quarta-feira, 1 de abril de 2009

Touchscreean (toque tela)
A Primeira pesquisa com telas sensiveis ao toque começaram na segunda metade da década de 60 nos EUA. Mas a primeira aplicação da tela foi no computador PLATO IV (foto ao lado). A Tecnologia se propõe a ser uma alternativa aos dispositivos de interação entre os humanos e as máquinas, como o teclado e o mouse.


O Futuro Da Interação homem máquina
O FUTURO ESTÁ NA PONTA DOS DEDOS ?

Desde o lançamento do iPhone em 2007, as telas sensiveis ao toque viraram mania. Até o mais ‘hipado” dos eletrônicos atuais, o notebook , abraço essa tendência. Mas o que fez uma tecnologia criada a décadas que é usada no setor bancário e outros serviços, se tornar algo tão atraente para o séc XXI ?
Quando o iPhone foi mostrado e nos meses seguintes protagonizou um fênomeno de marketing, uma velha invenção havia se tornado algo mágico nos tempos atuais. ” A Revolução representada pelo iPhone é comparável à do surgimento do mouse” isso afirmou o Fábio Ribeira (porta voz da Apple no Brasil).
Já a Palm, que prepara o lançamento do mais forte concorrente ao Iphone até hoje , o Palm Pre também acredita na revolução do multitoque.” O Touch é o melhor jeito de intereragir. No futuro ningúem vai saber como era teclado e mouse” isso foi afirmado por Marcelo Venga (Diretor De Marketing Da Empresa).
Será mesmo que o futuro está nas mãos como diz a Apple e a Palm ?? A Nókia tem opnião semelhante, porém, não descartam possibiidades.” Lançaremos mais dispositivos Touchscreen. Mas acreditamos que modelos com teclado tradicional permanecerão. O Público quer ter escolha: tela de toque , teclado fisico ou ambas as opções combianadas” Explicou o Diretor de Produto Sari Stahlberg.
Segundo responsáveis pelo Desenvolvimento do Star – desktop lançado em 1981 pela Xerox que trazia caracteristicas que se tornaram padrão nos Pcs, existem três faces para adoção de uma tecnologia.
A Primeira é o entusiasmo, quando a novidade é explorada. Depois , o profissional , quando passa a ser usada para ajudar as pessoas a trabalhar. E o terceiro, consumo , quando tem preço acessível. Na opnião deles o Touchscreen não é a revolução definitiva das tecnologias. Até que se tenha boas ferramentas para reconhecimento de voz.
Um candidato à reconhecedor de voz é o serviço Google Voice, lançado no inicio desse mês (março/09). Só para convidados, transcreve mensagens deixadas em seu correio de e as envia por SMS ou e-mail. Lembra dos primeiros telefones ? Talvez essa era esteja de volta, ainvés de vários botões, só tirar do gancho falar o nome da pessoa e ... pronto .. O Futuro da Interface é ela sumir ,para que assim possamos interagir com forma natural com uma máquina que nos entenda...



Apple Vira “Dona” Do Multitoque


##A Apple deu um recado ao mundo : Não mexam com o nosso multitoque. Ela obteve a patente dos gestos naturais com os dedos atrativo do iPhone. E essa exclusividade não está limitada a celulares e sim qualquer dispositivo computacional. A Obtenção da patente acrescenta mais munição para ela desenvolver novos produtos deste estilo. Essa patente por um lado barra concorrentes, por outro lado deve acirrar o desenvolvimento de controles diferentes desses registrados por ela.
##A Palm ,porém, já partiu para a briga a lançar em janeiro, o celular Palm Pré , que também usa gestos com os dedos. Representantes da Apple, alertaram que não tolerariam o “roubo” da propriedad intelectual por nenhuma empresa. Essa disputa entre as duas empresas é uma briga clássica de propriedade intelectual entre empresas do setor de tecnologia. A Patente da Apple não cobre todo o conceito de multitoch, só alguns aspectos especificos do modelo Apple. O Advogado Diego Vieiez diz que em caso de disputa judicial, tudo teria que ser analisado e saber se o aparelho da Palm copia as caracteristicas especificas do modelo Apple.



Ressureição do Touchscreean


Os Caixas Eletrônicos dos bancos foram um dos primeiros redutos da tecnologia toucscreean. Mas como nos anos 80 a tecnologia engatinhava ainda, não foi capaz de reconhecer com precisão e a moda não pegou. Novas tentativas comerciais foram feitas em quiosques de revelação de fotos e sistemas para pedidos em restaurantes.
A Motorola embora já tivesse celulares que reconheciam toque daquelas famosas canetihas foi com o anúncio do iPhone , que os fabricantes da telefônia se mobilizaram para criar algo que fosse realmente Touchscreen. E com o tempo outras empresas lançaram vários produtos parecidos., inclusive video games, o Nintendo DS tem duas telas sendo que uma é Touch.
O Espaço Oi Futuro no Teatro Casa Grande no Rio De Janeiro, oferece ao público a oportunidade de intereagir com uma tela do gênero. E o parelho do momento é o Palme Pre, comparado como o equipamento mais forte para ser o concorrente do iPhone até hoje. Site do Teatro Casa Grande (RJ) http://oicasagrande.oi.com.br/.


TESTES.:
Um Psicólogo, um Designer e crianças foram ouvidas para falar sobre o Touch veja .:
“” Sabe a Frase que diz que adiferença entre o menino e o homem está no preço do brinquedo ? É assim com o Touchsmart: caro demais só para divertir “” ( José Moucachen Psicólogo)
“” E Desconfortável para ilustrar.Ajustes finos são mais dificeis do que com o mouse. O Reconhecimento do toque não é preciso e a possição do braço é incomoda”” (Rubens Paiva Designer)
“” É Mais fácil para desenhar. Já temos u computador em casa, mas ia ser bom se desse para trocar por um desse ”” Opnião de Oliver, Cristian e Patrick Gêmeos de 8 anos ) .

"" Chamando de Hibridos da Internet os processos de co-existência de espaços reais e virtuais, controle remoto em tempo real, operações de robôs e colaboração através de redes. Veja que nas novas formas de interface entre humanos, plantas, animais e robôs se desenvolveram como um resultado de expansão das tecnologias de comunicação e telepresença "" ( trecho tirado do Livro Cultura De Midia de Lúcia Santaella)

##A Apple, é uma empresa multinacional que atua no ramo de aparelhos de informática e eletrônico famosa principalmente pela fabricação do computador de marca registrada,Macintosh, com seu próprio sistema operacional, entre outros produtos.

##Palm, é fabricante de smartphones e computadores que oferecem máxima mobilidade.

Refrências Bibliográficas : http://www.apple.com/br/ , Jornal O Estado De São Paulo e Jornal Da Tarde do dia 12 e 19/03/09 e Cultura De Midia Lúcia Santaella.

4 comentários:

  1. muito bom e o mais interesante é ver que uma tecnôlogia nem sempre chega e facilita a vida das pessoas como no caso de muitos que acabam preferindo o mouse por N motivos.

    ResponderExcluir
  2. Leandro,

    Você já leu sobre a questão das interfaces amigaveis? Creio que vale a pena.

    ResponderExcluir
  3. Isso Márcio. Falamos sobre elas nessa última aula 06/05.
    Quando aparece algo novo é "testado" e se gera conforto , rapidez , praticidade vira nossa "amiga" Exemplo o controle remoto.

    ResponderExcluir
  4. Bem lembrado, sobre os bancos e a disputa tecnológica que lembra o ocorrido com as montadoras de F1 no ano passado.

    ResponderExcluir