segunda-feira, 20 de abril de 2009

Conhecer um museu pela internet, é possivel?

Imagine sentar em frente ao seu computador e ir a lugares onde nunca foi, não estou falando de tele-transporte.
Tá bom a internet já nos proporciona conhecer novos lugares, mas vem surgindo uma nova forma de viajar na internet.

Poder ficar observando pinturas no prado, cada traço, cada toque do pincel. é um privilégio para poucos. Mesmo tendo dinheiro, quantos museus uma pessoa consegue visitar ao longo de uma vida? Mas e se essa experiência, com a riqueza dos detalhes de uma visita ao vivo, estivesse disponível na tela do seu computador?

Em madri o museu Prado disponibilizou seu acervo na internet, até ai tudo bem fotografias dos quadros, mas não qualquer fotografia, fotos que permitem ao visitante observar cada detalhe, cada pincelada do artista.

Em madri o museu prado disponibilisou seu acervo na intrenet, até ai tudo bem fotografias dos quadros, mas não qualquer fotografia, fotos que permitem ao visitante observar cada detalhe, cada pincelada do artista.


O museu do prado disponibilizou um passeio onde você conhece o museu e os quadros de seu acervo permanente e tudo issso sem sair de casa. Como?
Um passeio virtual, em super alta definição, que começa pelas ruas de Madri. Chegando ao Prado, onde o museu pode ser visto em 3D. Você pode dar uma olhada no predio antes de entrar para conhecer as 14 obras-primas como nunca foram antes vistas.

O Prado é o primeiro grande museu a botar suas principais obras em altíssima definição na rede.

O trabalho foi feito por uma pequena empresa do centro de Madrid. Foi tão inovador, que eles documentaram bem o processo. Uma máquina fotográfica poderosa, fazendo milhares de fotos, muito bem calibradas, de cada pedacinho do quadro. Um imenso quebra-cabeças, depois montado no computador.

Os quadros podem ser vistos com nível de resolução 1,4 mil vezes superior ao de uma câmera de 10 megapixels. O trabalho, iniciado em maio do ano passado e encerrado em dezembro, consistiu em dividir os quadros em setores, obter fotos de alta resolução e montar o quebra-cabeças. A iniciativa não teve nenhum custo para o museu e pode ser ampliada dependendo da acolhida pelo público.

Dê uma olhada no processo



Pois é até os museus descobriram que a internet é uma ótima ferramenta para divulgar seu acervo. E pra nós é a oportunidade de conhecer novos lugares e acima de tudo é a democratização da cultura e da informação, pessoas que jamais teriam a oportunidade de ir até a Espanha conhecer o museu do Prado podem pela internet conhece-lo.

Viajar pela tela do computador ficou cada vez mais real.


Aproveite e conheça o museu Prado

http://www.museodelprado.es/bienvenido/

Por: Fabíola Mamedes

vídeo: www.youtube.com
imagens: www.google.com

Um comentário:

  1. imagino eu que essa visita ficaria ainda mais real se misturadas essa tecnôlogia de alticima resolução com a tecnôlogia Immersive Media a qual se refere o próximo post e talvez seja uma hibritização fantastica.

    ResponderExcluir