quinta-feira, 2 de abril de 2009

A Beleza na Mídia

Segundo a mitologia Grega, Narciso um belo jovem que era cobiçado pela própria beleza, ver seu reflexo acabou jogando-se no lago e se afogando e assim nasceu uma flor que é significado da primavera na Grécia.


Para Mc Luhan este mito tem a idéia de que o homem é fascinado por todo tipo de extensão que ele produz, ou seja, tudo que o homem fabrica para algum uso em seu dai-a-dia.

E aproveitando esta fascinação, a mídia impôs que para ter esta beleza deve-se usar extensões para adquiri-la , assim padronizando a beleza das pessoas, demostrando que não serão ninguém sem te-la.

Muitos programas atualmente retratam esta "reforma" na aparência, fazendo com que possam ingressar neste mundo narcisista, temos um exemplo o programa Tudo é Possível ,da apresentadora Eliana na Record, com o quadro "A Verdadeira Idade", que fará uma
pessoa passar por mudanças visuais e cirurgicas para ao final ir ao palco do programa para revelar sua verdadeira idade, outro programa recente é o 10 Anos Mais Jovem, apresentado por Ligia Mendes no SBT, cuja a pessoa tem de ficar exposta em uma cabine de Vidro no meio da rua e todos que passam tentarem adivinhar a sua idade, em seguida irá passar por vários processos esteticos e alimentares, para que no final a pessoa tente ficar pelo menos 10 anos mais jovem.




ambos os programas tem o mesmo tipo de finalidade, deixar a pessoa mais jovem, mas será que é verdade? Será que eles não querem padronizar uma beleza? Fazendo assim as pessoas terem a mesma aparência, todos se importarem como Narciso.

Fonte: http://blogteoria.blogspot.com/2008/05/narciso-e-o-mito-da-beleza-segundo.html
http://www.sbt.com.br/dezanosmaisjovem/

2 comentários:

  1. Thales,

    Sua percepção é interessante, mas era preciso desenvolver melhor e aprofundar a questão neste post.
    Força!

    ResponderExcluir
  2. Concordo no que se refere ao que a mídia faz na indução à beleza perfeita que sempre preocupa a mulher e é um eterno dilema feminino.

    ResponderExcluir