quarta-feira, 25 de março de 2009

Efeito Kiko: Comunicação comparada e publicidade infantil

Segundo Mcluhan, os meios são extensão do homem, dentre toda nossa evolução viemos fazendo coisas para facilitar nossas vidas e essas são nossas extensões feitas pela gente e refazendo agente, é fácil perceber esses meios tomando lugar das partes do nosso corpo, por exemplo: Se você quer se locomover para algum lugar ao invés de ir a pé pode ir de carro e fazer o trajeto em muito menos tempo sem se cansar tanto, outro exemplo como mostra Gilberto Gil na musica Parabolicamará,(antes mundo era pequeno, por que terra era grande, hoje mundo é muito grande, por que terra é pequena, do tamanho da antena parabolicamará) a televisão revela o mundo aos nossos olhos e agente passa a conhecer culturas diversas sem sair de casa e fazendo nosso mundo intelectual grande e com outras tecnologias como o avião, “a terra foi ficando cada vez menor”, (sendo que hoje em dia temos acessibilidade a quase todos os cantos do mundo, por a locomoção ser rápida através das novas tecnologias como carro e avião e se podendo por exemplo, conversar com alguém que está no Japão por MSN ou telefone).
Mas o que podemos dizer quando falamos de comunicação comparada e a publicidade, essa que atinge desde os adultos até as crianças, fazendo um consumismo compulsivo e um mundo de vedetes e olimpianos, como dizia Morin, mas o que pretendo ter como foco não é a comunicação de massa dominando o imaginário das pessoas, mas sim como a publicidade age como extensão do homem e como muda o seu cotidiano.

Já que a televisão é o meio de comunicação mais usado hoje em dia, a criança está exposta a ela grande parte do tempo, as crianças brasileiras são as que mais assistem tv no mundo, sendo em média de 4 horas 51 minutos e 19 segundos, (fonte ibge) tendo muitas vezes mais contato com a televisão do que com a família, a publicidade busca vender produtos, mas será que ela é extensão do desejo das pessoas? Mas sendo que as crianças querem produtos cada vez menos por necessidade e mais pelo status que isso trás a elas, percebesse que se antigamente para chamar a atenção, entrar nas tribos e ser popular era preciso fazer bem alguma coisa, conhecer alguém importante ou até ser o valentão que bate em todo mundo, hoje em dia não é necessariamente assim, a propaganda vende um estilo de vida, e determina o que é importante, da mesma forma daquela antiga brincadeira que diz que o carro é extensão do pênis do homem.

Essa propaganda se expande e aproveita de alguns fatores como a hibridização, sendo que entre as crianças de classe A e B 48% possuem celular no Brasil (fonte globo) então se manda propagandas pela Internet, por mensagens, televisão, entre outros todos embutidos no mesmo aparelho que chamamos de celular, mas é a mistura de tantas coisas que por incrível que pareça ele até serve para fazer e receber ligações.

A propaganda acaba sendo a extensão do status, do ego, do poder das pessoas, em nosso caso as crianças e essa propaganda acaba ditando o que é bom, fazendo com que as pessoas percam um pouco o senso critico perante as coisas e passem a achar bom o que a propaganda diz que é bom, mas por outro lado a televisão e o rádio entre outras mídias, tem sua renda através da propaganda, ou seja a mesma propaganda que dita como deve ser a vida ideal, e ajuda a fazer com que pessoas fracas de espírito saiam roubando para ter o que ela diz que é bom também é responsável pela democratização da comunicação, ou seja as crianças menos favorecidas só podem ver Chaves, desenhos animados e outros programas por que as empresas injetam dinheiro nas propagandas propagadas pela mídia, tendo em vista vender seus produtos e gerar lucro.

2 comentários:

  1. Esse é um bom texto Henrique, em que em muitos pontos abordados concordo dcom voce e estranho ninguém ter comentado atè esse momento.

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  2. Muito positivo essa materia sobre a comunicação comparada e a propaganda, que tem como principal objetivo a comparação de diversas midias, seja eletronica ou impressa, minha duvida na verdade é sobre Qual é a importância do estudo comparativo de comunicação e Por que se faz necessário esse tipo de estudo na sociedade contemporânea? obrigado gabriel

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