quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Luke I´m Your Father"

Antes de começar a ler, peço humildemente para que assista a este rápido vídeo.

<http://www.youtube.com/watch?v=5blbv4WFriM>

Agora que o primeiro vídeo terminou, e se você estiver procurando um pouco mais de emoção, deixe esta música como trilha de fundo para este post. Prometo que não se arrependerá.

<http://www.youtube.com/watch?v=OVABAKxH2d0&feature=related>

Você provavelmente já deve ao menos ter ouvido falar de Darth Vader ou Star Wars. E é baseado nessa premissa que eu vou escrever sobre alguns temas.

Começando com uma curiosidade: Darth Vader não morreu em Star Wars – Epidódio VI. Porque não? Simples, ele é imortal, assim como Highlander! Porque eu estou dizendo isso? O motivo é mais simples ainda: personagens como Darth Vader, Homem-Aranha, Super-Homem, Barbie, Highlander, etc. estão marcados para sempre na história por terem marcado época. E um fato muito curioso é que apesar de serem imortais, eles nunca sequer existiram.

Do dicionário: “Imortal: 1. Que não morre; eterno; perdurável; inextinguível./ 2. Pessoa cuja memória ficará para sempre./ 3. Os deuses.” E sim, acredito que, de certa forma, os exemplos citados acima se enquadram em qualquer uma destas três definições. O motivo para fazer tal afirmação é que a mídia sempre cumpre seu papel: levar para o maior número possível de pessoas o que não é necessariamente vital para a nossa sobrevivência e fixá-la em nossas cabeças ao ponto de se tornarem algo que todo ser humano quer ser.

Por que será que Star Wars fez tanto sucesso assim? Aí a resposta é um pouco mais extensa, mas pouco complicada. Pois foi George Lucas, escritor e diretor de Star Wars, que revolucionou para sempre o cinema.
Se George Lucas não tivesse levado Star Wars aos cinemas em 1977, seriam grandes as chances de Cinema não ser o que é hoje em dia.

GL criou uma nova vertente de cinema, inovou com takes de câmera e efeitos especiais. E um fato curioso: No último senso feito na Inglaterra, 390 mil britânicos se declararam seguidores da religião Jedi criada por George, e para piorar: essa resposta não estava contida na questão!

A mídia tem poderes maiores que os da própria “Força”, seja convertendo jovens, seja imortalizando personagens que nunca existiram, seja fazendo milhares de pessoas rirem ou chorarem sem uma razão específica.

Isso demonstra o quanto a mente humana é capaz de criar situações, seres, locais e qualquer outra coisa que nunca existiram ou existirão.



Bibliografia

Vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=5blbv4WFriM
http://www.youtube.com/watch?v=-bzWSJG93P8



Imagens:
http://www.guanabara.info/2009/03/darth-vader-e-eleito-o-maior-vilao-da-historia-do-cinema/
http://www.buamai.com/image/3131



Sites:
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx
http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_545655.shtml
http://www.imdb.com/name/nm0000184/

Agradecimentos Especiais:
Márcio Rodrigo
José Carlos Soares


POSTADO POR: Marcelo Lippi

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. acho que é isso ai, a mídia tem um poder grande, mas antes da mídia sem o rádio, a tv ou outros a igreja conseguiu implantar na sociedade uma veia socratica que se perpetua a muito tempo, há pessoas que dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, mas eu não desprezo o poder das palavras e acho que a grande força da mídia que eu concordo com você é a quantidade de pessoas que ela consegue alcançar com essas palavras em muito pouco tempo.

    1 de Maio de 2009 16:42

    ResponderExcluir
  3. Acho que isso aí entra mais naquele lance de criar e adorar ídolos/imagens. Quer tenham ou não méritos para serem adorados...

    ResponderExcluir
  4. Ae rapaz hoje li seu post rs.
    Então, criar super heróis , mitos é uma função que vem de muito tempo e isso é uma das formas de se lançar o capitalismo de forma mais camuflada e perspicaz ao mesmo tempo.

    Ps: Ficou interessante incluir essa trilha

    ResponderExcluir