domingo, 5 de abril de 2009

A comunicação como extensão e o seu problema.

Hoje todos sabemos que um dos principais meios de se formar uma comunicação humana é através da fala.
Essa necessidade de se comunicar surgiu desde o homem primitivo quando ele começou a registrar seus pensamentos através de desenhos nas cavernas.
Ao longo do tempo o homem foi aprimorando essa forma de se comunicar e foi criado os sinais que dentro de sua cultura podem ser interpretados pelo seu grupo social formando as Línguas de cada pais. Porem não vamos entrar no critério da formação das línguas mas sim nas formas de se comunicar atualmente.
Passando pela historia o homem foi criando diversos meios de transmitir a sua fala, entre eles o radio, jornal, telefone. Entre esses exemplos vamos explorar o telefone.
No inicio os telefones eram somente residencial e com pouca abrangência devido a sua limitação técnica, mas igualmente a fala esse invento teve a sua evolução que foi permitindo que chegasse aos mais distantes canto de um pais e por que não dizer outros continentes. Assim permitindo que qualquer pessoa em tempo real pudesse transmitir uma mensagem, sem a necessidade de aguardar longos períodos para uma carta chegar a outra cidade ou pais.
Mas como o tempo para o homem moderno, fica cada vez mais em extinção é criado o telefone celular que se torna uma extensão do homem, que agora não precisa mais ficar preso ao telefone para conversar e ainda tem vários serviços agregados, como Internet, SMS, MP3.
O mais interessante dessa historia que voltando ao inicio o homem para transmitir uma mensagem, tinha que aguardar um longo períodos para a mensagem chegar ao seu receptor e com o telefone fixo tínhamos que aguardar chegar em casa para fazer uma ligação, mas agora isso não é mais necessário.
De contra partida a tecnologia da mobilidade ao invés de ajudar para muitos tem atrapalhado, pois permitiu o fácil acesso, que para muitos é uma invasão de privacidade.
Agora com esse fácil acesso recebemos mais informação, temos mais obrigações para fazer ao longo do nosso dia e assim ficamos ligados nesse mundo de comunicação constantemente.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. o celular as vezes é chato mesmo, mas não acredito que ele atrapalhe, se a pessoa não quiser ser encontrada é simples é só desligalo ou fazer que nem o Zeca que não tem celular, mas é a grande prova que nossa vida está ficando cada dia mais rapida, mas o que faremos quando nosso corpo não aguentar tanta informação, será que ao invez dos meios serem instenção de nosso corpo um dia vivaram parte dele?
    pode ser, ou não, mas se for creio que será proximo.

    ResponderExcluir
  3. O telefone é a extensão do tambor tribal..ele leva-nos sem estarmos lá... não?

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente, devido os compromissos do dia a dia, mesmo quem não tem um telefone celular, tem influência direta, desse meio que, tornou-se essencial, como extensão do homem.

    ResponderExcluir