domingo, 19 de abril de 2009


Aldeia Global



O mundo se influencia e é influenciado por ele mesmo a todo instante. Parece incoerência dizer isso, mas quando se trata da intertextualidade, tudo vira igual. O mundo parece hoje que já não é tão grande quanto parecia ser, ou que culturas de outros países não estão muito distantes de outras. A globalização ou até mesmo mundialização tornou essa fronteira menor. Hoje você pode ver uma pessoa na Europa usando a mesma roupa na qual um asiático usa.


Isso acabou criando o que chamamos de aldeia global, que são pequenas culturas instaladas em outros países, que diversificam ainda mais o modo de vida do lugar. Pode ser a marca de uma rede de restaurantes ou até mesmo um tênis que você usa. Se pararmos para pensar, tudo o que nós falamos, usamos ou até comemos são influências de outras culturas. Ditados populares são outros exemplos de intertextualidade. Não se sabe quem foi ou foram os autores, mas simplesmente nós dizemos, influenciados indiretamente.


Com toda essa mistura ou riqueza cultural, fica cada vez mais difícil ser original ou até mesmo escrever um texto no qual escrevo agora. Pois a intertextualidade da aula, faz com que mudemos o tempo todo o nosso jeito de pensar e de escrever. Até porque, somos influenciados o tempo todo, mesmo que seja isso indiretamente. Frases que à vezes possam ser desconhecidas para ou nós ou parecer original, na verdade, quase sempre são de influências desconhecidas. Concluindo que cada vez mais o mundo ficará com a sensação de ser cada vez menor e também um pouco muito igual.

http://www.youtube.com/watch?v=D6qvZKUkjaE – Peguei essa reportagem, e as imagens que constam nela, vai melhorar o entendimento de vocês. Independente de onde esteja, você conhece esses signos.

Referencias:
Aulas do professor Fernando ( Pesquisa em comunicação )
http://www.citi.pt/homepages/espaco/html/aldeia_global.html
http://www.knoow.net/cienceconempr/gestao/aldeiaglobal.htm

http://www.youtube.com/watch?v=swWEC1Cxjlw&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=4JycSG17KQw
http://www.youtube.com/watch?v=17GTqRcXlHU
http://www.youtube.com/watch?v=-bxPxP_9t1U

Postagem por:
Bruno Cesar O. da Silva,
Aluno da Universidade de Santo Amaro,
3ºSemestre de Rádio e Tv.

3 comentários:

  1. acho que tem duas frases que tem tudo haver com isso, a vida imita a arte e nada se cria tudo se copia.

    ResponderExcluir
  2. Frases Gois que são intertextos puros, não?

    O mundo ficará igual? E o nosso repertório Bruno?

    ResponderExcluir
  3. sim marcio, intertextos que falam de intertextos e acho que sintetiza legal essa ideia do post.

    ResponderExcluir