terça-feira, 14 de abril de 2009

Morre Clodovil Hernandes


CLODOVIL HERNANDES



"Consagrado como estilista nos anos 60 e 70, Clodovil foi convidado a trabalhar na televisão, onde também virou moda, permanecendo por mais de quarenta anos, foi apresentador de vários programas em diversas emissoras de TV e político brasileiro.
Ficou famoso não só por seu profissionalismo mais também pelo jeito polêmico de ser.
Início da carreira artística
Começou a carreira de estilista ainda jovem, aos 16 anos, quando um colega de classe sugeriu que desenhasse uns vestidos. Numa página de caderno desenhou 11 modelos e levou a uma loja no centro de São Paulo, onde a gerente comprou seis modelos. O talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas, como Elis Regina e Cacilda Becker, a empresárias, como Hebe Alves (antiga proprietária das lojas Mappin) às famílias Diniz e Matarazzo, para as quais a linha prêt-à-porter era muito apreciada . Em 1960 ganhou o primeiro Agulha de Ouro. Pioneiro, por anos seria um dos pilares da alta-costura, numa sociedade que importava modelos europeus, inaugurou uma moda made in brazil . Segundo Constanza Pascolato, “Esse termo “alta-costura” cabe especificamente às coleções de Paris. Podemos dizer que o Clô fez uma ‘moda de ateliê’ muito requintada e luxuosa, destinada a ocasiões específicas, como casamentos e coquetéis”, define.
Clodovil formou-se professor, mas ainda jovem se tornou um estilista conhecido no país e logo passou a trabalhar também na televisão, na qual acumulava mais de 45 anos de carreira em quase todas as emissoras de TV do país. Ficou famoso em 1976, ao ganhar o prêmio máximo no programa "8 ou 800?", apresentado por Paulo Gracindo, ao responder perguntas sobre Dona Beja.
No início dos anos 80, apresentou na Rede Globo o programa feminino TV Mulher, considerado revolucionário na época, ao lado da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, na época apenas sexóloga. Em 1992, apresentou o programa Clodovil Abre o Jogo, da extinta Rede Manchete.
Como premiado figurinista de teatro, Clodovil também já trabalhou como ator e possuia registro como cantor.
Em maio de 2001, Clodovil estreou no comando do programa Mulheres (TV Gazeta), ao lado de Christina Rocha. Polêmico como sempre, Clodovil fazia críticas à colega, ao vivo. Após alguns meses, a parceria foi desfeita, e Clodovil passou a comandar um talk-show nas noites da TV Gazeta, durante as quais preparava receitas para receber seus
convidados.
Clodovil morreu no dia 17 de Março de 2009 após ser corfirmada sua morte cerebral. "
http://www.youtube.com/watch?v=UzRApHAdtXk

Interessante saber é que mesmo ele sendo um artista nomeado pela mídia, nem todas as emissiras de tv fizeram-lhe uma última homenagem.
No sábado, dia 21 de Março de 2009 o apresentador Tom Cavalcante, fez uma homenagem à Clodovil mostrando ao público várias reportagens feitas com o artista pela rede Record de televisão.
Mas a Rede Globo, uma das mais importantes emissora do país, não fez uma reportagem falando sobre o fato, o que chamou a atenção...Faustão somente notíciou o ocorrido e logo em seguida mudou de assunto em seu programa, a mesma coisa aconteceu no Fantástico.


Pesquisando à respeito disso, descobri que Clodovil fez a emissora pagar uma multa para o TRE (tribunal regional eleitoral) por fazer propaganda política antecipada no programa do Faustão, no quadro “dança dos famosos”. no dia 2 de julho. Segundo o TRE, ele usou o espaço para divulgar sua campanha, ao emitir "opiniões e idéias, demonstrando promoção pessoal com evidente finalidade eleitoral". A emissora também foi multada porque "responde solidariamente pelos atos praticados em sua programação", segundo os juízes.
Será que é por esse motivo que ele, nem na sua morte, recebeu uma homenagem da emissora? O que você internauta acha? Dê a sua opinião.
POR: JULIANA MARQUES
Data: 14/03/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário