quarta-feira, 11 de março de 2009

Eles voltaram!!!

Eles voltaram!!!!


No ano em que o Corinthians volta à primeira divisão do futebol brasileiro, próximo de seu Centenário, o clube vive mais um capítulo impar nos 99 anos de sua história.
Muito se falou e projetou, para manter a vitoriosa trajetória com novos jogadores.
O sonho de reforçar o time e de ter um grande nome no plantel, surgiam especulações, mais nenhum nome chamou mais atenção que Ronaldo, o fenômeno.
Mesmo quando estava recuperando a forma física, justamente no seu clube de coração, Flamengo do Rio de Janeiro, a mídia já especulava a possibilidade de retorno aos gramados através de um clube nacional, mesmo com rumores, na mídia carioca esportiva de acerto, com o próprio Flamengo, onde a cobertura local, era maior
Os efeitos do marketing, como muito se comentou, questionou, com as mais diversas opiniões, até com divergências entre torcedores rivais em qualquer roda, cujo comentário fosse futebol, durante os últimos 03 meses, mostram, que independente da mídia ou mesmo do meio de comunicação, o resultado e a influência que a notícia causa, positiva ou mesmo negativa, até certo ponto, podem ou não trazer benefícios aos envolvidos ou ao personagem principal, levando todos, a pergunta que não quer calar.
Será um retorno triunfal ou uma jogada de marketing ?
Ainda que cedo, as respostas, começam a surgir, conforme pode ver abaixo
Assim, após 17 anos jogando fora do Brasil, o anúncio da contratação de Ronaldo pelo Corinthians, dada a repercussão e a real condição da possível volta aos gramados, causou alvoroço, nos programas esportivos, a ponto por exemplo, o locutor Galvão Bueno, nunca antes no programa Globo Esporte, que é transmitido as 12:45, para comentar a contratação pelo Corinthians, mesmo a Record, informado uma hora antes.
Depois da contusão que teve, a terceira no joelho, a cerca de um ano ( 14/02/2008 ), quando ainda jogava pelo Milan da Itália, Ronaldo, fenômeno, eleito 3 vezes pela FIFA o melhor do Mundo acreditava na volta por cima mais uma vez, endossado pelas declarações, à época dos médicos do Fluminense e do São Paulo, que disseram;
¨A medicina e a fisioterapia oferece ao Ronaldo as condições, além de sua própria vontade em voltar a jogar futebol.¨







Quase, 3 meses depois de sua contratação, de muita especulação, quilos à mais e noitadas, o fenômeno Ronaldo, enfim, fez a sua primeira partida pelo Corinthians, sendo esta estréia na Copa do Brasil, contra o Itumbiara de Goiás, que com certeza, apesar de ter perdido pelo placar de 0 x 2, mesmo eliminado, mas que sempre será lembrado por fazer parte do retorno, o terceiro após mais uma contusão do jogador Ronaldo, de volta aos gramados.
Já em sua segunda partida, domingo, contra o arqui rival Palmeiras, o jogador já mostrou a que veio e deixou sua marca, no empate de 1 x 1 comemorando bastante o gol com a fiel e que teve repercussão mundial com manchetes em todos os continentes.
A globo registrou índices de 34 pontos de audiência na sua transmissão, assim como a Nike que produziu propaganda referente ao retorno do fenômeno, ainda também comenta-se que a rede Carrefour possa vir a tornar-se o grande patrocinador.



Anúncio veiculado pela Nike para a volta de RonaldoFoto: Divulgação

O jornal o Lance ( Brasil ) , em suas páginas da terça feira, destacou as 17 manchetes em todos os continentes, segue abaixo, algumas delas;
El Pais ( Espanha ) Ronaldo se reencontra com o gol após grave lesão;
Corriere Della Será ( Itália ) Volta e marca, e imprensa brasileira exalta Ronaldo;
Today ( Cingapura ) Ronaldo marca o primeiro pelo Corinthians;
Sports Illustraded ( Estados Unidos ) Ronaldo faz o primeiro gol após sua volta
Central Chronice ( Índia ) Ronaldo marca nos acréscimos, reservados para a festa;
Olé ( Argentina ) O fenômeno voltou.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito do texto, apesar de falar do corinthians, mas eu acho que ele diz mais sobre a história da tv e do corinthians pelo que eu entendi da aula.

    ResponderExcluir
  3. Concordo Gois.

    O texto está mais para o marketing do que para a Comunicação Comparada.

    ResponderExcluir
  4. Concordocom o Macio e o Gois
    mas há um trecho no post que dá a ententer que as emissoras de tv estão preocupadas em divulgar o retornodo ronaldo e com isso quem acaba ganhando os creditos é o corinthians. o tanto que as pessoas estão consumindo por causa da propaganda que a midia vem fazendo sobre o Fenômeno, daqui a pouco vai existir ate sabonete com o rosto do ronaldo...
    acho que esse é o ponto ao qual o post deveria dar mais enfase.

    ResponderExcluir
  5. Galera e professor Márcio, valeu pelo comentário que fizeram, realmente, após publicar e ler novamente,tive a mesma informação acrescida de não ter conseguido colocar as fotos que selecionei, intenção foi parecida ao comentário do Carlos, pretendi mostrar, que Ronaldo, foi a extensão para uma visibilidade internacional diferente, da que o timão já teve.

    ResponderExcluir