos dominios politicos da econômia de várias maneiras.

    ResponderExcluir
  3. Belo texto Sumaia. A Indústria Fonográfica está experimentando um pouco de seu próprio veneno, não acha?

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que artistas e bandas que surgem pelas vias da internet se tornarão cada vez mais comuns e isso vai acabar com as gravadoras... HAHAHAHA!! Bem feito!

    ResponderExcluir
  5. Muito bem lembrado e abordado, apesar de existirem mais exemplos nacionais recentes até, que tiveram êxito parecido, mas lembro de um com quase 20 anos, Racíonais Mc's, na época eu ainda tinha o meu grupo e me lembro bem, shows lotados, com que divulgação?...o famoso boca a boca, ou seja a comunicação primitiva, porém hoje está mais fácil sim, a independência, através dos meios citados como you tube e my space podem, produzir até artistas repentinos mesmo quando nem eles próprios, não divulgam seus trabalhos.

    ResponderExcluir