quarta-feira, 22 de abril de 2009

A era da agilidade

Quantas vezes você já entrou na internet para fazer uma pesquisa, verificar e-mail, baixar músicas e etc.? E quando percebeu já havia aberto várias páginas, desvirtuado totalmente o objetivo, já estava vendo outras coisas que você achou interessante. Suponho que isso já tenha acontecido com você várias vezes, não se preocupe isso hoje é considerado normal.
Isso se deve pelo modo de consumo da internet ser cada vez mais desfragmentado. Outro exemplo, ao pegar uma revista, provavelmente você irá folhear-la por completo em poucos minutos, parando entre uma figura e outra, em textos curtos ou títulos de matéria.
A revista norte Americana “Wired”, deu esse acontecimento o termo de “Snack culture”, que é denominada por produtos culturais consumida em pedaços, fazendo comparação ao consumo de salgadinhos, petiscos ou pastilhas, com ao consumo desenfreado dos produtos oferecidos pela era digital, é como se houvesse mais facilidade em devorar os produtos. As pessoas usam os meios de comunicação como menus ou cardápios, onde eles literalmente passam os olhos e escolhe aquilo que lhe chamar mais atenção. Esses produtos estão cada vez mais ágeis e digitais, que podem ser pelo seu lado de prestação de serviço, no caso das notícias ser divulgadas e repassadas com mais rapidez, ou pelo lado pessoal mesmo, em que as pessoas estão querendo pelo menos os seus 15 minutos de fama, onde algumas pessoas sentem a necessidade de expor suas vidas, uma nova tecnologia foi criada pensando nessas pessoas, o Twitter que é uma espécie de blog em que a pessoa posta o que está ocorrendo naquele momento, podemos apontar a facilidade, já que você pode postar do seu próprio celular, a rapidez em que as mensagem ficam expostas, que é em tempo real, e o encurtamento das frases, para tornar texto mais atrativo e menos cansativo de ler.
Hoje, dificilmente as pessoas ouvem músicas como antigamente, onde eram ouvidos discos inteiros, os consumidores compravam os discos, mesmo que só gostasse de uma música. Pensando nisso, as rádio web vêem se estruturando para alimentar essa nova fome das pessoas, tocam músicas fragmentadas, dificilmente inteiras, com muita agilidade. Isso sem contar os downloads, onde facilmente as músicas preferidas e onde é criando sua própria playlist.
Do jeito em que anda essa agilidade da tecnologia e da informação, os editores, jornalistas, criadores de sites, comunicadores em geral, vão ter que cada vez mais pensar em novo métodos para conseguirem ou tentarem prender atenção do público.

Postado por: Kátia Leal

Referencias:
http://www.blogcronicas.com/2009/01/o-fenomeno-do-twitter-e-a-snack-culture/
http://www.wired.com/wired/archive/15.03/snackminifesto.html

http://www.radiowebpaulistana.com.br/paulistana/

2 comentários:

  1. ou seja a informação fica cada vez mais fragmentada e ao mesmo tempo que sabemos um pouco de tudo não sabemos nada profundamente, o que nos faz ter menos poder de critica perante a noticia que nos é repassada

    ResponderExcluir
  2. Verdade é que somos bombardeados com todo o tipo de informação e com isso acabamos não consegundo absorver todas as informações. Ficamos naquela de saber um pouco de cada e "não dá tempo" de se aprofundar em nada porque em poucos segundos logo surge mais informação e assim continuamos...

    ResponderExcluir