domingo, 19 de abril de 2009

Propagandas de Remédios


Você já se deu conta que todos os canais de televisão fazem propagandas de remédios, xaropes e um monte de medicamentos?
Pois é, os médicos vivem dizendo para as pessoas nunca se automedicarem, e o que a TV faz? Simplesmente induz o consumo de medicamentos sem avaliação médica.
Será que as pessoas não se dão conta de quanto é perigoso tomar remédios por conta própria! E o pior, no final do comercial eles ainda anunciam que: “ao persistirem os sintomas procurem um medico”. Ou seja há uma influencia nisso !
Foi feito uma enquete no site: odiariomaringa.com.br/enquetes/341, onde mostra que 77,78% das pessoas não concordam com a propaganda de remédio na TV e em outros meios de comunicação, porém 22,22% são a favor deste tipo de comercial.
Segundo o site: oglobo.globo.com/diariosp/posts/2008/12/18/anvisa-proibe-propagandas-de-medicamentos-com-celebridades-148048, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a propaganda de remédios com os artistas famosos falando sobre o produto. Eles podem até aparecer, mas não podem dizer nada sobre o medicamento.
O objetivo da decisão é evitar que a escolha de médicos e pacientes seja influenciada por informações inadequadas ou incompletas.
Será que os responsáveis por este tipo de comercial não percebem o perigo que os telespectadores estarão correndo? Será que ninguém faz nada contra isso?




Fontes: http://www.youtube.com/watch?v=8TD9myUXC7c (entrevista)

4 comentários:

  1. Olá Carlos!!!

    Não sei... alguns comerciais sobre remédios influenciam na compra sim... mas o erro persiste se o farmaceutico não questiona a compra do remédio, por que com certeza, ao fazer o curso de farmacia, ele deve ter aprendido que não se pode entregar qualquer remedio por aí.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. concordo que essa propaganda é errada e acho que quando nosso corpo dá algum sinal é que algo está errado, com o uso de medicamentos sem prescrissão médica as vezes uma dor pode até passar mas deixar ainda mais camuflada uma terrivel doença.

    ResponderExcluir
  3. Então Clau !!!
    aconte que o farmaceutico não esta preocupado com a pessoa, a sua preocupação é no seu lucro !
    o objetivo dele é ganahr dinheiro... se algum vai comprar um remedio e ele não adianta ou piora, as pessoas procuram um medico e nem se preocupam se o farmaceutico vai continuar vendendo ou não remédios sem receitas médicas !!!!
    certo?
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Há uma lei que proíbe a propaganda de remédios mais elaborados.
    O que se anuncia são remédios de uso geral como para resfriados, dores de cabeça, etc. Ainda assim há um exagero da indústria farmacêutica de anunciar estes produtos.
    Mas faltou um pouco de Comunicação Comparada neste post, não?

    ResponderExcluir