domingo, 19 de abril de 2009

Redes Sociais: a nova forma de viver socialmente!


Vivemos num mundo “superconectado”, onde existem cerca de 1,57 bilhão de pessoas que usam a internet e 3,3 bilhões de pessoas que utilizam o celular, me perdoem o trocadilho, mas por que não “ligar” os dois?!

Pois é o Twitter trouxe essa inovação. Mas se você não conhece, vou dar uma breve explicação.

Twitter: uma rede de relacionamentos onde você “posta” breve mensagens sobre o que está fazendo ou o que quer que os outros saibam. (Usei pouco menos de 140 caracteres.

Uma explicação ao estilo Twitter, já que as pessoas não precisam de um computador para postar suas novidades, podem também usar o próprio celular, é como enviar um sms, com exatos 140 caracteres..)

No Orkut (rede de relacionamento mais usada do Brasil), as pessoas sabem quase tudo umas das outras, através de fotos, recados e etc. Já no Twitter as atualizações das informações são mais ágeis e com uma facilidade imensa, ou seja, a idéia de privacidade fica um tanto quanto confusa, já que muitas mensagens são lidas e enviadas a cada hora.

Famosos como Barack Obama usam o Twitter, possui mais de meio milhão de seguidores (amigos).

http://twitter.com/BarackObama

Já aqui no Brasil a Rede Record usa o Twitter para postar novidades de sua emissora.

http://twitter.com/record_imprensa

O número de usuários nos Estados Unidos (país de origem do Twitter) saltou de 600 mil para 6 milhões em um ano. Será que essa moda pega aqui no Brasil?
Participar de redes sociais já é tão normal quanto usar a internet, já que 66,8% dos que utilizam a internet participam de redes sociais como o Orkut, Facebook e Twitter.

“A popularidade das redes sociais promove partilha de todas as coisas pessoais, dissolvendo a linha entre público e privado.” Randall Stross, escritor Americano.

“Convivência e Convergências das mídias”

Segundo Lucia Santaella, há seis eras culturais, são elas: a oral, escrita, Impressa, a de massas, mídias e digital.

A oral: Surgiu a partir da necessidade de classificar as coisas (objetos).

A escrita: Teve origem na necessidade de registrar, grafar o processo de comunicação começou nas cavernas ao registrar nas paredes os desenhos. Através da “convenção simbólica” (acordo coletivo). Ex: Alfabeto.

A Impressa: Começou em 1450 com a invenção da prensa, tornando a escrita um “bem comum”.

“Cultura de massas, cultura de mídias e cultura digital, embora convivam hoje em um imenso caldeirão de misturas, apresentam cada uma delas caracteres que lhes são próprios e que precisam ser distinguidos sob pena de nos perdermos em um labirinto de confusões. Uma diferença gritante entre a cultura das mídias e a cultura digital, por exemplo, está no fato muito evidente de que, nesta última está ocorrendo a convergências das mídias. É a convergência das mídias, na coexistência com a cultura de massas e a cultura das mídias, estas últimas ainda em plena atividade, que tem sido responsável pelo nível de exacerbação que a produção e circulação da informação atingiu nos nossos dias e que é uma das marcas registradas da cultura digital.” Santaella (Convivência à Convergências das Mídias, Capitulo 1).

Nos anos 80, começaram a aparecer cada vez mais as junções entre essas linguagens e seus meios, misturas essas que funcionam como um multiplicador de mídias. Estas produzem mensagens hibridas.

O que mais nos impressiona é o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas e as mudanças na sociedade, tendo como resultado impactos psíquicos, culturais, científicos e educacionais.

“Com o desenvolvimento das tecnologias da informática, especialmente a partir da convergência explosiva do computador e das telecomunicações, as sociedades complexas foram crescentemente desenvolvendo uma habilidade surpreendente para armazenas a recuperar informações, tornando-as instantaneamente disponíveis em diferentes formas para quaisquer lugares.” (Convivência à Convergências das Mídias, Capitulo 2).

Como diz Lunenfeld (1999b: 3,7), “em um período de tempo impressionantemente curto, o computador colonizou a produção cultural. Uma máquina que estava destinada a mastigar números começou a mastigar tudo, da linguagem impressa a musica, da fotografia ao cinema. Todas as diferentes mídias se dissolvem em um fluxo pulsante de bits e bytes.” (Convivência à Convergências das Mídias, Capitulo 3).

Como disse o próprio Lunenfeld O computador era para ser uma simples máquina que mastigava números. Hoje é diferente, além de ser um grande distribuidor e receptor de informação, recebe uma vasta variedade de outras mídias dentro de uma “simples” caixa.

Mesmo países em desenvolvimento como o Brasil, não estão fora da revolução digital e da nova ordem econômica, social e cultural mundializada que ela instaura com todas as conseqüências que traz tanto para a vida cotidiana, com os novos tipos e formas de trabalho e profissão que introduz e as diversas modalidades de lazer e entretenimento que permite, quanto para as formas de registro e síntese da realidade, para as suas utilizações científicas, artísticas e educacionais. (Convivência à Convergências das Mídias, Capitulo 2).

O que fica cada vez mais claro é que o mundo está se tornando uma gigantesca rede de troca de informações, informações essas que podem ser acessadas de qualquer lugar no mundo.

Fontes:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64069-15228,00-O+TWITTER+VE+E+MOSTRA+TUDO.html

http://www.vejaisso.com/2007/12/20/o-que-e-o-twitter-como-usar-e-como-responder/

Revista Época, 16 de março, 2009.

Livro “Da Convivência à convergência das mídias” Lucia Santaella.

Postado por : Daniel Dias de Almeida Santos

4 comentários:

  1. oie!!!
    Mto bom o seu post! Boas informações e observações! Gostei do que vc falou sobre as redes de relacionamentos, que com o passar do tempo estão se tornando cada vez mais comuns para a sociedade... é como viver dentro de um big brother.. mas sem o prêmio de 1 milhão de reais...

    bjosss

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post.

    Eu acho que o computador não só armazena mensagens de outras mídias e facilita a recepção e emissão de informação, mas também facilitou na criação, hoje em dia é fácil e não muito custoso se montar um estúdio de musica dentro de casa, com programas simples como o Movie Maker, pode-se fazer clipes, por exemplo.
    Um exemplo clássico seria o de que com uma câmera de celular e um computador simples pode-se hoje fazer filmes editados e com trilha sonora e se precisar mudar o tom da voz de um personagem para ficar mais aguda ou mais grave com programas caseiros já é possível fazer, ou seja, estamos caminhando em minha opinião para uma liberdade maior de criação feita através dessa maquina que fica no canto da sala.
    O que acaba fazendo com que grandes empresas de comunicação como gravadoras tenham que repensar em como terão lucros já que grupos musicais como O teatro mágico tendo em vista o poder da Internet e do computador para criação, recepção e emissão já estão dispensadas contratos com gravadoras o que há 20 anos atrás era totalmente incabível.

    ResponderExcluir
  3. parabens pelo post!

    é o cyber voyer!! quer saber da vida de alguem entra no orkut! ou no twitter! quer que os outros saibam da sua manda uma mensagem do celular! o que sera que vamos usar no futuro?

    ResponderExcluir
  4. Só achei que a passagem do Twitter para discutir a Cultura das Convergências foi um pouco abrupta. Sinto fome de conceitos..

    ResponderExcluir