segunda-feira, 9 de março de 2009

Midia interativa? por que não o celular

O celular não é mais um acessório apenas para se comunicar com outras pessoas, mas sim um link para um mundo de informação e facilidades.
Imagine receber no seu celular uma mensagem avisando que o livro que você encomendou numa livraria, que não o tinha no estoque, já está sua disposição ou que você
esta passando em frente a um shopping, quando recebe uma mensagem SMS dizendo que, se for em determinada loja terá um desconto ao fazer suas compras, bom, isso já é possível. À algumas semanas, por exemplo, a estagiaria com quem trabalho disse que iria à ótica para buscar seus óculos e lhe perguntei como sabia que estavam prontos, ela me disse que havia recebido uma mensagem de texto, recebi a algum tempo em meu celular a propaganda de uma seguradora oferecendo um seguro contra furto e roubo do aparelho, enfim poderia dar inúmeros exemplos. As empresas vem se utilizando cada vez mais da chamada mídia alternativa, em São Paulo, onde existe a lei cidade limpa, muitas empresas tiveram que se adaptar a novas formas de anuncio e o celular também se tornou alvo já que é o objeto que permanece mais tempo junto ao seu dono.

Até bem pouco tempo, o bluetooth era a mania do momento, em alguns eventos e festas, como no ultimo Vmb (video music brasil), por
exemplo uma placa avisava: “durante a premiação ligue o bluetooth do seu celular e receba conteúdos exclusivos ...”, junto com a propaganda de uma certa marca de celulares. As empresas já descobriram que o celular é um meio bastante eficaz já que tem a garantia que o conteúdo chegara ao “alvo”.

E não foram só as empresas de propaganda que perceberam que os celulares podem ser grandes aliados. As emissoras já perceberam que toda essa mobilidade pode ser mais uma arma na briga para chegar na fre
nte, a Band é uma das emissoras de televisão que vem utilizando a tecnologia para levar às pessoas notícias totalmente atualizadas.

A BAND criou no inicio de 2008 o quadro “repórter celular” no “primeiro jornal” que vai ao ar de segunda a sexta-feira às 7h00. Orepórter celular” sai pela cidade sem uma pauta definida e entra com um link ao vivo, graças à tecnologia 3G, com flagrantes, noticias do transito e acidentes, tudo isso com um aparelho celular.

O nome 3G vem de Terceira Geração, o celular que permite fazer fotos,vídeos, áudios, conectar-se à internet banda larga e até, se for preciso, falar ao telefone. A BAND fez uma parceria com a TIM no mesmo período em que lançava a sua internet 3G.

Mas nos não estamos falando apenas de informação e propaganda, mas de troca de experiências e opiniões
, muitos canais de televisão perceberam isso e essas empresas podem divulgar serviços, interagir com seus clientes através de vídeos, sites mobile como a Globo fez no G1, Globo Esporte e Ego, chats e quiz de programas, e muitos outros serviços. cada vez mais as emissoras anunciam em seus programas números para que seus expectadores mandem um sms com sua opinião sobre o assunto em pauta.



O portal G1 da Globo tem um link para o portal “você no SPTV” onde a própria audiência cria um cadastro e torna-se uma espécie de “parceiro” do programa enviando fotos e vídeos com flagrantes e problemas na cidade.

A Mtv estreou sua grade para 2009 anunciando que este seria o ano em que o expectador poderia interagir mais com a programação do que em qualquer outro ano, onde o expectador envia uma mensagem SMS ou tem a possibilidade de assistir ao vivo os programas pelo site da emissora e ainda palpitar no assunto em pauta pelo próprio site.

Um tempo em que a informação chega no momento em que acontece?
Esse tempo chegou! Alias não é tão recente assim, estamos acompanhando a chegada de novas tecnologias que com o tempo deixam de ter uma só função. É a mobilidade e portabilidade presentes nas novas práticas do jornalismo e da propaganda. Um novo campo de trabalho bastante promissor, caberá aos novos profissionais aproveitar essas novas oportunidades! Alguém se anima?

Dica:
Vale a pena assistir ao filme Minority report, detalhe para o trecho em que através da íris os anuncios eram personalizados para o consumidor, genial! Quem sabe esse não seja o futuro do que estamos acompanhando hoje.



vídeo que monta cenario hipotético sobre a informação no ano de 2014, sobre uma fantastica união de duas das maiores empresas na internet. O video mostrar como a Googlezon poderia executar o marketing mais eficiente do mundo, quando produtos certos poderiam ser colocados na hora certa e no lugar correto para o consumidor correto.




“O efeito de um meio se torna mais forte e intenso justamente porque o seu conteúdo é um outro meio.” Marshall Mcluhan

por Fabíola Mamedes

sites de pesquisa
:

videos
:
www.youtube.com
www.mtv.uol.com.br

imagens
:
www.google.com.br


http://sptv.globo.com/Jornalismo/SPTV/0,,16625,00.html
http://band.com.br/primeirojornal/?CNL=1



5 comentários:

  1. Nossa, essa menina é só orgullho.
    Bom, brincadeiras a parte.Confesso a você que a minha visão de informação daqui pra frente é justamente essa. Que a interação entre telespectador, ouvinte, internauta vai ficar cada vez mais estreita.Existem programas que são realizados somente com materiais fornecidos pelos telespectadores, internautas ect. um exemplo é aquele Brother's do Supla. Não sei onde vamos parar se é que vamos algum dia.
    parabéns pelo post adorei.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. achei muito bom, fala da hibritização muito avansada do celular, da mudança que o meio faz na vida das pessoas (com o exemplo da estagiaria)gostei muito

    você vai ter que me ajudar a fazer o meu hahahahah, brincadeira parabens

    ResponderExcluir
  4. ♣♣ Oi amore...

    A facilidade e a velocidade que a informação corre através do celular (também gráças ao bluetooth), me dá comichão de produzir, produzir e produzir...

    bj gata ♣♣

    ResponderExcluir
  5. Fabi, parabéns pelo belo post, logo quando li na primeira vez me chamou a atenção, até comentei com voce, realmente a Band foi, acho que a segunda emissora usar a interatividade celular, mas se não estou enganado e por acompanhar, quem realmente começou foi sites ( IG/Terra ) e a MTV com o Ya Dog ( 2006 ) exibido as Sextas, que interagia com a galera com várias mídias, bjs

    ResponderExcluir