sexta-feira, 10 de abril de 2009

Será o fim do jornal impresso?


A queda nas vendas dos jornais impressos é uma realidade causada pelas novas mídias.
A tendência do mercado é justamente essa, fazer com que a duração de um produto seja cada vez mais curta.
Atualmente há uma pesquisa de consumo dos novos produtos tecnológicos, ou seja antes mesmo de serem lançados os fabricantes possuem uma previsão de quando o mesmo deixará de ser comercializado.
Os grandes jornais como o New York Times estão se preparando para encarar essas mudanças.
As funções que os meios impressos cumpriam de registrar fatos, estão sendo exercidas com mais eficiência pelos meio digitais , ou seja, as pessoas não precisam mais esperar 24 horas para saber dos fatos ocorridos no dia anterior, pois a cobertura jornalística digital é muito mais rápida e as pessoas podem interagir, deixando comentários como críticas ou opiniões.
O jornal americano "The Post-Intelligencer" anunciou que se as vendas do jornal não melhorar, deixará de publicar seu jornal impresso com intenção de criar um jornal virtual. Muitos jornais além de terem publicações impressas, possuem também uma web site com o mesmo conteúdo do jornal impresso, tornando o mesmo mais dinâmico, encaixando as necessidades da população atual já que outras formas de mídia como TV digital, celulares e vídeosgames que são mais rápidas, são preferidas pelas pessoas devido ao pouco tempo que elas têm e dinheiro.

Os blogs são ótimos exemplos de jornais virtuais, alguns funcionam como intermediadores de notícias de última hora. Muito não confiam nas notícias postadas em blogs, mas para ser verdadeiro não sempre precisa vir de uma grande fonte, mas de um blog de confiança.
Jornalistas e escritores não acreditam que o jornal impresso deixará de existir, e sim que ele terá que passar por adaptações como acorreu com o rádio quando surgiu a televisão, o teatro quando surgiu o cinema...
Esse tipo de adaptação ou transformação acontecerá sempre que surgir uma nova tecnologia de comunicação para que a velho não desapareça.


Fonte: Ética, jornalismo e nova mídia: uma moral provisória \ Caio Túlio Costa


Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/03/09/jornal+de+seattle+deve+deixar+de+ser+impresso+4625931.html

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu acho que a adaptação à nova realidade que o jornal impresso irá sofrer é justamente parar de ser impresso.
    por alguns motivos como a velocidade da informação, por se poder interagir, por as empresas estarem fazendo cada vez mais maquinas que gastam menos energia, por dar um gasto maior para produzir, pela sustentabilidade mundial que tanto é discutida hoje em dia, entre outros motivos.

    ResponderExcluir
  3. OLÁ SERAFIM!!! ÓTIMO TEXTO

    SE CONTINUAR COM SUA VENDA BAIXA, O JORNAL TERÁ QUE BUSCAR OUTRO SUPORTE PARA MANTER-SE. E COMO O ACESSO À INTERNET VEM AUMENTANDO, NADA MAIS CASUAL QUE O JORNAL MIGRE PARA O MUNDO VIRTUAL, SEM FALAR QUE A NATUREZA AGRADECERIA.

    BJOS

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O Jornal é uma midia eu diria até "romântica" onde foi considerada uma das maiores invenções da época. Mas realmente, nos tempos atuais ele com seu grande número de páginas acaba sendo pouco usado e as pessoas não tem todo o tempo disponivel pra ler. Como já aprendemos em sala a comunicação é muito fragmentada . . .

    Ps: Quanto ao titulo do jornal, será o meu fim ? Serafim rsrs Bom Tema.

    ResponderExcluir
  6. O jornal impresso custa pela distribuição, impressão, e tinta. Sem falar nas árvores e o emio ambiente.
    As pessoas se informam neste novo "jornal" que é a internet.
    Vocês sabem o que significa a palavra jornal meus caros?
    Bom post Serafim Fernando!

    ResponderExcluir
  7. Jornal ? conforme vimos em aula vem do latin "Diurnale" significa diário. Seu jornal diário . . .

    ResponderExcluir
  8. Boa
    mas antes de os jornais foram totalmente para a internet, digamos que a sociedade precisará estar bem conceituada sobre a informatica !!
    pois hoje em dia, sõ os jovens que possuem estes cooknhecimento !! e o Velhos? meu pai por exemplo não sabe mecher o computador ! e ele le jornal todos os dias !
    entende? claro que não vai ser de uma hora para outra, mas mesmo assim, acho eu que o brasil não esta preparado para este tipo de avanço ! (como sempre nós os brasileiros estamos atrasados!)

    ResponderExcluir