quinta-feira, 23 de abril de 2009

Exibicionismo e voyeurismo na web


Que vivemos uma era de superexposição, aonde muitos tornam públicas suas intimidades todos já sabem, e essa necessidade de mostrar-se ao mundo fez nascer as chamadas “redes sociais” (Orkut, MSN, Myspace), que se ploriferam graças ao fato de estarmos super contectados, e esta contemplação/aceitação dessas novas formas de comunicação, fez nascer em 2006 nos Estados Unidos o Twitter,que nada mais é do que um exemplo prático da fusão do celular e da internet. A mais nova febre entre os fanáticos por redes de relacionamentos possui 6 milhões de usuários ao redor do globo e chama atenção pela crescente popularidade e por sua aparente inocência.Na página inicial do Twitter,uma mistura de blog e celular, tem a seguinte pergunta: “O que você está fazendo?”,trivial, não,mas nas coisas mais simples é que estão escondidos as maiores insanidades. A “brincadeira” funciona da seguinte forma: as mensagens não são enviadas para uma única pessoa como acontece no MSN ou SMS, elas vão para os seguidores, (que não precisam ter uma conta na página,é bem ao estilo”entre sem bater”), pessoas que sem ter mais nada de útil para fazer ficam horas acompanhando as vidas de outros igualmente desocupados que postam “notícias” do tipo: “estou almoçando”,coisas que só fazem sentido mesmo nesta nova versão de exibicionismo e voyeurismo.
As celebridades também adotaram a novidade. A cantora Britney Spears, por exemplo contratou uma pessoa para atualizar sua página, olha só o emprego dos sonhos, ganhar bem para não fazer nada!Mas, um caso que sinceramente não dá para dizer se é publicidade barata ou piração mesmo é do ator Ashton Kutcher que fez uma campanha para bater o recorde de popularidade no Twitter.O ator, também conhecido como marido da atriz Demi Moore tinha até o dia 16/04 850 mil seguidores, perdendo apenas para a rede americana de televisão CNN(940.776).A “ofensiva” deu certo, tanto que no dia seguinte ele conseguiu o feito de ser o primeiro a atingir a marca de 1 milhão de seguidores.Seguir a vida de gente famosa, faz com que pessoas anônimas saiam um pouco do marasmo e por alguns momentos tornem-se intímas dos seus ídolos, seres que representam tudo o que eles gostariam de ser e ter, como se fosse a Cinderela, que até a meia-noite é uma princesa e, depois disso vira abóbora. A mais nova rede social deu novo tom para as últimas eleições presidenciais os candidatos Barack Obama e John McCain mantinham suas páginas atualizadas.
Essa nova forma de comunicação, além de ser a forma mais recente de suprir velhos anseios humanos,olhar e ser olhado, ainda faz mudar os rumos da notícia.Foi-se o tempo em que a mídia nos trazia as notícias, agora com o Twitter, as emissoras de rádio e TV ficam para trás quando o assunto é noticiar os fatos assim que estes aconteçam. Em janeiro deste ano quando um avião caiu no Rio Hudson, em Nova York, um rapaz que estava em uma balsa indo salvar as vítimas, tirou uma foto e publicou o ocorrido na rede, antes mesmo que a mídia veiculasse tal informação. Em novembro do ano passado,durante os ataques terroristas a cidade de Moumbai, na Índia, moradores enviaram fotos sobre a catástrofe.
O Twitter é sinônimo de facilidade na hora de se comunicar, aparentemente uma simples troca de informações, mas não é, ela na verdade é uma esquizofrenia coletiva, porque ao mesmo tempo em que há discursos clamando por privacidade, reclamações que somos vigiados 24 horas por dia, redes de relacionamento tornam-se cada vez mais populares. Este exibicionismo é responsável pelo aumento de crimes virtuais, ex- namorados que por vingança distribuem cenas intímas do casal e depois joga-as na internet e utiliza-se disso para extorquir dinheiro.
Este compartilhamento de informações, muitas delas inúteis vem de pessoas que em sua maioria, nem tem idéia do alcance que a rede possui, são indivíduos totalmente carentes que precisam dividir suas vidas com alguém, mesmo que seja com um estranho. Tanta tecnologia agiliza a vida de estudantes, trabalhadores, em um primeiro momento reúne amigos, uma ferramenta que localiza pessoas, porém com a facilidade de mandar uma mensagem para um indivíduo que está na China e obter resposta automaticamente, sentado em uma confortável cadeira, fez nascer uma geração de solitários, com inúmeros amigos virtuais, de seguidores, mas que nas horas difíceis não tem com quem conversar de viva voz.


Postado por Sumaia Santana

Referências Bibliograficas:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64069-15228,00-O+TWITTER+VE+E+MOSTRA+TUDO.html 13/03/2009 - 22:17 - Atualizado em 13/03/2009 - 23:15 acesso em 14/04

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64069-15228,00-O+TWITTER+VE+E+MOSTRA+TUDO.html 13/03/2009 - 22:17 - Atualizado em 13/03/2009 - 23:15 acesso em 14/04

http://gente.ig.com.br/materias/2009/- acesso dias 15 e 16/04

2 comentários:

  1. ou seja na era da agilidade uma coisa a mais para tornar as coisas cada vez mais ageis, mas há o pensamento que mesmo fazendo todo muito rapido o tempo ainda está escasso

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  2. ♦♦ sumaia...

    partilho da mesmo posição um tanto quanto revoltada que vc!! é uma pena muito grande que pessoas com um instrumento deste nas mãos fazem nada, simplismente por fazer....
    vai entender? ♦♦

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