sábado, 21 de março de 2009

Igreja eletrônica


O termo Igreja eletrônica, tem se tornado muito familiar no dia – a - dia das pessoas, pois a propagação das informações e o uso dos meios de comunicação social têm proporcionado e levado muitas delas a entrarem em acordo, no que se refere a Igreja e a tecnologia, a qual passa a fazer parte das relações estabelecidas entre os seres humanos proporcionando a uma socialização, inserção na sociedade.Nisto a presença da Igreja eletrônica nos novos tempos, é importante para uma melhor socialização da cultura, sobretudo, as expressões religiosas, o espírito de comunhão e participação. Esses são inerentes às questões no que rege à vivência da mística religiosa. Sabe-se que as religiões propagam, ganham cada vez mais espaço dentro da sociedade, com características próprias, favorecendo a uma profunda experiência na dimensão do transcendentalismo, a relação com Deus, o supremo. Tudo graças ao uso dos meios tecnológicos, como: a internet, a TV e o rádio. Percebe-se ainda, que o termo Igreja Eletrônica nos faz refletir acerca das diversas maneiras de comercialização da religião. É verdade que, a humanidade está a procura de um novo jeito de viver a sua espiritualidade, adaptando-as as exigências dos tempos atuais, mediante o auxílio das Igrejas Eletrônicas, a midiatização das mensagens evangélicas. Essas realizam-se via aparatos tecnológicos, os quais já foram supracitados.Diante disso são notáveis as grandes influências que a Igreja eletrônica tem mostrado, como: mudanças de comportamentos, hábitos de vida, dificuldades em fazer escolhas, as dúvidas e os questionamentos. Isso devido aos discursos ideológicos carregados por certos conceitos que têm por determinação, a oratória.


Carlos Fernandes


Referencia: Apostila: “Igreja eletrônica” de Arlindo P. Dias
Foto: www.google.com.br

2 comentários:

  1. acho legal falar da mídialização das mensagens evangelicas, pois mostra que até a religião está sendo obrigada a se adaptar a nova realidade que se forma através dos meios de comunicação.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto, de certa forma, confirma que em toda area a mudança torna-se necessária, pois a máxima ¨o tempo não para¨ reforça isso, porém, apesar de saber que surgem novos formas religiosas, eu confesso que desconhecia o termo ¨igreja eletrõnica¨...muito bom Carlos.

    ResponderExcluir