quarta-feira, 22 de abril de 2009

As Adaptações




Quantas pessoas já leram , ou até mesmo tiveram a possibilidade de ler a famosa história de Willian Shakespeare, Romeu e Julieta?!
Essa história relata o romance de um casal, que por ter suas rivalidade entre suas famílias, acaba tendo seu romance "proibido", e tendo trágicas consequências ao final da história. Porém o que não quer calar, é como pode ser possível conhecer essa história sem ao menos ter lido o livro?
Através das adaptações, e referências de texto que existem nos meios de comunicação, é possível ter ao menos a noção do que é a história original, sem ao menos conhecer ou ter visto a parte da mesma.
Poucas pessoas tem a possibilidade, tempo e até mesmo, a disposição para poder ler um livro como Romeu e Julieta. Digamos que se uma pessoa há mais de 100 anos atrás não tivesse lido o livro, ela poderia saber da história se ela fosse contada por alguém que já leu o livro de forma oral. Mas no mundo contemporâneo e atual, essa pessoa não precisa nem ler o livro, nem que alguém conte esse tipo de informação de forma oral, já que os meios de comunicação encontram novas formas de trazer essas informações e histórias.
As Adaptações retratam a visão de quem criou a adaptação, fazendo com que a mesma seja diferente todas as vezes que o "adaptador" for diferente, e as vezes essas adaptações, não agradam o espectador, que por conhecerem a história, tem a preferência pela original, acreditando que a adaptação pecou por "esquecer alguns detalhes", ou até mesmo personagens. Em muitas adaptações de livros, para filmes, o publico tem a preferência pelo livro, que tem todos os detalhes, e exercita a imaginação do leitor, que diferente da "adaptação pronta", mostra uma visão já pronta da história.
Os aspectos e alguns detalhes das adaptações são relativas dependendo da visão de quem está adaptando a obra, já que a visão e conceitos das pessoas são diferentes, as adaptações e interpretações são também.
Nome: João Victor Marques Saraiva e Silva
Curso: Rádio e TV - 3º Semestre

2 comentários:

  1. a adaptação também pode ser na vida, por exemplo seguindo o modo de vida do Silvio Santos para tentar conseguir uma coisa para o futuro, eu estou adaptando o estilo de vida que ele teve a mim, e vai ser uma vida diferente pois somos pessoas diferente.

    ResponderExcluir
  2. Esse lance de adaptações é meio polêmico. Tem autores que se sentem ultrajados ao verem seus livros e/ou peças teatrais serem "destruídos", segundo eles, em adaptações para o cinema e/ou TV.

    Eu acho que o risco que se corre aí é o público ver uma adaptação e achar que aquela é a visão do AUTOR da história, e não do DIRETOR daquela produção. E sabemos que cada um vai produzir sua obra audiovisual colocando algo de suas opiniões, por mais que deseje ser fiél à obra original.

    Apesar que, agora a gente sabe que todo o mundo copia todo o mundo! Rss...

    ResponderExcluir