terça-feira, 24 de março de 2009

Um pouco de McLuhan em Obama

Política e qualquer coisa que lembre filosofia para muitos estão por demais distantes, e por isso mesmo inaplicáveis na vida real,mas algumas teorias do filósofo da comunicação Marshall McLuhan caem como uma luva quando o assunto é histeria em torno da campanha de Barack Obama.Podemos ver McLuhan no novo presidente ao observarmos alguns detalhes sobre sia vida.Filho de uma americana com um queniano, a árvore genealógica presidencial tem um que de hibridismo que se confirma.Obama viajou muito a fim de visitar seus seis meios irmãos africanos e também uma irmã nascidfa na Indonésia.Estar em contato com culturas tão diferentes fez com que o novo presidente não seja uma pessoa pura,assim como os meios de comunicação que sempre estão absorvendo características externas.
A infância de Obama também contém traços do filosófo da comunicação.Quando tinha sete anos, Martin Luther King,que lutou pela igualdade racial foi assassinado.O líder transmitia esperança e se mostrava capaz de sonhar mesmo com tantas adversidades.Quareta anos depois um norte-americano de origem mulçumana foi eleito com apoio de negros,latinos(historicamente marginalizados) e mulheres,e correspondeu ao apoio propocionando à essas pessoas fé, sonhar,projetar um futuro melhor.
Os meios se apoderaram desse otimismo, e o mundo se viu diante de um lago que refletia algo há tempos perdidos, e pessoas aversas à política não desgrudaram da tela da televisão,apaixonadas por algo que elas perderam a muito tempo, a esperança.

Postado por: Sumaia Santana

Referências Bibliográficas: Revista Época, nº 547/novembro 2008, páginas 107,108,109,110 e 112 e "Os meios de comunicação como extensões do homem",Marshall McLuhan,capítulo 4 página 59.

3 comentários:

  1. boaaa comparação!!!! so falto explorar a idéia dos objetos como extenção do homem e como Obama usou os sites de relacionamento para divulgar as suas ideias.... atravez deles ele fez o seu "boca-a-boca" e pode passar de um simples candidato pouco conhecido para um dos rostos mais conhecidos em 2008.... abrços a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo texto Sumaia.
    Até onde vai o presidente de Blackberry?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Sumaia, pela abordagem e associação de conceitos usados de Mc Luhan, por Obama, acredito até que ele ainda tem muito a mostrar.

    ResponderExcluir